PAROQUIA EVANGÉLICA LUTERANA JESUS SENHOR
LITURGIA DE ANO NOVO PARA O ANO DE 2010
01. Saudação:
Novamente mais um ano terminou. E aqui está o povo de Deus para louvar e agradecer por mais um ano concedido. Penso para trás e para frente, onde a graça de Deus nos guardou e nos cuidou, a Jesus Cristo a nossa gratidão e ao Espírito Santo pela fé e vida cristã pelo ano de 2009 que passou.
Também lembramos que o destaque da IELB para o ano 2009 foi acompanhados por Deus com a força que Cristo nos dá em qualquer situação. E, por este motivo as famílias sempre se reuniram como filhos de Deus, para pela graça de Deus, usufruírem das misericórdias divinas. E esta graça de Deus também se manifestou quando Jesus foi levado para o templo no oitavo dia para cumprir a lei de Deus ao ser circuncidado.
02. Invocação:
O. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Quando a nós, confiamos em ti, Senhor. Tu és o nosso Deus. Nas tuas mãos estão os nossos dias. Até aqui nos ajudou o Senhor
03. Hino: 307
04. Exortação:
Estimados irmãos em Cristo: Iniciando este Novo Ano; pensamos e olhamos para trás e percebemos o quanto temos falhado com a nossa missão da igreja. Mesmo que acompanhados por Deus em toda e qualquer situação, nós falhamos na obra da missão de evangelização. No entanto, para recebermos as bênçãos de Deus neste culto de Ano Novo, devemos ter um verdadeiro arrependimento e querer corrigir nossas vidas pecaminosas. Portanto, vamos reconhecer todas estas falhas e tropeços cometidos por pensamentos e atitudes. Que Deus nos conceda humildade em nossa confissão de pecados!
05. Confissão de pecados:
Amado Pai: Terminou mais um ano. É tempo Senhor de confessar e agradecer. E isto faz parte da minha vida. Isto faz parte de teu amor. Muitas oportunidades de alegrias e de adoração me foram dadas durante o ano que terminou. Penso para trás e para frente. Atrás de mim uma corrente de bênçãos incontáveis, como: A tua Palavra, a Santa Ceia, o pão nosso de cada dia e presentes imerecidos. Sou-te muito agradecido por tudo, ó Deus. Pois és um Deus gracioso.
Olho para trás e vejo: São os meus muitos pecados, maus pensamentos, desejos impuros, atitudes escandalosas. Ó Deus, não quero levar esta bagagem comigo, quero que morra e desapareça com o velho ano.
Senhor perdoa-me, pelo sangue de Cristo, por ti perdoado sou bem-aventurado. Teu perdão me dá otimismo, coragem e segurança que tanto necessito e preciso para este Novo Ano e todos os dias de minha vida. Senhor o Novo Ano chegou! Como será? Que me espera? Tu sabes tudo, Senhor. Tu és o meu Bom Pastor, nada me faltará. Tu me guias pelas veredas da justiça. Teus caminhos são perfeitos. Deus Pai! Seja feita a tua vontade. Entrego o meu caminho ao Senhor, confio nele, e o mais ele fará. Amém!
06. Absolvição:
Irmãos em Cristo Jesus : Com estas palavras de confissão, agora como servo de Deus e ministro da Igreja, chamado e ordenado, anuncio-vos a graça do Deus misericordioso; e em seu nome e por sua ordem perdôo todos os vossos pecados em nome do Pai e do Filho e do espírito Santo. Amém!
07. Leitura do salmo do dia:
Glória Patri:
Canto: Glória ao Pai e ao filho e ao Santo Espírito, como era no princípio, agora é e por todo o sempre há de ser! Amém.
Senhor tem piedade de nós. Cristo tem piedade de nós. Senhor tem piedade de nós.
O. O Senhor seja convosco. C. E com o teu espírito.
08. Oração do dia:
Onipotente Deus e Pai, tua misericórdia se renova todas as manhãs. Mesmo não merecendo, providencias sempre o necessário para o nosso corpo e nossa alma. Continue renovando a tua misericórdia sobre nós e sobre este Novo Ano. Dá-nos o teu Santo Espírito, a fim de que, reconhecendo de coração a tua bondade e que o nome do teu Filho seja adorado e glorificado como o verdadeiro Deus. Agradecemos os muitos benefícios e te servimos com voluntária obediência até ao fim. Por Cristo, teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Amém.
09. Hino:
10. Leituras da Palavra:
11. Confissão da fé:
12. Hino:
13. Mensagem de Novo Ano
Ofertório:
Cria em mim...
14. Hino e ofertas:
15. Oração Geral da Igreja:
Deus Eterno! Por tua graça encerramos mais um ano de nossa existência e de nossa caminhada na terra. Senhor, quantas são as bênçãos que nos concedeste no ano que passou! Por causa dos nossos pecados, mereceríamos apenas ira e castigo. No entanto, mantiveste e deste atua igreja a tua palavra e os sacramentos.
Deste-nos grande abundância de bens para o corpo e alma. Guardaste, a tua igreja de ensinamentos falsos e perseguições da fé. Protegeste; nossa casa, família e nossa vida de toda desgraça fatal. Como encontrar palavras para te agradecer o suficiente? Como demonstrar, por tudo, a devida gratidão? Eis que te oferecemos, Senhor, ao encerrar o velho ano, o louvor de nossos lábiops e celebramos tua graça e misericórdia com todas as nossas forças.
Reconhecemos, no entanto, nossos muitos pecados. Por isso confessamos nossas culpas e arrependemo-nos das mesmas. Bondoso Pai, não leves em conta estes nossos pecados para a nossa condenação, nem penses com ira nas nossas maldades cometidas. Antes perdoa e esquece, em tua graça, por amor do sofrimento de teu amado Filho. Ó Jesus, amado Salvador, tem compaixão de nós, pecadores. Apaga, mediante o teu merecimento, todas as nossas transgressões.
Ó Deus Espírito Santo, renova nosso homem interior, a fim de que não levemos para o novo ano nenhum pecado ou impureza, mas comecemos vida nova e nos tornemos participantes de tua garça. Faze a tua graça renovar-se em nós a cada manhã. Torna a operar o bem em todos quantos, neste novo ano, se refugiam em ti e confiam em tua benignidade. Ouve-nos, em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém!
16. Hino de preparação:
17. Liturgia da Santa Ceia:
O. O Senhor seja convosco. C. E com o teu Espírito.
O. Levantai os vossos corações. C. Levantemo-lo ao Senhor.
O. Demos graças ao Senhor, nosso Deus. C. Assim fazê-lo é digno e justo.
Santa Ceia:
Com certeza, com a Santa Ceia, Deus nos dá o perdão dos nossos pecados, nos fortalece contra as tentações, nos consola na dor, nos anima com a esperança da vida eterna e fortalece a nossa comunhão com o Deus Pai. Nessa certeza e cumprimento à ordem de nosso Senhor Jesus Cristo consagramos o pão e o vinho e recebemos o corpo e o sangue de Cristo para nosso perdão, vida e salvação.
Oremos ao nosso Deus:
Ó Deus e Pai, graças te damos porque, através de Jesus Cristo, fizeste nova aliança conosco: Tu és nosso Pai e nós somos teus filhos. Por tua graça e teu amável convite, ó Senhor Jesus, é que participamos da tua Santa Ceia e recebemos o teu corpo e sangue, em, com e sob o pão e o vinho consagrados. Suplicamos que nos concedas sempre um coração arrependido e uma fé sincera, para que nunca participemos do sacramento para a nossa própria condenação.
Fortalece-nos a fé, aumenta-nos o amor para com o próximo a fim de que te esperemos com fidelidade. Dá-nos, depois desta vida, a alegria de podermos nos assentar à tua mesa celestial e receber o pão eterno. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
Todos: Pai Nosso.
Palavras da Instituição:
Nós recordamos o amor de Jesus por nós. Ele deixou-se sacrificar na cruz por nossos pecados. Porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
"Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na noite em que foi traído e preso, com grande saudade, reuniu-se com os seus discípulos para a última refeição; e sabendo tudo o que ainda estava por acontecer, olhando com amor para os discípulos, tomou o pão que estava sobre a mesa, orou ao amado Deus em agradecimento. Então tomou o pão, o repartiu e deu aos discípulos, dizendo: Tomem e comam isto é o meu corpo que dado a vocês para remissão dos pecados".
E da mesma maneira tomou um cálice de vinho e após ter dado graças a Deus, repartiu, dizendo: "Tomem e bebam isto é o meu verdadeiro sangue, sangue da nova e terna aliança, que foi derramado por todos vocês na cruz para perdão dos pecados e fortalecimento da fé".
E fazei sempre isto em minha memória. Amém!
Canto: Cordeiro divino morto pelo pecador, se compassivo.
Distribuição dos elementos. Canto
O. O pão que partimos é a comunhão no corpo e no sangue de Cristo. O vinho que bebemos é o verdadeiro sangue de Cristo.
Oração de graças:
Bendito Deus e Pai celestial, nós te agradecemos pelo nascimento, morte e ressurreição de teu Filho por nossos pecados. Agradecemos pela bênção da Santa Ceia. Pelo teu grande amor por todos nós. Pelo ano que terminou e pelo Novo Ano de 2009, que hoje inicia e que tudo de bom possas nos dar por teu amor e sem o nosso merecimento. Dê-nos muita fé e amor para contigo e para com o nosso próximo. Que a sua presença em nós nos torne cada vez mais semelhante a Cristo e que possamos crescer na fé verdadeira para ser uma luz para aqueles que estarão conosco e ao nosso lado em todos os dias de 2009. Em nome de Cristo: Amém
A Bênção do Senhor:
Irmãos e irmãs em Cristo:
Que o Senhor esteja à tua frente, para te mostrar o caminho certo;
Que o Senhor esteja ao teu lado, para te abraçar e te proteger;
Que o Senhor esteja atrás de ti, para evitar que homens maus te armem ciladas;
Que o senhor esteja junto de ti, para te amparar quando caíres;
Que o Senhor esteja dentro de ti, para te consolar, quando estiveres triste;
Que o Senhor esteja acima de ti, para abençoar-te.
Assim te abençoe e te proteja o misericordioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Que o Senhor esteja ao teu lado, para te abraçar e te proteger;
Que o Senhor esteja atrás de ti, para evitar que homens maus te armem ciladas;
Que o senhor esteja junto de ti, para te amparar quando caíres;
Que o Senhor esteja dentro de ti, para te consolar, quando estiveres triste;
Que o Senhor esteja acima de ti, para abençoar-te.
Assim te abençoe e te proteja o misericordioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém. Amém. Amém!
Canto: Amém, Amém, Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário