IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
DISTRITO MATO GROSSO
C R I S T O P A R A T O D O S
ORDEM PARA DESINSTALAÇÃO DE MINISTRO
Prezado irmão!
Durante ___ anos serviste como pastor chamado exercendo, dentro do ministério da Igreja, a função de Pastor desta Congregação________________________ de ______________________.
Estás por despedir-te do pastorado deste rebanho de Cristo, onde desempenhaste os sagrados deveres do teu ofício, cumprindo-os segundo convém ao ministro zeloso e devotado da igreja.
Diante disso, a Igreja quer dar um testemunho público através deste ato solene de desinstalação, de que, tendo exercido essas funções até aqui, fê-lo como bom dispenseiro dos mistérios de Deus.
No ato da instalação, foram lembrados os deveres ligados à tua função desde a fidelidade a sã doutrina para o exercício de um ministério que refletisse, no dia-a-dia, a missão de Cristo de levar pecadores à fé e à salvação. Também foi sublinhada a bênção que Deus concede ao seu rebanho na pessoa de líderes que, com humildade, demonstram a sua fé através de uma vida correta e justa.
Como embaixador de Cristo, pregaste e ensinaste a doutrina pura da palavra de Deus, ministraste os santos sacramentos segundo a instituição e ordem de Cristo, instruíste crianças, jovens e adultos no caminho da salvação, aconselhaste os errantes, fortaleceste os fracos, buscaste os perdidos, confortaste os aflitos, amparaste os necessitados, visitaste os enfermos, assististe os agonizantes, enfim, cuidaste de todas as almas que te foram confiadas, orando em todo o tempo pelo seu bem-estar espiritual.
Te entregaste ao estudo e à meditação das Escrituras, cumpriste o teu ofício conforme a palavra de Deus. Como padrão dos fiéis, juntamente com tua família honraste o ministério.
Portanto, prezado irmão, pergunto-te publicamente, na presença de Deus e desta congregação que até o presente momento pastoreaste:
Consciente das fraquezas e das limitações humanas, confiante na graça e no amor compassivo e perdoador de Deus, convicto de tua decisão, em paz com Deus e com esta congregação no que diz respeito aos direitos e deveres inerentes ao ministério pastoral, declinas de todos os teus encargos e deveres para com esta congregação que estavas pastoreando?
Resposta: Sim, com gratidão e louvor no coração.
Estimados irmãos e diretoria desta congregação______________ de ______________.
Quando do ato de instalação do vosso pastor que agora se despede, vocês também foram lembrados do grande privilégio que Deus concede, enviando os seus servos para servir o povo que ele salvou da morte para a vida. Foram também , lembrados dos vossos deveres como ouvintes, e de que o pastor necessita do permanebte apoio e auxílio no desempenho de suas funções e de que, como pessoa , o pastor, bem como sua família muito dependem do carinho e apreço que recebem da família da fé que os chamou para o seu meio.
Pergunto-vos publicamente, na presença de Deus e do pastor ____________________ que até o presente momento vos pastoreou:
Conscientes das fraquezas e das limitações humanas, confiantes na graça e no amor compassivo e perdoador de Deus, concordes com a decisão do pastor ___________________, em paz com Deus e com o pastor, vos despedís dele, na paz que vem de Deus, desejando continuadas bênçãos divinas sobre ele e sua família?
Resposta: Sim, com gratidão no coração desejamos a que a Paz de Deus o acompanhe sempre.
Prezado irmão pastor ________________________.
Em virtude da tua decisão e segundo o costume da igreja, em nome da presidência da IELB te DESINSTALO como pastor da congregação ______________ de _________________, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança bondosamente te
recompense pelos serviços ministeriais de Cura D'almas que realizaste para sua glória e no interesse da sua igreja. Queira o Senhor abençoar-te e fazer de ti uma benção para muitos, a fim de que produzas muitos frutos, e os teus frutos permaneçam para a vida eterna. Amém.
ORAÇÃO:
Senhor Jesus Cristo, eterno e unigênito Filho de Deus, sentado à direita do Pai, concedes dons aos homens, enviando pastores e doutores para o desempenho do santo ministério, para a edificação do teu corpo espiritual, que é a igreja.
Aceita nossa humilde gratidão, por haveres derramado bênçãos sem medida sobre o ministério exercido pelo pastor ______________________, mantendo-o fiel e diligente como Cura D'almas, nesta congregação, que foi instruída no caminho da salvação, aconselhada, fortalecida, confortada e amparada.
Continue enviando o teu Santo Espírito a essa congregação para que permaneça, através dos meios da graça, no teu concerto. E que o pastor que se despede possa ser acompanhado, assistido e guardado pelo mesmo Espírito Santo.
Concede, por tua graça, que a lacuna que se instala nesta congregação, com a saída do pastor, seja preenchida o mais rápido possível, a fim de haja continuidade na tua obra aqui. Desta maneira o teu povo continuará crescendo na prática do amor fraterno.
Que as bênçãos divinas sejam derramadas sempre sem medida sobre todos os teus filhos. Em nome do grande pastor Jesus. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário