Ordem para Desinstalação de Pastor
Estimados irmãos,
Conforme costume e ordem da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de um pastor não ser apenas instalado em culto público na congregação a que foi chamado, mas também ser desinstalado oficialmente nesta congregação, foi dado a mim, pastor vice-conselheiro do Distrito Vale do Rio dos Sinos, pelo pastor presidente da IELB, Rev. Paulo Moisés Nerbas, a incumbência dos procedimentos desta cerimônia.
Em Nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Amém.
Prezado irmão em Cristo, pastor...........................................................................................................
Serviste à Congregação ..................................................... de ................................................. como pastor chamado durante....................... anos.
Na certeza de que esta é a vontade de Deus, aceitastes o chamado da paróquia ........................................................................ de .............................................. para lá continuares a servir o teu Deus como Ministro da Palavra.
Serviste aqui como fiel "servidor de Cristo e encarregado de realizar os planos secretos de Deus" (conforme 1 Co 4.1). Sabemos que todo nosso serviço na igreja, tanto como pastores e como membros, é muito imperfeito e cheio de falhas. Precisamos suplicar diariamente a Cristo por perdão e perdoar de coração uns aos outros.
Por isso, neste dia de despedida, pastor e membros da Congregação colocam todo o seu trabalho realizado no passado sob a graça de Cristo, e estendem suas mãos uns aos outros, dando glórias a Deus pelas bênçãos recebidas, sabendo que por forças próprias nada podemos fazer e que "no Senhor o nosso trabalho não é vão" (1 Co 15.58).
Neste sentido, também podemos olhar para o lema da IELB: CRISTO PARA TODOS. Nesta tarefa de levar Cristo para Todos, nós apenas somos servidores, trabalhadores, empregados de Deus. E neste serviço de cooperação, pastores e leigos foram chamados para cumprir a ordem dada a toda a igreja, de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho.
Para tanto, pastores e leigos um dia serão chamados a prestar contas diante de Deus por este serviço realizado.
Para que esta congregação e pastor tenham a certeza deste compromisso que todos temos na igreja de Deus, e que possamos juntos sob a graça de Deus trabalhar em fidelidade e harmonia, neste momento de despedida é conveniente fazer as seguintes perguntas:
Prezado pastor...................................................................................................................................................
Deixas esta Congregação neste espírito de humildade, em paz e amor cristão, com gratidão a Deus por teres servido aqui, desejando aos irmãos que aqui ficam a graça e a bênção de Deus?
Se assim é, confirma-o, dizendo: Sim.
Da mesma forma, pergunto à Congregação, que responderá através de sua Diretoria:
Estimados irmãos: Vocês se despedem em paz de seu pastor, agradecidos pelo trabalho aqui realizado, e desejando-lhe as bênçãos de Deus em seu novo local de trabalho?
Se assim é, respondam: Sim.
Oração:
Senhor Jesus Cristo, eterno e unigênito Filho de Deus, sentado à direita do Pai, concedes dons aos homens, enviando pastores e doutores para o desempenho do santo ministério, para a edificação do teu corpo espiritual, que é a igreja.
Aceita nossa humilde gratidão, por haveres derramado bênçãos sem medida sobre o ministério exercido pelo pastor ............................................................................, mantendo-o fiel e diligente como Cura D'almas, nesta congregação, que foi instruída no caminho da salvação, aconselhada, fortalecida, confortada e amparada.
Continue enviando o teu Santo Espírito a essa congregação para que permaneça, através dos meios da graça, no teu concerto. E que o pastor que se despede possa ser acompanhado, assistido e guardado pelo mesmo Espírito Santo.
Concede, por tua graça, que a lacuna que se instala nesta congregação, com a saída do pastor, seja preenchida o mais rápido possível, a fim de haja continuidade na tua obra aqui. Desta maneira o teu povo continuará crescendo na prática do amor fraterno.
Que as bênçãos divinas sejam derramadas sempre sem medida sobre todos os teus filhos. Em nome do grande pastor Jesus. Amém.
Prezado colega. Queira o bondoso Deus abençoar-te. Que tu possas, com a graça de Deus, ser uma bênção no teu ministério na nova paróquia, a fim de que produzas muito fruto e o teu fruto permanece para a vida eterna.
Vai em paz, que o Senhor esteja contigo.
(Aperto de mão – pastor, diretoria e entre diretoria e pastor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário