ORDEM PARA INSTALAÇÃO DE PASTOR CAPELÃO PASTORAL UNIVERSITÁRIA
Prezado irmão
Rev. ..........................................
Tendo aceito o comissionamento para exercer o santo ministério em Capelania Escolar junto à Unidade de Ensino da ULBRA em ..................................., na qualidade de capelão pastoral universitário, lembramos neste momento quais são os seus privilégios e deveres neste ministério:
1. Como PASTOR, você desenvolverá este ministério proclamando a palavra de Deus em toda a sua verdade e pureza;
2. Como ORIENTADOR, você coordenará o programa de ensino religioso em todos os níveis desta Unidade, respeitando princípios pedagógicos e didáticos, dinâmicos e luteranos;
3. Como PROFESSOR, você preparará uma equipe qualificada de professores de ensino religioso, podendo lecionar nas diversas classes;
4. Como CONSELHEIRO, você atenderá os pais de alunos, bem como o corpo docente e dicente desta Unidade;
5. Como EVANGELISTA, você considerará esta Unidade de Ensino instrumento de Deus para cumprir as finalidades da Igreja de Cristo, principalmente evangelísticas, promovendo programações conforme as grandes festividades do Ano da Igreja e visitas às famílias dos alunos;
O apóstolo Paulo afirma na Primeira carta a Timóteo:
"Este ensinamento é verdadeiro: Se alguém deseja muito ser pastor na Igreja, deseja um excelente trabalho.
O pastor deve ser uma pessoa que ninguém possa culpar de nada. Deve ter somente uma esposa, ser moderado, prudente e simples. Deve ser hospitaleiro e ter capacidade para ensinar.
Não deve ser beberrão nem violento, mas delicado e pacífico. Não deve ter ambição pelo dinheiro.
Deve ser capaz de governar bem a sua própria família e de fazer que os seus filhos lhe obedeçam com todo o respeito.
Pois, se alguém não sabe governar a sua própria família, como pode cuidar da Igreja de Deus?
O pastor não deve ser alguém convertido há pouco tempo; se não, ele ficará cheio de orgulho e será condenado como o Diabo foi. É necessário que o pastor seja respeitado pelos que não são irmãos na fé, para que não fique desmoralizado e não caia na armadilha do Diabo."
I Tm 4.12-16: "Não se descuide do dom que você tem, que Deus lhe deu quando os profetas da Igreja falaram, e o grupo de pastores pôs as mãos sobre a sua cabeça para dedicá-lo ao serviço do Senhor.
Pratique essas coisas e se dedique a elas para que o seu progresso seja visto por todos.
Cuide de você mesmo e também do seu ensino. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto a você mesmo como os que o ouvem."
Portanto, prezado irmão, eu lhe pergunto:
Você está disposto a assumir as atividades de capelão escolar junto à Unidade de Ensino da ULBRA ......................... ............................................ e cumprir os deveres desta função?
— Estou.
Você está resolvido a ensinar a Palavra de Deus de acordo com a Escritura Sagrada e as confissões da Igreja Evangélica Luterana?
— Sim, com a ajuda de Deus.
Você está disposto a fazer brilhar a luz do evangelho de Cristo vivendo uma vida coerente com a Palavra de Deus?
— Sim, com a graça de Deus.
Estimados fiéis desta unidade de ensino, professores, alunos e funcionários; colegas pastores:
Vocês acabaram de ouvir a promessa que fez o Pastor designado para desenvolver as atividades de pastor capelão nesta Unidade da ULBRA.
Por isso eu lhes peço: Recebam com alegria o ensino da Palavra de Deus. Auxiliem na medida do possível para que possa exercer sua função pastoral. Amem e honrem a sua pessoa, conforme recomenda o apóstolo Paulo: "Irmãos, pedimos que respeitem os que trabalham entre vocês, aqueles que o Senhor escolheu para guiá-los e ensiná-los. Tratem essas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. Vivam em paz uns com os outros."
Eu lhes pergunto: Estão dispostos a receber o Rev. .......................... ............................................... como Capelão desta Unidade de Ensino e manifestar-lhe o amor, a honra e a obediência devidas a um bispo que foi lhes concedido pelo Senhor Jesus, então digam:
— Estamos.
(O pastor ajoelha-se)
Prezado irmão: Conforme o teu chamado e de acordo com o costume da Igreja eu o instalo na condição de Pastor Capelão da Unidade de Ensino da ULBRA em ....................................................................., em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Recomendo que você seja fiel no cumprimento dos seus deveres como alguém que prestará contas do seu trabalho no dia em que o Senhor Jesus voltar.
O Deus da paz, que ressuscitou a Cristo, nosso Senhor, o grande pastor de ovelhas, o aperfeiçoe em todo o bem, para que você possa cumprir a sua vontade e fazer o que agrada a Deus, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo sempre. Amém.
(A bênção dos pastores assistentes)
Oremos:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Senhor, aceita a nossa gratidão por teres concedido a esta Unidade da ULBRA o Pastor ............................................................., o qual desenvolverá o ministério especial em Capelania Escolar. Pedimos que dês ao pastor, bem como aos alunos, professores e funcionários desta Unidade uma grande medida do teu amor para que assim, unidos em Cristo, possamos realizar obras que te agradam. Conserva a todos na fé em Cristo, para que alcancemos a vida eterna. Amém.
O PAI NOSSO (Com imposição das mãos)
Colega ..........................:
Vá e cuide bem das pessoas desta Unidade que lhe foram confiadas e desenvolva com dedicação a atividade pastoral de Capelão da Pastoral Universitária, sendo para todos - professores, alunos, funcionários e visitantes desta unidade - uma carta viva de Cristo.
Que o Senhor o abençoe e faça de você uma bênção para muitos. E que a graça de Deus o mova a produzir muitos frutos e que estes frutos sejam colhidos para a vida eterna. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário