Mateus 22.34-40
O mandamento mais importante
A Lei era o fundamento da religiosidade para os fariseus. "A liberdade que Jesus se permitiu diante da lei já a muito tempo lhes causava escândalo. Suas palavras sobre o sábado, sobre as leis de purificação e suas práticas, levaram a um inquérito formal a respeito do ensino e prática de Jesus."[1]
Os fariseus tinham 248 prescrições e 365 proibições.[2] Eles faziam especificações e atualizações da lei de Moisés. Este número grande de leis os deixava embaraçados. Eles não conseguiam achar um consenso sobre os critérios para estabelecer quais destes mandamentos seriam os mais importantes. Embora fossem leis criadas por eles mesmos, eles os consideravam leis divinas.[3] O principal ponto era que saduceus rejeitavam todas as leis dos fariseus que não estejam registrados no Pentateuco.[4]
Eles questionam Jesus sobre o assunto. O objetivo não é achar uma solução para a questão. O texto é claro que o objetivo é testar a Jesus: "A questão colocava a Jesus por um destes fariseus era um teste porque, ao que parece, eles esperavam que Jesus, em sua resposta, dissesse alguma coisa não ortodoxa e chocante, que o exporia à acusação de blasfêmia."[5]
Jesus responde citando o trecho inicial do "xema". "Xema" era aa profissão de fé judaica combinado com ações de graças. Era um dos elementos mais antigos do culto na sinagoga. No dia-a-dia todo israelita adulto deveria recitá-lo duas vezes ao dia, de manhã e a noite.[6] A origem do nome vem de Dt 6.4 que diz "ouve Israel". Ele era similar aos Credos dos cristãos, uma confissão de fé.
O texto citado é Dt 6.5 que "estabelece que Deus deve ser amado sem reservas e com toda a capacidade do ser."[7] A palavra repetida três vezes é "todo". "Todo coração" que significa toda a nossa personalidade. "Toda alma" quer dizer todo interior, os sentimentos, toda a vida. "Toda a mente" é todo o pensar, ideias, convicções.[8] Em outras palavras, Deus nos quer integralmente. Ele quer a pessoa toda.
Deus ama assim ao ser humano. A presença de Jesus é exatamente a prova deste. Seu amor incondicional. Ele ama apesar de todos os pecados que a pessoa pratica. Se a pessoa analisa o que Deus quer a pessoa integralmente ela percebe que não aquilo que Deus requer. O amor integral é somente o amor de seu Filho. Jesus mesmo afirma: "⁴ Eu te glorifiquei na terra, realizando a obra que me deste para fazer" (João 17:4 NAA). Jesus amou a Deus assim como os seres humanos o deveriam amar.
"Este é o grande e primeiro mandamento" – Este é o mandamento mais iportante. Ao lado deste está o amor próximo: ³⁹ E o segundo, semelhante a este, é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo." (Mateus 22:39 NAA). Em qualidade é "semelhante" ao que diz respeito a Deus. Novamente temos o "amor", e toda a extensão deste que inclui todo contato com o próximo. O verbo aqui usado é "agapáo", palavra usada para revelar o amor de Deus. Este amor pela sua própria qualidade supera a todos os outros mandamentos que possam ser acrescentados.[9]
O que Jesus deixa claro que o ser humano não pode amar a Deus num sentido real sem amar seu próximo, feito a imagem de Deus.[10] "Este mandamento não pode ser separado do amor a Deus".[11] Não importa quem seja este próximo. Ele talvez seja uma pessoa com qual se tenha amizade. Ele pode ser um desconhecido que ele nunca tenha visto em sua vida(Lc 10.37). Mesmo que seja um inimigo, ele deve receber este amor (Mt 5.44).[12]
"Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:40).Toda e qualquer revelação que Deus fez na Escritura de uma ou de outra forma está vinculado nestes princípios fundamentais.[13] A necessidade da vinda do Messias está vinculado a estes dois mandamentos.
A Pergunta sobre o Messias
Mateus 22.41-46
Agora é Jesus quem provoca a última discussão com os fariseus. Parece que ele quer alertar que as questões levantadas pelos seus inimigos são insignificantes diante de uma questão maior e crucial: "O que pensam e acreditam sobre o Messias?" Eles não apenas tinham pensamentos erroneos sobre os mandamentos, mas esperavam os messias que fosse um grande guerreiro humano em vez de Salvador divino.[14]
Jesus inicia este assunto com a pergunta: "O que vocês pensam do Cristo? De quem é filho?" (Mateus 22:42). A resposta veio logo: "De Davi". "Eles estavam procurando um filho de Davi que herdaria o brio militar do seu progenitor real".[15]
Jesus continua seu diálogo com outra pergunta:
"Então, como é que Davi, pelo Espírito, chama o Cristo de Senhor, dizendo:
"Disse o Senhor ao meu Senhor: 'Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés'"? Portanto, se Davi o chama de Senhor, como ele pode ser filho de Davi?" (Mateus 22:43-45). "O próprio Davi diz o contrário, pois ele chama o Messias meu Senhor. E isso encerra a discussão".[16]
Esta discussão sobre o Messias está ligado a afirmação que "toda a Lei de Moisés e os profetas" se baseiam no mandamento nesses dois mandamentos (Mtaeus 22.40).
Emer Teodoro Jagnow
[1] RUIJS, Raul, in A Mesa da Palavra ano A. Id. idem., p. 508
[2] LENSKI, R.C.H. Op. cit., p. 878
[3] RUIJS, Raul, in A Mesa da Palavra ano A. Op. cit., p. 508
[4] LENSKI, R.C.H. Op. cit., p. 879
[5] TASKER R.V.G. Mateus. Op. cit., p. 168
[6] Dicionário Enciclopédico da Bíblia. Petrópolis, Vozes, 1977, 2ª edição, p. 1573
[7] TASKER R.V.G. Mateus. Op. cit., p. 168
[8] LENSKI, R.C.H. Op. cit., p. 880
[9] LENSKI, R.C.H. Id. idem., p. 882
[10] TASKER R.V.G. Mateus. Op. cit., p. 168
[11] Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP, SBB, 2005, p. 964
[12] LENSKI, R.C.H. Id. idem., p. 882
[13] TASKER R.V.G. Mateus. Op. cit., p. 168
[14] TASKER R.V.G. Mateus. Id. idem., p. 169
[15] TASKER R.V.G. Mateus. Id. idem.., p. 169
[16] Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP, SBB, 2005, p. 965