Ordem de Desinstalação de Pastor
Estimados irmãos,
Conforme costume e ordem da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de um pastor não ser apenas instalado em culto público na congregação a que foi chamado, mas também ser desinstalado oficialmente nesta congregação, foi dado a mim, pastor conselheiro do Distrito Sul 1, pelo pastor presidente da IELB, Rev. Walter Winterle, a incumbência dos procedimentos desta cerimônia. Por isto ...
Prezado irmão em Cristo, pastor ___
Serviste à Congregação (paróquia) ___ de _______________ como pastor chamado durante ___ anos.
Na certeza de que esta é a vontade de Deus, aceitastes o chamado do paróquia de
___________________ de ___________________ para lá continuares a servir o teu Deus como Ministro da Palavra.
Serviste aqui como fiel "servidor de Cristo e encarregado de realizar os planos secretos de Deus" (conforme 1 Co 4.1). Sabemos que todo nosso serviço na igreja, tanto como pastores e como membros, é muito imperfeito e cheio de falhas. Precisamos suplicar diariamente a Cristo por perdão e perdoar de coração uns aos outros.
Por isso, neste dia de despedida, pastor e membros da Congregação colocam todo o seu trabalho realizado no passado sob a graça de Cristo, e estendem suas mãos uns aos outros, dando glórias a Deus pelas bênçãos recebidas, sabendo que por forças próprias nada podemos fazer e que "no Senhor o nosso trabalho não é vão" (1 Co 15.58).
Neste sentido, também podemos olhar para o lema da IELB: Missão de Deus, desafio da igreja. A missão não é nossa, é de Deus. Apenas somos servidores, trabalhadores, empregados de Deus. E neste serviço de cooperação, pastores e leigos foram chamados para cumprir a ordem dada a toda a igreja, de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho.
Para tanto, pastores e leigos um dia serão chamados a prestar contas diante de Deus por este serviço realizado.
Para que esta congregação e pastor tenham a certeza deste compromisso que todos temos na igreja de Deus, e que possamos juntos sob a graça de Deus trabalhar em fidelidade e harmonia, neste momento de despedida é conveniente fazer as seguintes perguntas:
1. Prezado pastor ____________________
Deixas esta Congregação neste espírito de humildade, em paz e amor cristão, com gratidão a Deus por teres servido aqui, desejando aos irmãos que aqui ficam a graça e a bênção de Deus?
Se assim é, responde: Sim, desejo aos irmãos que aqui ficam a graça e a bênção de Deus.
2. Da mesma forma, pergunto à Congregação, que responderá através de sua Diretoria:
Estimados irmãos:
Reconhecem ser esta a vontade de Deus de que o pastor ______________
vá trabalhar na nova congregação a qual foi chamado, agradecendo a ele por todo o serviço prestado e desejando-lhe a bênção de Deus?
Se assim é, respondam: Sim, vai em paz e Deus te abençõe.
Oração:
Amado Pai Celestial, somos-te profundamente gratos por teres feito reluzir neste lugar a clara luz do teu evangelho e os sacramentos serem administrados de acordo com a tua instituição. Queiras em tua graça continuar a edificar graciosamente esta Congregação, através de seu novo pastor. Concede a todos rica medida do teu Espírito Santo. E a paz de Deus, que excede a todo o entendimento, guarde os nossos corações e mentes em Cristo Jesus. para a vida eterna. Amém.
Aperto de mão (pastor, diretoria e entre diretoria e pastor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário