Liturgia de desinstalação de Pastor
1) Convidar Pastor que será desinstalado
2) Convidar diretoria da congregação
3) Convidar os pastores presentes
4) Palavras para a congregação.
Estimados irmãos e irmãs. O culto de hoje é especial, pois se trata de um culto de despedida e de desinstalação do servo de Deus que até aqui foi o vosso Pastor Rev. _______________. Este ato se faz necessário em respeito e cumprimento ao principio bíblico de que "tudo seja feito com ordem e decência", na igreja de Deus. Antes de iniciar o culto, em reunião com o pastor e a diretoria ficou tudo acertado entre ambas as partes.
O Rev. _____________________ foi pastor aqui pelo período de _______ anos e ________ meses. Ele foi instalado em culto público no dia _________________ pelo Rev. __________________ e será desinstalado neste culto em virtude da aceitação do chamado da paróquia de __________________.
Prezado pastor. Por ocasião da tua instalação nesta congregação, prometeste assumir os encargos do trabalho a ti proposto e cumprir fielmente todos os deveres do ministério. Prometeste também que, com a ajuda de Deus, a Palavra de Deus seria pregada em sua pureza, diferenciando Lei e Evangelho, administrando os sacramentos conforme Cristo ordenou e conforme rezam as Confissões da Igreja Evangélica Luterana, e adornar a doutrina de nosso Senhor Jesus com uma vida santa e piedosa.
Foste fiel às promessas feitas, e Deus, em seu grande amor, foi abençoando o teu trabalho e cobrindo com o seu manto de justiça as tuas falhas. Por todo trabalho que realizaste no poder do Espírito Santo, pelas bênçãos recebidas, pelas dificuldades superadas, pelas lágrimas derramadas, pelas alegrias vividas, por tudo, enfim, somos todos, muito gratos a Deus.
E agora que solicitaste demissão pacífica de chamado que tinhas desta congregação, e em virtude da aceitação de outro chamado, queremos despedir-te em paz e encomendar-te a ti e os teus familiares aos cuidados do Senhor, o nosso Deus.
É nosso desejo que as bênçãos de Deus continuem abundantes em tua vida, família e trabalho e que o Espírito Santo continue sendo o teu Orientador e Consolador diário. Se neste espírito estás saindo desta congregação, então responde diante dela e de Deus, dizendo: Sim.
Para diretoria. Prezados membros da diretoria, aqui representando toda a congregação, vocês podem confirmar diante das irmãs e irmãos presentes, que em reunião realizada com o Conselheiro Distrital, no dia _______ todos os acertos necessários entre o pastor e congregação foram realizados, estando o vosso pastor em condições de ser desinstalado, então respondam diante de Deus e da congregação: Sim os acertos aconteceram e o pastor pode sair em paz.
Também, por ocasião da instalação, vocês prometeram receber o vosso pastor como ministro de Deus e manifestar-lhe amor, honra e obediência devidas a um bispo, que foi colocado sobre vós pelo Senhor Jesus. Se esta promessa foi cumprida, então respondam diante de Deus e da congregação, dizendo: Sim.
Oração
Senhor Jesus Cristo, tu que és o mesmo Ontem, Hoje e Sempre, o eterno Filho de Deus, sentado à direita do Pai, que concedes dons aos homens enviando pastores para o desempenho do santo ministério, para edificação do corpo espiritual de Cristo, a igreja cristã: aceita nossa humilde gratidão por teres agraciado esta congregação por __________ anos, com a presença e trabalho dedicado e fiel deste teu servo, Ver. _____________, que agora se despede de nós. Concede a ele e sua família a tua graça a fim de que possam continuar sendo fiéis a ti, conservando a fé e a boa consciência e alcançando afinal, a vida eterna, com todos os eleitos. Em nome de Jesus. Amém.
Bênção dos pastores.
Bênção do Conselheiro. Prezado Pastor. Diante do que foi colocado e orado, vai, pois, caro irmão em paz. Que o Senhor Jesus seja contigo. "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo e fortifique-se o teu coração. Espera, pois, pelo Senhor". Sl 27.14.
Oração do Pai Nosso
Bênção
Nenhum comentário:
Postar um comentário