IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
CRISTO PARA TODOS – Compartilhando Experiências da Vida Com Deus
Paróquia Paz de Vila Velha
Liturgia para o 2 Domingo de Advento – 5,6 de Dezembro 2009.
1 – Louvor: Banda Criados por Cristo – Entrada dos Pastores
2 – Palavras de Saudação: Bem-vindos à casa de Deus. Hoje celebramos o 2º Domingo no Advento. Advento é a preparação para a vinda de Cristo ao nosso encontro. Celebramos o Cristo já veio uma vez em humildade, nasceu em uma manjedoura, sofreu, padeceu e morreu em nosso lugar. Celebramos o Cristo que vem vindo a nós, na palavra e sacramentos. Também celebramos o Cristo que virá dia final para buscar a todos os que, nesse mundo cheio de falhas e imperfeições, vivem em verdadeiro arrependimento, confiam que Deus os perdoa por graça, mediante Cristo Jesus, e produzem os frutos que Deus deseja, numa nova vida. Vamos iniciar o nosso culto, cantando o hino 549, enquanto é acesa a segunda vela da Coroa do Advento.
3 – Hino 549 – Ó Tempo Santo de Natal
4 – Invocação
Pastor: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo
Congregação: Amém!
P.: (HL 15.1) – Felicíssimo, contentíssimo, tempo santo de Natal!
C.: Amor profundo, salvou o mundo. Alegrai-vos, alegrai-vos, ó cristãos.
P.: Felicíssimo, contentíssimo, tempo santo de Natal!
C.: O Rei da Glória trouxe a vitória. Alegrai-vos, alegrai-vos, ó cristãos.
P.: Felicíssimo, contentíssimo, tempo santo de Natal!
C.: Coros divinos cantam seus hinos. Alegrai-vos, alegrai-vos, ó cristãos.
Pastor: "Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" (Is 11.1,2). "Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel (Is 7:14).
Congregação: Nós te Adoramos, ó Deus Pai, pela promessa e envio ao mundo do teu filho Jesus Cristo, nosso Salvador.
Pastor: "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Mq 5.2).
Congregação: Nós te adoramos, ó amado Salvador Jesus, porque nasceste em Belém, para dar perdão, vida e salvação a todos nós.
Pastor: "Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos" (Gl 4.4)
Congregação: Nós te louvamos, ó Deus Espírito Santo, por revelar, no evangelho, tudo o que Jesus fez por nós. Amém!
5 – Confissão e Absolvição
P.: Deus nos convida, em sua palavra, a confessarmos os nossos pecados, na certeza que ele nos perdoa, por graça, em Cristo Jesus. Essa certeza do perdão está baseada na promessa do amor de Deus, que nos alcançou e se reconciliou conosco:
P.: (Canta HL 550) Deus tem amado o mundo inteiro, Deus tem amado também a mim.
C.:Torno a dizer: Deus tem amado, Deus tem amado também a mim.
P.: Achei-me preso em vil pecado, achei-me preso, sem salvação.
C.:Torno a dizer: Deus tem amado, Deus tem amado também a mim.
P.: Jesus querido me foi mandado, Jesus querido salvou-me a mim.
C.:Torno a dizer: Deus tem amado, Deus tem amado também a mim.
P.: Jesus tornou-se por mim culpado, Jesus tornou-se meu Salvador.
C.:Torno a dizer: Deus tem amado, Deus tem amado também a mim.
P.: A todo aquele que está arrependido, confia que Jesus sofreu e morreu na cruz para perdoar os seus pecados e deseja, com o auxílio do Espírito Santo, corrigir a sua vida pecaminosa, Deus perdoa total e inteiramente os seus pecados e dá forças e motiva a viver uma nova vida. Por isso, cantamos juntos:
P. e C.: A ti louvores, amor eterno, a ti louvores eu cantarei. Torno a dizer: Deus tem amado, Deus tem amado também a mim.
6 – Leitura do Salmo do dia – Sl 66.1-12
7 – Oração do dia
Bondoso Deus, cujas promessas de amor e paz, registradas nas Escrituras, tomam conta do nosso coração e nos enchem de alegria, concede-nos, te suplicamos, que possamos celebrar o Advento e viver toda a nossa vida, em sincero e humilde arrependimento, e em firme confiança no teu perdão. Ajuda-nos a ouvir a tua palavra com atenção e reverência e a acolhe-la em nosso coração como palavra poderosa que ela é. Abençoa o culto que prestamos a ti – assim como nos serves fartamente na palavra e sacramentos, concede-nos a graça de te servirmos com tudo o que somos e temos. Oramos em nome de Jesus Cristo, teu Filho, que veio no primeiro natal, que vem vindo na palavra e sacramentos, e que virá para nos levar para a glória eterna – amém!
8 – Louvor – Banda Criados Por Cristo
9 – Leitura do AT – Malaquias 3.1-7b
10 – Leitura da Epístola – Filipenses 1.2-11
11 – Coral – "Alegria"
12 – Leitura do Evangelho – Lc 3.1-14
13 – Credo Niceno
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das coisas visíveis como das invisíveis.
E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa igreja cristã e apostólica. Confesso um só batismo pra remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém
14 – Hino da Mensagem – HL 11 – Crianças ofertam e vão para EB
15 - Mensagem
16 – Louvor: Música (TPL 1): Em Belém há muito tempo alguém nasceu
Em Belém há muito tempo alguém nasceu e, no Gólgota por ti também morreu
Tudo isso ele fez para mostrar que te ama e aos céus te levará.
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
Pelo mundo, quando estais a caminhar, os problemas não te devem preocupar.
Situações difíceis sempre existirão. Deus te orienta, segurando a sua mão.
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
Na Igreja, no trabalho e no lar, onde quer que tua voz possa falar,
Necessita sempre Deus o teu viver, e assim o mundo não irá morrer.
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
Lá, lá, lá, lá... Deus é amor!
17 – Saudação aos Visitantes e avisos
Cultos: Paz, domingo 08:00 e Sábado, 19:30h
Ataíde, domingo 19:30h – Cobilândia, domingo, 09:30h
Jovens: Reunião Com EB (Romanos 13-16), encerramento da gincana, eleição da diretoria, domingo, 18:30h.
Intensivo com o Baixo: Terça-feira, 19:30
Ensaio Coral: Quarta-feira, 19:30h.
Programação de Natal:
Coral no Shopping Praia da Costa, dia 23, às 19:00
Programa de Natal: dia 25, às 19:30h.
Castelo forte e Cinco Minutos com Jesus – R$ 15.00
18 – Coral – HL 45 "Brotou-nos um Renovo"
19 – Oração Geral – Aniversariantes / Agradecimentos / Súplicas
20 – Ofertas – Banda Criados Por Cristo
21 – Liturgia da Santa Ceia
a) Saudação
P.: O Senhor seja convosco.
C.: E contigo também.
P.: Cristo convida: "Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei". Confiados em suas promessas, oramos: "Senhor, nosso Deus, a ti agradecemos e rendemos louvores. Mostraste-nos a tua misericórdia e nos deste acesso à vida eterna em teu Filho Jesus Cristo, que veio ao mundo, sofreu e morreu para buscar e salvar os perdidos.
C.: Graças e louvor a ti rendemos.
Todos cantam (HL 154.1): Santo, Santo, Santo, Santo é o Senhor! Santo, Santo, Santo, Santo é seu amor. Glória e majestade enchem terra e céus. Ricas bênçãos manam do bondoso Deus.
P.: Através da tua Palavra e na comunhão da tua Ceia, nos fazes reconhecer a nossa culpa e ao mesmo tempo nos ofereces livramento e perdão de todos os nossos pecados.
C.: Graças e louvor a ti rendemos.
Todos cantam (HL 154.2): Santo, Santo, Santo, Santo é o Senhor. Santo, Santo, Santo, Santo é seu amor! Soam mil louvores ao Senhor e Rei, que em amor profundo, guarda a sua grei.
P.: Tu nos dás unidade e paz por teu Santo Espírito, pois nos unes numa só Igreja Cristã que é a comunhão de todos os santos. Alegres nesta fé, corajosos pela esperança, decididos para o amor, como testemunhas da misericórdia que nos mostraste, nós te agradecemos e adoramos, juntamente com todos os salvos e todos os anjos, cantando:
Todos cantam (HL 154.3): Santo, Santo, Santo, Santo é o Senhor! Santo, Santo, Santo, Santo é seu amor. Glória ao Pai e ao Filho, e ao Consolador! Todos os remidos cantam teu louvor!
Pastor.: Santo és tu, Deus onipotente e misericordioso! Santo és tu, e grande é a majestade de tua glória! Amaste ao mundo de tal maneira que deste o teu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Enviaste teu Filho ao mundo para cumprir a tua vontade em nosso lugar e realizar a nossa salvação. A ele todo o louvor, honra e glória, juntamente com o Pai e o Espírito Santo para sempre. Amém.
b) O Pai Nosso
Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.
c) Consagração do Pão e Vinho
Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória minha. E semelhantemente também, depois da ceia, tomou o cálice, e, tendo graças, lho entregou, dizendo: Bebei todos deste, este cálice é o Novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós para a remissão dos pecados. Fazei isto, quantas vezes o berberes, em memória minha.
Pastor: Que o Senhor vos conceda a verdadeira paz, agora e sempre.
C.: Amém.
c) Todos cantam HL 205 – Digno és, ó Cordeiro
d) Distribuição – Banda Criados por Cristo.
22 – Oração Final
Senhor Deus, trouxeste-nos a Igreja para nos servir. Fartamente, enriqueceste nosso coração com a absolvição que recebemos, com a palavra que ouvimos e com a santa ceia, da qual participamos. Também permitiste-nos estar em tua presença e te adorar, com nosso louvor, adoração, ofertas – com a dedicação de tudo o que nos deste a ti. Leva-nos em paz ao nosso lar. Dá-nos uma semana abençoada, na qual queremos te servir. Diariamente, chama-nos ao arrependimento sincero, dá-nos a certeza do perdão e produza, através da nossa vida, frutos dignos do arrependimento. Oramos em nome de Jesus Cristo, teu filho, que veio, vem vindo e virá. Amém!
23 – Bênção: "O Senhor.....e te dê a paz" – Amém! Amém! Amém!
24 – Hino final - 572
Nenhum comentário:
Postar um comentário