IGREJA LUTERANA CRISTO PARA TODOS – INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS
AVALIAÇÃO MANDAMENTOS – 08/08/2009 – Nome: ______________________________________________
Na escola o ambiente era de muita risada. Pedro e Bruno disseram que o César parecia um pato. César era tímido e tinha uma maneira um pouco desajeitada de caminhar. A maioria dos outros alunos também ria do César e cantava a música: "O pato pateta..." E o César ficava cada vez mais tímido e complexado, pensando que ele era mesmo um "errado".
No fim da aula Pedro e Bruno combinaram um domingo bem legal. Mas o problema seria os pais concordarem com o que eles iriam fazer. Então eles bolaram um plano...
Na hora do almoço Pedro falou aos seus pais que eles precisavam fazer um trabalho de escola juntos naquele domingo. A princípio os pais não quiseram deixar Pedro ir, pois estavam desconfiados dessa história. A mãe falou:
— Pedro, eu não sei, não... Você anda muito desobediente! (Dirigindo-se ao marido) Amor você sabia que ontem o Pedro não quis me ajudar, e nem colocar as coisas dele no lugar? E também não vi ele estudando as coisas da instrução de confirmandos e nem lendo a Bíblia.
— Ah, cala a boca, mãe! Você é uma chata!, disse Pedro.
— Mas domingo é o dia do culto, disse a mãe. Você deveria ir à igreja.
— Ah, mãe, na igreja eu posso ir no outro domingo. E não vai mudar nada se eu não for, só neste domingo.
Enfim, depois de um bate boca, e de Pedro dizer que tinha que entregar aquele trabalho para a professora na segunda-feira, os pais concordaram. E ainda conseguiu que lhe dessem 10,00 reais, pois disse que precisaria para comprar material para o trabalho. E mais ou menos assim também aconteceu na casa de Bruno.
— Vai com Deus, meu filho, a mãe disse.
E assim saíram os dois, para ter um domingo "daqueles"... E no caminho comentaram:
— A minha mãe fica falando em Deus toda hora. Já enjoou!
— É! A minha também. Tudo é Deus... Se Deus quiser...
— Então! Nós temos coisa mais importante com que nos ocupar do que com Deus... O nosso negócio é se divertir!
— Pois é! Os pais não querem que a gente se divirta. Minha mãe é uma chata! E meu pai é um banana!
Passaram em um mercado para comprar umas coisa que precisariam para se divertir. No caixa, deram os 10,00 reais. A caixa se enganou (pensou que lhe tinham dado 20,00) e devolveu 14,50.
— Oba! Até aumentamos nossa bolada. Com isso podemos comprar um monte de coisas boas a mais!
E eles passaram um dia muito divertido. Foram com suas bicicletas para um rio tomar banho. No caminho atiraram umas pedras num barracão – quando viram que quebraram um vidro, fugiram rapidamente... Perto do rio tinha um pomar de um agricultor – foram lá e cataram muitas frutas. Falaram muito... deles e de outros:
— Me disseram que o Gustavo é ladrão. Eu já alertei outros pra se cuidarem com ele!
— Verdade? Eu sempre achei que ele era bom sujeito...
Mas a verdade apareceu para os pais. A mãe de Pedro queria avisá-lo de que eles iriam sair. Assim, telefonou para a casa do Bruno. Os pais do Bruno estranharam pois ele tinha dito que estaria na casa do Pedro... Quando Pedro voltou em casa... Levou aquele serão... castigo... e perdeu a confiança dos pais.
— E você ainda tem que se acertar com Deus, pois foi principalmente contra ele que você pecou!
Perguntas:
1. Que mandamentos Pedro e Bruno desobederam? Diga o conteúdo do respectivo mandamento. Por exemplo: Quando disseram ...(ou fizeram ...) (...) desobedeceram o (?º) mandamento que diz que não devemos...
2. Esse "se acertar com Deus" subentende o que? Isto é, o que tudo precisaria haver para eles estarem de bem com Deus?
Autor: RRWrasse
Nenhum comentário:
Postar um comentário