2º DOMINDO DE ADVENTO
Prelúdio e Saudação:
Hino: 13
Invocação:
O – Bendito seja Deus: Pai, Filho e Espírito Santo!
C – Agora e para todo o sempre!
O – Em nome de Deus Pai,
C – Que nos criou e nos sustem nesta vida.
O – Em nome de Deus Filho,
C – Que nos salvou por seu precioso sangue.
O – Em nome de Deus Espírito Santo,
C – Que nos chamou para fazermos parte da Família de Deus.
O – Faz-te presente, ó Triúno Deus, neste momento em que nós, teu povo, tua família nos achegamos de ti.
C – Que o nosso Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, para sempre seja louvado e adorado. Amém.
Confissão e Absolvição:
O – Amados irmãos e irmãs, examinemos nossas vidas e, confiantes na misericórdia de Deus, confessemos os nossos pecados.
Jesus disse: " o maior mandamento é este: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento".
C – Senhor, tem piedade de nós! Não temos te amado como deveríamos. Temos colocado muitas vezes acima de Ti nossas idéias, nossa vontade, nossas normas, nossas preocupações...
O – Jesus ainda disse: "o segundo mandamento semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
C – Senhor, tem piedade de nós, nem soubemos reconhecer-te no outro, fechamo-nos em nosso egoísmo, muitas vezes o próximo nos incomoda com sua presença e necessidade...
O – Fomos chamados para sermos anunciadores das boas novas, para sermos as testemunhas da verdade, para prepararmos o caminho do Senhor proclamando Cristo para Todos.
C – Senhor, tem piedade de nós; muitas vezes temos medo e nos fechamos em nossa igreja, confundimos o anúncio do Evangelho com propaganda religiosa, vivemos para a nossa igreja e não temos sido a Tua Igreja no mundo.
O – Jesus pediu que vivêssemos um unidade, assim como Ele e o Pai são um. O Senhor quer que estejamos unidos em comunidade de fé, de adoração, de testemunho e serviço.
C – Senhor, tem piedade de nós! Nem sempre vivemos unidos, fazemos das nossas diferenças motivos de rupturas e separações, nem sempre agimos fraternalmente, muitas vezes deixamo-nos levar pela cobiça, inveja e intriga, nem sempre temos sido comunidade de amor, testemunho e serviço.
O – Todas estas falhas e pecados colocamos diante de Ti, Senhor, na confiança de que tens o perdão e a paz de que precisamos.
TODOS – Deus de amor, dá-nos Teu perdão e paz. Capacita-nos de tal forma com o Teu Espírito Santo para que possamos mais e melhor resistir ao mal, preparar o Teu caminho e praticar a Tua vontade. Por Jesus Cristo. Amém.
O – Apesar de nossos pecados, mesmo merecendo a condenação e castigo por tudo que fizemos contra a vontade de Deus, Ele continua nos amando. Movido por graça enviou Seu Filho ao mundo, que tomou sobre Si as nossas fraquezas, nossa culpa e nosso pecado. Por meio de Seu sacrifício na cruz, fomos declarados justos. Em Cristo, todos os nossos pecados estão perdoados. Que a paz e a alegria do perdão e de uma nova vida seja realidade na vida de cada um de nós. Por isso, como Ministro de Cristo, perdôo-vos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
C – Dá-nos, Senhor Deus, a graça de testemunhar esta perdão em nossas vidas. Amém.
Leitura Responsiva: Salmo 72.1-14 (15-19)
Gloria Patry :
O e C – Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito como era no princípio, agora é e por todo sempre há de ser! Amém.
Kyrie:
Senhor, tem piedade de nós.
Cristo, tem piedade de nós.
Senhor, tem piedade de nós.
Saudação e Coleta do Dia:
O – O Senhor esteja convosco.
C – E contigo também.
O – Oremos: Querido Pai, muito daquilo que nós vivemos e experimentamos, e, também, muito daquilo que nós mesmos fazemos, poderia fazer-nos crer que não vale a pena continuar contigo em nossa vida. Isso nos causa cansaço e desânimo. Por isso, queremos te pedir, no culto de hoje, por ânimo e coragem para provar a nossa fé vivendo como cristãos em meio a um mundo indiferente e hostil a fé cristã. E, também, querido Pai, ajuda-nos a continuarmos firmes na esperança, aguardando o Advento de Teu Filho, Jesus Cristo, agora e no porvir; o qual agora vive e reina Contigo e como o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos sem fim. Amém.
Hino: 11
Leitura da Palavra de Deus: AT – Isaías 11.1-10
EP – Romanos 15.4-13
Hino: 12
Leitura do Santo Evangelho: Mateus 3.1-12
Hino: 399
Mensagem:
Confissão de Fé:
A fé, que somos conclamados a testemunhar, queremos agora confessar nas palavras do Credo Apostólico: Creio
Recolhimento das Ofertas:
Oração da Igreja:
Querido Pai, a nossa única esperança é que Tu não nos abandonarás e continuarás sempre presente em nossas vidas e em nosso mundo – obra de tuas mãos. Pois dizes
C – Amém.
Ofertório: (em preparação à Santa Ceia)
O e C – Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo. Torna a dar-me alegria da Tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. Amém.
Santa Ceia:
O – o Senhor esteja convosco.
C – E contigo também.
O – Cristo convida: "Vinde a mim todos os que estais cansadas e sobrecarregados e eu vos aliviarei". Confiantes nesta promessa, oramos: Senhor, nosso Deus, a Ti agradecemos e rendemos louvores. Deste-nos acesso à vida eterna
C – Graças e louvor a Ti rendemos.
O – Através da Tua Palavra e na comunhão de Tua casa nos fazes reconhecer a nossa culpa e ao mesmo tempo nos ofereces livramento e perdão de todos os nossos pecados.
C – Graças e louvor a Ti rendemos.
O – Tu nos dás unidade e paz por Teu Espírito Santo, pois nos unes numa só comunidade cristã, que é a comunhão de todos os santos. Alegres nesta fé, corajosos pela esperança, decididos para o amor, nós te agradecemos e adoramos.
C e O – Pai nosso que estás nos céus...
O – Santo és Tu, Deus onipotente e misericordioso! Santo és Tu, e grande a majestade da Tua glória! Amaste o mundo de tal maneira que deste o teu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Enviaste o teu Filho ao mundo para cumprir a tua vontade em nosso e realizar a nossa salvação. Ele, nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão...
Pax Domini:
O – Que o Senhor da paz vos conceda a verdadeira paz, agora e sempre.
C – Amém.
O e C – Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo. / Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo. / Cordeiro divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém.
A Distribuição:
Ação de Graças:
O – Deus Todo-Poderoso e sempre vivo, agradecemos-Te por nos teres alimentado com o corpo e sangue de nosso Salvador Jesus Cristo, que nos concedeu perdão de nossos pecados e fortalecimento de nossa fé, assegurando-nos também que somos verdadeiros membros do Seu corpo, a Igreja. Pedimos-Te que nos ajudes pelo Teu Santo Espírito de maneira que possamos continuar nesta comunhão e fazer as boas obras que Tu desejas que façamos; por Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, a quem juntamente contigo e com o Espírito Santo seja dado todo o louvor e a glória para sempre. Amém.
Bênção:
O – Bendigamos ao Senhor
C – Demos graças a Deus.
O – O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
C – Amém. Amém. Amém.
Hino Final: 197
Nenhum comentário:
Postar um comentário