Programa de Natal 2003
1. Cimbaluz 13: Luzes
2. Saudação: Narrativa:
Queridos irmãos boa noite! Nesta noite santa, mais uma vez Deus nos dá a oportunidade de recordarmos os acontecimentos maravilhosos do Natal. Estes acontecimentos foram planejados por um Deus que é amor e, por isso, não silencia, não s acomoda, mas vai em busca de sua criatura na escuridão do pecado, para torná-los seus filhos.
3. Hino Congregação: 565
4. Invocação e Oração:
Pastor: Em nome do Pai e do Filho, e do Espírito Santo, Amém. Ó Deus Eterno e Todo-Poderoso, elevamos nossos corações em agradecimento a ti, porque em Cristo voltas sempre aos nossos corações. Perdoa todo o orgulho que está em nosso coração. Toma conta de nós. Concede-nos a plenitude do teu Espírito para podermos adorar e reconhecer a riqueza do teu presente e recebê-lo, para vivermos em Cristo e para Cristo. Amém.
5. Mensagem:
6. Cântico crianças: CD "Cantai é natal" n.º 1
7. Cena 1
Narrativa: Na pequena cidade de Nazaré, vivia uma jovem chamada Maria, que morava numa casa pequenina, pois era muito pobre. Lá perto havia uma outra casinha, onde morava José. Ele era carpinteiro e também era pobre. José e Maria amavam-se muito. Eles queriam casar
Anjo: Boa noite, Maria!
Narrativa: Quando Maria levantou o rosto, viu um anjo ao seu lado. Ela assustou-se muito. Mas o anjo olhando-a meigamente, disse:
Anjo: Não tenha medo, Maria. Deus me enviou para lhe contar algo muito bonito: Em breve você ganhar um filho. Ele será chamado Jesus. Ele não vai ser uma criança comum, mas será uma criança santa. Ele vai trazer alegria para toda gente.
Maria: Eu , ter um filho? E quem será o pai da criança?
Anjo: Deus mesmo será o Pai. O Espírito virá você e o poder de Deus te envolverá.
Narrativa: Então Maria ficou muito contente e respondeu:
Maria: Então eu quero ser a mãe.
8. Cântico de Maria: CD Cimbaluz 7
9. Cena 2
Narrativa: Naquele tempo o imperador César Augusto, resolveu fazer uma contagem de toda a população. Cada um ia para a cidade onde tinha nascido. Como José era descendente do rei Davi que havia nascido em Belém, José e Maria tiveram de viajar para Belém. A viagem foi longa e cansativa e eles tinham que ir a pé. Maria ficou cansada que quase não podia ir adiante. Mas finalmente viram as casas de Belém à sua frente.
José: Venha Maria, já estamos quase chegando.
Narrativa: Já começava a escurecer quando estavam chegando. Eles foram até a uma pensão. Lá certamente haveria uma cama para Maria poder descansar da viagem. José bateu à porta e um homem atendeu:
Hospedeiro: Que vocês querem aqui?
José: Será que há uma cama vaga para Maria, minha esposa? Ela está grávida e está muito cansada de tanto viajar!
Hospedeiro: Sinto muito. Nós não temos mais lugar. Há tanta gente aqui! Não temos mais nenhuma cama livre. Mas talvez há um lugar lá no estábulo. Podem ir lá!
Narrativa: Então eles foram até o estábulo que ficava perto da pensão. Lá era o lugar onde os animais ficavam protegidos.
José: Que tal ficarmos aqui?
Maria: Aqui está bem!
Narrativa: José improvisou um leito com a sobra da pastagem dos animais. Também pegou uma manjedoura e nela ajeitou palha seca para servir de caminha. Naquela noite amena, nasceu o Salvador. Maria o deitou na manjedoura.
10. Poesia. "Mamãe, o natal já chegou"? - Oziel
11. Hino Congregação: Noite Feliz 560
12. Cena 3
Narrativa: Lá fora tudo estava quieto e escuro. Eram altas horas da noite. Toda a gente dormia. Ninguém ainda sabia que Jesus tinha nascido. Mas nos campos de Belém, havia pastores de ovelhas que estavam acordados vigiando seus rebanhos. De repente, no meio do silêncio, veio um anjo do céu. Os pastores se assustaram muito. Mas o anjo lhes disse:
Anjo: Não tenham medo, pois vim trazer-lhes grande alegria. Pois hoje aconteceu algo maravilhoso. Nasceu o Senhor Jesus. Vão bem depressa ver a criancinha. Ela está
Narrativa: De repente apareceram mais anjos no céu. Deviam ser uns mil. Eles cantavam um hino muito bonito. Os pastores nunca tinham ouvido e visto nada igual.
14. Música : Cd? Cimbaluz 11
Pastores: Vamos a Belém. Queremos ver o menino Jesus. Podemos deixar as ovelhas sozinhas, Deus cuidará delas.
Narrativa: E então foram depressa pelo campo escuro de Belém. No céu havia uma bonita e grande estrela, que brilhava sobre o pequeno estábulo. Os pastores chegaram ao estábulo e perguntaram:
Pastores: É aqui que nasceu o menino Jesus?
José: Sim, é aqui. Entrem!
Pastores: (Ajoelhados). Querido Jesus, como é maravilhoso o Senhor ter vindo a nós. Nós nada podemos lhe dar, pois somos pobres. Mas sempre nos lembraremos do Senhor. O Senhor é a nossa alegria.
- Música: Cantai é natal – Luana
Cena 4 Magos
Narrativa: Por aquele tempo, alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente a Jerusalém e perguntaram:
Mago: Onde está o menino que nasceu para ser o Rei dos judeus?
15. Cd Cimbaluz n.º 10 (entram os magos e depositam seus presentes)
16. Canto
17. Presentes
Programa de Natal 2007
A Presença de Jesus
Saudação
Pastor: Chamamos bem vindos todos os presentes Nesta noite de Natal. Convidamos todos para adorar o maravilhoso Salvador, que nasceu em Belém. Desejamos a todos nesta noite, que sintam em seus corações a Presença de Jesus – esse é o tema desta noite – A Presença de Jesus.
Que Deus Espírito Santo nos dirija nesta noite de adoração e louvor e nos fortaleça, para que toda a nossa vida seja um contínuo adorar. Sim, Alegres Adoremos.
Cântico: Oh! Vinde Fiéis – CD 06 (HL 36)
Pastor: Oremos: Louvor, honra e glória a ti, ó Senhor nosso Deus. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra entre as pessoas a quem ele quer bem. Adoramos tua bondade, louvamos-te por enviares libertação ao teu povo nas épocas passadas e por nos incluíres no cumprimento das tuas promessas. Em vez de nos teres punido, enviaste salvação pelo nascimento do teu Filho. Aceita nossa gratidão pelo eterno presente concedido por teu amor para todas as pessoas. Abençoa o recebimento desta boa-nova nos corações daqueles que a escutam.
Abençoa, ó Pai, a proclamação da mensagem do Natal em todo o mundo. Que ela leve esperança aos desencorajados e paz aos entristecidos. Que os solitários vejam na mensagem de Natal a certeza da tua presença. Que a paz do Natal esteja presente em nossa pátria e em todas as nações do mundo. Pedimos isto em nome de nosso Salvador, Cristo, o Senhor. Amém.
Leitura Bíblica: Lucas 2.1-20
Mensagem
Cântico: Oh Tempo Santo de Natal (HL 549)
Introdução
Narrador: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.
O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1.1-8)
Ao longo da história da humanidade o "Verbo" marcou sua presença na vida de muitas pessoas, transformando-as através de uma fé verdadeira demonstrada através de uma nova vida, movida pelo amor de Deus. Há muitos que não o compreenderam e não o receberam e o aceitaram ao longo dessa história.
Hoje vivemos dias em que a presença gloriosa de Jesus é ignorada em toda a parte. A maioria das pessoas do mundo vivem numa completa escuridão, sem uma luz que os ilumine. Mas mesmo assim, a cada ano que passa, comemoram o Natal, mas sem saber o seu significado para suas vidas, sem sentir a Presença de Jesus no seu coração.
Há rumores de guerras, brigas, violência, disputas e fanatismos religiosos espalhados por todo o mundo, causando, assim, o medo e a incerteza diante do futuro, fazendo o homem a viver na insegurança e sem esperanças.
O que fazer diante desse quadro que se agrava a cada dia? O que se pode fazer para mudar isso? Este é o objetivo deste programa: Espalhar esta luz, para que todos sintam em suas vidas A Presença de Jesus
Cântico – Preparam o Coração (CD 04)
Todos ficam quietos e refletindo nas palavras lidas. – Fecha as cortinas
Cântico – Vamos todos Exultar! (HL, 30)
Cena II – A Promessa – João Batista
Narrador: Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da Luz, que vinda ao mundo, ilumina a todo homem, a fim de que todos virem a crer por intermédio dele.
Sacerdote: Quem é você?
João Batista: Eu não sou o Cristo.
Levita: Então, quem é você? Você é Elias?
João Batista: Não, eu não sou Elias!
Sacerdote: Você é o Profeta que estamos esperando?
João Batista: Não! Eu não sou o profeta que vocês esperam.
Sacerdote: Então, diga quem é você para podermos levar uma resposta aos que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de você mesmo?
João Batista: Eu sou a voz do que clama no deserto: "preparai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías."
Narrador: A presença de Jesus na vida de João Batista o levou a assumir um ministério cheio de desafios, preparando os corações dos homens para receberem Jesus. Ele deu a sua própria vida em favor desse ministério.
Cântico: Neste lindo dia Santo (HL 33)
Cena III – o Cumprimento da Promessa – Maria e José
Narrador: O Verbo esteve presente quando Maria e José aceitaram a palavra do Anjo do Senhor.
Anjo: Maria, não tenha medo. A graça do Senhor está contigo, você será mãe. E esse filho que vai nascer terá nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará para sempre sobre à casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Maria: Como isso pode acontecer, pois não tenho relações com homem algum?
Anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o que há de nascer será chamado Filho de Deus.
Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra.
Narrador: Quando José, seu esposo, ficou sabendo da notícia, e então, para não prejudicar Maria, resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Mas enquanto dormia apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor.
Anjo: José, filho descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus pois ele Salvará o seu povo dos pecados deles.
Narrador: Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou-se com Maria. Maria e José estavam envolvidos com a Boa Notícia que receberam. Transbordando de alegria, demonstraram em suas vidas a Presença Gloriosa do Verbo, que através deles se tornaria homem, para ser o salvador do mundo.
Cântico – Deus tem Amado (HL 550)
Cena IV – O Nascimento de Jesus
Narrador: Tendo cumprido o tempo da profecia, após longo tempo de espera, o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade. Nasceu Jesus, o Salvador que havia sido prometido.
Cântico: Nasceu Jesus – CD 01
Maria: Veio o Verbo do Senhor/ o humanado Salvador
Por Deus, o Escolhido,/ veio o prometido.
José: Milagre Santo eis em Belém/ Por Deus a graça ao mundo vem.
Maria: Menino doce, meu Jesus,/ fulguras som suave luz.
José: A paz dos homens hás de dar,/ a Deus louvores sem cessar.
Maria e José: Cantai, ó homens com fervor,/ eternamente seu louvor.
Cântico: Num Berço de Palha (HL 471)
Cena V – O Testemunho – Os Pastores
Narrador: Enquanto o menino dormia nos braços de Maria, sua mãe, naquela mesma região haviam pastores, homens simples, que também aguardavam o cumprimento da profecia bíblica. Enquanto guardavam seu rebanho durante a noite, um anjo do Senhor apareceu onde eles estavam e uma luz brilhou intensamente.
Pastor 1: Estou com medo.
Pastor 2: Eu também.
Pastor 3: Vamos fugir. (ameaçam fugir enquanto o anjo fala).
Anjo: Não temais, ó bons pastores,/ Boas novas vamos dar
Que é para toda humanidade,/ Paz, amor e felicidade.
Pastor 2: Dize-nos, pois, qual o evento,/ Qual o mistério sem igual
Que trouxe do celeste assento/ Multidão celestial.
Anjo: Pois ouvi: é o nascimento/ do Redentor de Israel,
Que ilumina o firmamento: / Nasceu o Salvador fiel.
Pastor 3: Dize-nos, pois, qual a marca/ de que se serviu o nosso Deus:
Para mostrar-nos o monarca,/ vindo a nós dos altos céus?
Anjo: Em Belém, na estrebaria,/ Na triste palha encontrareis.
A quem será o vosso guia,/ A luz do mundo e Rei dos Reis.
Pastor 3: Vamos, pois, alegremente,/ Render-lhe nossa adoração
E levar-lhe por presente/ a nossa vida e coração.
Pastor 2: Vamos, irmãos/ correndo a Belém./ Ver o menino,/ o nosso bem.
Cristo, o Senhor/ é hoje nascido,/ que Deus, o Pai, nos tem concedido.
Pastor 1: Vamos, pois, ver/ o que os anjos dos céus nos anunciaram
Os Filhos de Deus, e o que encontramos,/ vos anunciamos,
Grandes e nobres, Fracos e pobres.
Narrador: Maravilhados com as coisas ditas pelo anjo do Senhor, uma luz brilhou em seus corações e a presença de Jesus na sua vida se tornou visível através de seus testemunhos.
Os pastores adoram o menino o presépio
Pastor 2: Ó, vem a mim, meu bom Jesus,/ a ti meu coração darei
E descansando em tua luz,/ de ti jamais esquecerei.
Narrador: Com os corações transbordando de alegria voltaram os pastores para os campos de Belém anunciando Cristo para Todos.
Cântico: Quero ir com os pastores (HL 547)
Cântico: Três Reis Magos (CD 10)
Cena VI – Cristo para Todos – Os Magos do Oriente
Narrador: A notícia do nascimento de Jesus, o Verbo encarnado, se espalhou até o Oriente. O Deus de luz esteve presente nos corações de uns homens sábios que vieram do Oriente para adorá-lo. A viagem era longa e cansativa. Mas a importância daqueles acontecimentos fizeram com que os magos enfrentassem os desafios dessa viagem rumo a Belém.
Mago 1: Estou cansado.
Mago 2: Eu também. Longa é a jornada.
Mago 3: Onde Rei nascido está?
Mago 2: Onde está nós não sabemos./ A esperança que nós temos
Nos anima a procurá-lo/ Para alegres, adorá-lo.
Mago 1: Veja. (aponta para o céu alegremente)
Lá está a bela estrela/ Que ao Rei nos levará.
Mago 3: Vamos nós continuar/ Rumo certo caminhar/ Para o verbo adorar.
Os magos caminham em direção ao menino Jesus e ficam parados perto do presépio.
Mago 1: Viemos longe do Oriente,/ Visitar o Rei da glória,/ Nosso Deus Onipotente.
Mago 2: Linda estrela nos guiou/ Que ao mundo dá a luz
A buscar outra mais bela/ O menino que é Jesus.
Mago 3: Deus, porém, que tudo sabe,/ usou desta maravilha:
Pôs uma estrela lá no céu,/ para ser o nosso guia.
Os magos ajoelham-se e adoram
Mago 1: Ó Jesus, meu Verbo eterno,/ Tu deixaste o lar paterno
Pois assim presenteaste/ Vida e luz que resgataste;
O incenso que lhe trago/ é o brilho desta luz.
Mago 3: Bom perfume és tu, Jesus,/ que exala o puro amor
Esta mira que lhe trago/ É a vida que produz.
Narrador: Assim a luz divina chegou a muitos povos e nações através do testemunho desses personagens, que sentiram a presença de Jesus em suas vidas – a luz que irradia corações em todo o mundo. Mas ainda é grande o nosso desafio: Levar esta luz a este mundo que o cada dia que passa foge da presença deste Deus amoroso. Deus este que quer ajuntar todos à sua volta, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo de suas asas. Mas a luz que temos em Cristo é mais forte do que todos os desafios deste mundo nesta missão. Pois onde esta luz se espalha as trevas desaparecerão.
Cântico – De todas as Tribos
Conclusão
Entra o Homem Misterioso. Música de vitória. A família permanece no palco
Homem: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará na escuridão; pelo contrário, terá a luz da vida. "Vinde, benditos de meu Pai. Entrai para a posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." – Deus é luz e nele não há nenhuma escuridão. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Narrador: E lavados pela água do Batismo, purificados pelo sangue de Cristo, estamos limpos do pecado e nos tornamos filhos de Deus. Temos todo o amparo e proteção de Deus, somos consolados nos momentos de dificuldade, e temos um futuro que não há outro igual – vida eterna lá no céu, onde viveremos na companhia de Jesus, que hoje celebramos o seu aniversário. Isso não é maravilhoso! Pois é, isso é para mim e para você.
E você não acha que tem todos os motivos do mundo para ser feliz? Você não que você acha que tem todos os motivos do mundo para ter um Natal Feliz? E hoje uma Noite Feliz? Concorda?! Então vamos cantar de pé todos juntos Noite Feliz. Afinal de contas, ter Jesus é ser feliz.
Todos se abraçam e Cantam Noite Feliz no Palco.
Cântico: Noite Feliz – (560 HL)
– FIM –
Rev. Elieze Gude – Adaptado
PROGRAMA DE NATAL
PIRES - 2007
A CAMINHADA DO POVO DE DEUS
Saudação Inicial
Oração de Abertura
Período de Louvor 1º - Coral da Escola Dominical
2º - Luz de Cristo
3º - Coral Cristo
4º - Cantos com todos juntos
FUNDO MUSICAL CORTINAS FECHADAS
CENA I
FUNDO MUSICAL
Leitores: (Um menino e uma menina vão à frente com Bíblias abertas – e um dos dois
faz solenemente a leitura de Gn 3.6-11 – o outro fica em silêncio...
FUNDO MUSICAL CORTINAS ABREM
(Cenário = Jardim do Éden)
Meninos e meninas vestidos com malha, deitados. A música ao fundo bem suave. Aos poucos vão se levantando e olhando o próprio corpo. Olham as mãos, pés, pernas, viram os pescoços. Aos poucos caminham e vão descobrindo uns aos outros. A música aumenta. De repente, parecem ficar envergonhados; e vão se afastando uns dos outros, brigando uns com os outros, escondendo o corpo e cambaleando como se fosse cair. Alguns vão falando:
- "Estamos sem roupa!"
- "Deus já não está mais junto de nós!"
- "Não conseguimos dominar mais a terra e os animais!"
- "Teremos que suar para conseguir comida!"
- "Homem e mulher vivendo como inimigos!"
- "Teremos muitas dores para ter nossos filhos!"
TODOS - "Fomos expulsos da presença de Deus!"
FUNDO MUSICAL
Ajoelham-se todos de cabeça baixa e ficam em silêncio. Ao fundo começa uma música de Natal tocando e uma fortíssima luz se acende. Aos poucos as crianças vão se levantando e estendendo os braços para a luz, dizendo:
TODOS - "O Senhor teve pena de seus filhos e vai nos mandar um Salvador".
FECHAM CORTINAS . FUNDO MUSICAL
CENA II
FUNDO MUSICAL
Leitores – (vão junto à frente e a outra lê Gn 12.1-3 – a outra em silêncio)
FUNDO MUSICAL. ABREM CORTINAS. CENÁRIO
(O lar de Abrão e Sarai)
Um menino e uma menina personificando Abrão e Sarai. Sarai está sentada, costurando. Chega Abrão. Senta-se perto dela, e diz:
Abrão - Sarai, as coisas não vão bem. Esta cidade não está boa para se morar. Ninguém se entende, ninguém respeita ninguém. Todos querem destruir os outros, ficar cada vez com mais poder. Há muita injustiça e miséria.
Sarai - Mas, Abrão, meu marido, o que podemos fazer? Nossos bens estão aqui, nossos parentes, empregados e rebanhos. Temos que ficar aqui. E, depois, nós nem temos um filho com quem nos preocupar!
Abrão - Não, Sarai! Nós vamos embora. Quero uma vida nova para nós. Procuremos um lugar onde possamos viver bem, com justiça e como irmãos. Levaremos os parentes, os servos e os rebanhos conosco.
FUNDO MUSICAL
Sara se levanta, dobra a costura e dá a mão a Abraão. Ao saírem olham para o alto. Uma luz se acende. Eles se ajoelham e ouve-se uma voz:
Voz - "Abrão, sai da tua Pátria e vai para a Terra que eu te mostrarei. Farei uma aliança contigo. Tu serás Pai de um grande povo. Conta as estrelas do céu e a areia do deserto. Tantos assim serão os teus filhos e parentes."
FUNDO MUSICAL
Abraão e Sara se ajoelham diante da luz, depois se levantam e saem abraçados.
FECHAM CORTINAS
FUNDO MUSICAL
CENA III
FUNDO MUSICAL
Leitores – (As duas crianças se apresentam e uma lê Êx 3.7-12 ...
FUNDO MUSICAL
ABREM CORTINAS
CENÁRIO
(Deus chama Moisés)
No palco escuro, ouvem-se choros e gritos. Ao fundo passam crianças
vestidas como trabalhadores, curvadas sob fardos muito pesados.
Mulheres correm, carregando crianças escondidas (bonecas), chorando...
A um canto, Arão e Moisés conversam (Moisés gagueja um pouco):
Moisés - Arão, não agüento ver o sofrimento do meu povo. Por causa dele, já briguei e matei um homem. Por isso fui embora para o deserto. Vivo lá com minha família. Assim não sofro tanto!
Arão - Moisés, você pode nos salvar. Precisamos de uma terra nossa. Você foi criado pela filha do Faraó, conhece os poderosos, viveu entre eles. Ajude-nos!
Moisés – Eu não quero me envolver nisto, Arão. Não quero me envolver nisso. Sou muito pavio curto. Melhor eu ficar aqui, longe da confusão.
Arão - Você é quem sabe, Moisés. Mas a gente precisa de você!
FUNDO MUSICAL
Vão saindo os dois. De repente, acende-se uma luz fortíssima.
VER POSSIBILIDADE DE FAZER A SARÇA ARDENTE DE Êxodo 3
Moisés e Arão param e se ajoelham diante dela. Ouve-se uma voz:
Voz - Moisés, meu povo está sofrendo, preciso de ti! Vai ao Faraó e liberta meu povo, para que eles procurem a terra a que todos os meus filhos têm direito por herança.
Moisés - Senhor, quem sou eu? Só sei cuidar de ovelhas. Não sei nem falar direito. Sou gago!
Voz - Leva Arão contigo. Ele falará por ti. Tu serás o líder do meu povo. Eu te ajudarei.
FUNDO MUSICAL
ARÃO e MOISÉS se levantam e saem. Apagam-se as luzes.
Ouvem-se vozes de alegria. Passam crianças/pessoas gritando, alegres:
3 Crianças (juntas) - O Senhor nos ouviu! Estamos salvos! Somos livres! Somos livres!
FECHAM CORTINAS
FUNDO MUSICAL
CENA IV
FUNDO MUSICAL
Leitores – (as duas crianças aparecem – uma delas lê Lc 1.57-66 – a outra em silêncio.
FUNDO MUSICAL
ABREM CORTINAS
CENÁRIO
(Lar de Zacarias e Isabel)
ZACARIAS e ISABEL - Ele escrevendo em uma tábua, ela tricotando.
Isabel está grávida. Isabel lhe diz:
Isabel - Zacarias, meu marido, está quase nos dias de nosso filho nascer. É uma pena que você tenha perdido a fala desde que soube que íamos ser abençoados com um filho.
ZACARIAS olha para ela, sorri,
e levanta os braços para o céu.
Isabel - Zacarias, estou preocupada. O que vai ser de nosso filho? Que profissão ele vai ter? O que fazer de sua vida? Será que vai trabalhar no templo como você? E como você vai lhe dar um nome, se está sem poder falar?
ZACARIAS se levanta e mostra a tábua em que esteve escrevendo.
Isabel olha a tábua admirada, põe as mãos no coração e diz:
Isabel – Quer dizer que ele vai se chamar João?...
Suspense
FUNDO MUSICAL
Suspense
Zacarias – Sim! Isabel! Ele vai se chamar João – aquele que prepara o caminho do Senhor!
ISABEL abraça Zacarias. De repente batem à porta.
Ela vai atender, entra Maria. Elas se abraçam.
Isabel - Maria, que bom que você veio me ajudar! Veja, de tão alegre o neném pula dentro de mim.
Maria - Isabel, querida, vim ajudar você, mas andei muito subindo a montanha e estou cansada!
Isabel - Bendita seja você, Maria, que será a Mãe do nosso Salvador!
(neste momento acende-se uma luz FORTÍSSIMA e ouve-se
ORQUESTRA DE NATAL. Isabel e Zacarias se ajoelham).
Maria adianta-se, levanta mãos ao céu e diz:
Maria - "Meu corpo e minha vida louvam ao Senhor. Sou feliz porque Ele me escolheu. E em mim Deus faz grandes coisas. E sua misericórdia se estende por todas as gerações."
FECHAM CORTINAS
FUNDO MUSICAL
OFERTA – Para o asilo e orfanato de Moreira – RS
CANTATE ou CORAL CRISTO
CENA DE DESFECHO
FUNDO MUSICAL
Ao som de Natal muito alegre
entra, pelo corredor, um anjo grande.
Coloca-se na escada, em frente á cortina fechada – ergue os braços
e (em voz de narrador) fala ao público:
Narrador: Alegrem-se todos! Hoje é noite de Natal! E foi nesta linda noite que Deus, no seu infinito amor a todos os pecadores, enviou ao mundo, em forma de menino, nascido de Maria, o seu Filho Jesus. Ele veio para preparar a salvação eterna a todo o que nele crer. Nesta noite vos nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Creiam nele, e também vocês terão a salvação.
FUNDO MUSICAL
Ao som alegre de Natal, entram pelo corredor, em fila,
08 ou 10 anjinhos pequeno e, a cada lado, colocam-se na escada
junto ao anjo grande. O som para e todos os anjos dizem juntos:
Anjos: Glórias a Deus nas maiores altura e paz na terra para as pessoas a quem Deus quer bem.
FUNDO MUSICAL ALEGRE
Seguir a seqüência abaixo:
1. CORTINAS SE ABREM – (Cortina interna agora aberta e a manjedoura
vazia e escura.)
2. Anjos pequenos se abrem para direita e esquerda nos degraus da escada
3. Anjo grande se dirige ao lado junto à manjedoura vazia e escura
4. Do corredor entram Maria, José e o menino Jesus – o colocam na manjedoura – neste momento liga-se forte luz sobre Jesus – Maria e José se assentam junto à manjedoura iluminada.
5. Entram pelo corredor os 3 reis magos e presentes – ajoelham, entregam e se posicionam nesta cena final
6. Entram e se colocam todos os personagens bíblicos que atuaram com suas roupas típicas....
PARA A CENA – SOM E TUDO
Palavra Final + ORAÇÃO
NOITE FELIZ COM VELINHAS
F I M
Autoria desconhecida
Adaptação, remodelação e última cena:
Pastor Osmar Schneider
Pires - 2007
NASCE JESUS
(cenário da Bíblia – fundo amarelo)
Narrador 1: "Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da Lei dos judeus para libertar os que estavam debaixo da Lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus." (Gl 4.4,5)
Narrador 2: A verdadeira história do Natal não é invenção humana. É obra de Deus na história e revelação de Deus em sua Palavra. Esta obra é mais preciosa do que ouro. Assim, o amarelo do cenário nos lembra o valor incomparável e precioso que temos na vinda de Jesus e sua obra salvadora, revelada nas Sagradas Escrituras. Eis a história do Verdadeiro Natal.
Anunciação (Maria entra em cena)
Narrador 1: Os anjos existem sim. Eles sempre foram mensageiros de Deus que trouxeram ao ser humano noticias muito especiais. Um dos anjos de Deus chamava-se Gabriel. Foi esse anjo que anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista, que preparou os corações das pessoas para receberem Jesus.
Narrador 2: Assim, naqueles dias, foi Gabriel enviado da parte de Deus para uma cidade chamada Nazaré, a uma virgem que iria se casar com um homem de descendência de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. – E, entrando o anjo onde ela estava, disse:
Anjo: Maria, não tenha medo! Deus está contente com você. Você via ficar grávida. Dará à luz um filho e vai colocar nele o nome de Jesus. Ela será chamado: "O Filho do Deus Altíssimo."
Maria: Mas não pode, pois ainda não sou casada?'
Anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sobra; por isso, esta criança santa será chamada Filho de Deus;
Narrador 1: Depois, Maria, muito alegre saiu a procurar o seu noivo José pare lhe contar o que havia acontecido. Quando José ficou sabendo, não aceitou o fato e resolveu deixá-la. (volta e deita)
Narrador 2: Mas certo dia, quando José dormia, Deus enviou o seu anjo para dizer:
Anjo: José, não te preocupes. Maria está grávida do Espírito Santo. Ela dará à luz ao Filho de Deus, o Salvador e tu lhe darás o nome de Jesus.
Narrador 1: José, acordando do sono, resolveu procurar Maria. Quando a encontrou também lhe contou o que acontecera e aceitou Maria e o bebê Jesus.
O Recenseamento
Narrador 2:: Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se. Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua própria cidade natal.
Jose: Maria, precisamos viajar para Belém.
Narrador 1: José também subiu da cidade de Nazaré, para a cidade chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
Narrador 2: Após uma longa viagem, José e Maria chegaram a cidade de Belém. José procurou lugar nas hospedarias para passar a noite. Maria estava prestes a dar a luz o seu filho. Mas após várias tentativas as reposta eram as mesma: Não há lugar.
José: Maria, não há lugar.
Narrador 1: Por fim, encontraram um hospedeiro que, vendo a necessidade deles, mas não tendo lugar em sua hospedaria, atende ao seu pedido e lhes oferece um lugar na estrebaria.
José: Por favor, minha esposa está grávida.
(Hospedeiro leva José e Maria para á estrebaria.)
Cântico CD, 05: Nova de Amor (Fecha e abre cortina)
O NASCIMENTO
Narrador 2 : Muitos anos se passaram desde a promessa da vinda do Messias. Mas, Deus é fiel. E, estando eles ali na estrebaria, aconteceu que chegou o momento da criança nascer.
Entram os anjos, - Musica "Anjos Santos".
Narrador 1: E Maria deu à luz seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Cântico CD, 01: Nasceu Jesus
Hino 07 – Quero ir com os pastores – (547 HL) (Fecha e abre a cortina)
Narrador 2: Havia naquela mesma região pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite. E o anjo do Senhor desceu onde eles estavam e a glória do Senhor brilhou ao redor deles: e ficaram tomados de grande temor. O anjo, porém, lhes disse:
Anjo: Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês-o Messias, o Senhor! Esta será a prova: Vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
Narrador 1: No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
Anjos: Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
Narrador 2: Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros:
Pastores: Vamos até Belém para vermos o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.
Narrador 1: Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura.
Cântico CD, 10: Três reis magos
Os Reis Magos
Narrador 2: Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém, onde estava o menino Jesus.
Narrador 1: Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
Cântico, 02: Num berço de palhas (Fecha e abre a cortina)
Narrador 2: Esta é a linda história do verdadeiro Natal. Não inventada, mas que nos foi revela nas Sagradas Escrituras e que realmente aconteceu. Uma vez lembrada, com gratidão e fé em nossos corações, queremos viver este Natal a cada dia de nossas vidas. Porém, de forma bem especial o fazemos na noite de Natal em que lembramos o nascimento de nosso querido Salvador.
Apaga a Luz
Narrador 1: Como festejamos o nosso Natal? Onde o festejamos? Como família de Deus, pela fé neste Deus-menino, podemos fazê-lo assim:... na igreja.
Cena da família indo para a igreja – diálogo (versículos recitados pelos membros da família)
o João 3.16: "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
o Tm 1.5: "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, paira salvar os pecadores."
Narrador 2: A família cristã não vive em isolamento, mas em comunidade. Nesta comunidade dos santos, o cristão pode compartilhar as bênçãos de Deus com o seu irmão ou irmã na fé. Por isso, é com muito amor e gratidão que o povo se reúne na casa de Deus quando, em datas festivas, quer relembrar as obras maravilhosas de nosso querido Deus, o qual agiu valorosamente para o bem de todos, enviando o seu único Filho, o qual veio ao mundo e deu a sua vida por ti e por mim.
Narrador 1: Com sua morte e ressurreição, venceu o Diabo, o mundo e a carne. Agora nada nos separa de Deus, quando temos fé em Cristo. Assim, em conjunto, louvamos a Deus por ter enviado o seu Filho na noite de Natal para nos salvar. Cantamos com gratidão, expressando a nossa alegria. Que Deus nos conserve nesta fé, esperança e certeza.
Hino 9: Volta sempre ao mundo – (553 HL) (Fecha e Abre a cortina) – Fundo Vermelho
Narrador 2: Infelizmente, muitos são os que não comparecem à igreja! Mas, então, resta-lhes a oportunidade de terem uma reflexão em seus lares, junto à família. Por isso, o Natal Hoje pode ser festejado ali onde a família se reúne em torno da árvore de Natal, da coroa de Advento e da Bíblia para, juntos, viverem a alegria do Natal e serem fortalecidos no amor, na paz e na certeza da salvação que existe unicamente no Salvador Jesus, vindo ao mundo como menino.
Narrador 1: Assim, o Natal, será sempre lembrado, na certeza de que somos salvos "pelo sangue de Jesus". Por isso, os cenários com fundo vermelho, sim "não com ouro, ou prata, mas com o seu santo e precioso sangue, que nos purifica de todo pecado"
Versículos recitados pela família:
· Jo 3.8: "Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo."
o 2Co 8.9: "Conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos."
o Lc 1.46: "A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador."
Narrador 2: Assim, Deus vem Hoje até nós em sua Palavra e, através desta, Sempre estará em nosso meio. Até que o grande dia da volta de Jesus aconteça, o Natal deve ser sempre lembrado, vivido e testemunhado, para então podermos estar, de verdade, corpo e alma, em completa santidade e perfeição, para todo o Sempre, na presença gloriosa de Deus.
Narrador 1: Nesta alegria que enche nossos corações, a família cristã não cessa o seu louvor nem a sua adoração, aqui na igreja, mas continua em seu lar. Fazendo da alegria do Natal a sua alegria diária por todos os dias do ano. Mas, de forma bem especial, sempre que o Natal estiver perto, a família já inicia em casa a sua adoração e comunhão. Isso conserva em nosso meio o verdadeiro sentido do Natal e não permite que as festividades do mundo tomem conta de nossas vidas, fazendo-nos correr em meio às preocupações que esvaziam o verdadeiro sentido do Natal em nossas famílias.
Narrador 2: O Natal não é só lembrança. É fato real e, pela fé, torna-se certeza concreta e vivida no dia-a-dia. O Natal não aconteceu por acaso. Deus o planejou. Ainda hoje, ele não acontece por acaso. Deus nos oferece a oportunidade de novamente refletirmos sobre o primeiro Natal.
Narrador 1: Deus seja louvado, por intermédio de seu Filho, Jesus Cristo.
Narrador 2: A ele toda honra, glória e majestade. Amém.
Cântico CD: História Natalina (09)
Diálogo entre os jovens
Jovem 1: O programa de Natal chegou ao seu final. Será que o Natal vai passar e tudo continuará como sempre! Será que o Natal de 2005 vai fazer diferença na minha vida?
Jovem 2: Você não pode sair daqui igual como entrou. Você recebeu o perfume da graça de Deus e este perfume vai sendo espalhado por onde você for.
Jovem 1: Mas que perfume é esse?
Jovem 2: É o perfume do amor de Deus. Siga a vida, mas viva espalhando o amor que recebeu de Deus com as pessoas que cercam você.
Jovem 3: Eu quero sair daqui feliz e muito contente. Que perfume Cristo tem para mim?
Jovem 2: Ele oferece o perfume da alegria. Siga a vida, mas viva contente e agradecido pelo presente da salvação que Cristo lhe dá.
Jovem 4: Eu quero sair daqui sem mágoa, ressentimento, raiva ou sentimento de vingança. Que perfume Cristo tem para mim!
Jovem 2: Ele lhe oferece o perfume do perdão. Siga a vida, mas viva perdoando aos que ofenderam você, assim como Cristo perdoou a você.
Jovem 5: Eu quero sair daqui sem me preocupar com o dia de amanhã, pois estou estressado, irritado e sem um pingo de paciência.
Jovem 2: Ele lhe oferece o perfume da paz. Siga a vida, mas viva buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, pois as outras coisas de que você necessita, Deus lhe concederá.
Jovem 6: Eu quero sair daqui sem medo, pois vivo num mundo cheio de perigos.
Jovem 2: Ele lhe oferece o perfume da luz, a luz da sua santa Palavra. Siga a vida, mas viva orientado pela Palavra de Deus que o conduzirá com segurança para a vida eterna.
9
Narrador 1: O Natal de Jesus é o Natal do perfume, do amor, da alegria, do perdão, da paz e da luz, que somente Cristo pode nos dar.
Narrador 2: Não podemos guardar esta história só para nós. Precisamos compartilhá-las para outras pessoas que não conhecem o verdadeiro perfume do Natal. Nós fomos batizados e no Batismo nós fomos feitos filhos de Deus. Nós recebemos o perfume de Cristo e podemos espalhá-lo.
Narrador 1: Como vamos espalhá-lo?
Narrador 2: Podemos fazer isso falando do amor de Deus, podemos amar, perdoar e tratar as pessoas com carinho assim como Deus faz para nós. Podemos orar uns pelos outros. Podemos cantar e louvar a Deus. Podemos tirar mais tempo para ouvir e estudar a Palavra de Deus. A boca fala do que está cheio o coração. A Palavra de Deus vai transbordar na nossa vida, no nosso pensamento e nas nossas atitudes. Podemos ofertar para o trabalho do Reino de Deus, para que ele cresça cada vez mais. Assim o perfume de Cristo vai se espalhando.
Narrador 1: Não podemos deixar isso pra amanhã, pois poderá ser muito tarde. Cristo nasceu, cresceu e foi pregado na cruz. O sangue de Jesus nos limpa de todos os pecados e esta boa notícia que chegou até nós, Deus deseja que seja levada a todos, pois Cristo é para todos. Vamos espalhar o seu perfume agora mesmo. Vamos começar por aqui, cantando Noite Feliz.
Hino 08: Noite Feliz (HL 560)
N. 2 Uma das cenas mais comoventes de toda a Bíblia aconteceu quando o anjo Gabriel foi anunciar a Maria que ela seria a mãe do Salvador.
N. 1 O anjo lhe disse:
Anjo: Alegre-se, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está contigo!
N. 2 Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que fazer. Muito admirada ficou pensando no que ele queria dizer. Mas o anjo ainda acrescentou:
Anjo: Não tenha medo, Maria. Deus está contente com você. Você vai ficar grávida, vai ter um filho e vai pôr nele o nome de Jesus. Ele vai ser um grande homem e será chamado de o Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor vai fazê-lo rei como foi o seu antepassado Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Maria: Mas como vai ser isso, se eu não tenho relação com homem algum?
Anjo: O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado Filho de Deus.
Maria: Não posso imaginar porque Deus escolheu a mim. Mas eu sou uma serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.
N.1 Ser mãe, é uma grande benção, uma grande alegria. Mas ser a mãe do Salvador da humanidade é uma alegria incomparável, que neste mundo, só Maria pôde sentir. Diante de tanta alegria, Maria cantou:
Magnificat [ O Cântico de Maria pode ser cantado por duas ou três vozes femininas. Enquanto isto apagam-se todas as luzes e apenas uma luz é focada em direção a Maria]
Música:
N.2. Antes do nascimento do menino Jesus, o imperador romano César Augusto publicou um decreto ordenando todas os cidadãos do império a se registrarem, para que pudesse ser feita uma contagem da população. Cada um foi para sua própria cidade de origem.
N.1. José era descendente do rei Davi, que por sua vez era natural de Belém. Por isso Maria e José foram para lá para se registrarem. Maria estava grávida e lá em Belém chegou o tempo de a criança nascer.
N.2. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura. Não havia outro lugar para o Rei do Judeus, o Salvador da humanidade.
N.2. Naquela mesma região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos. O anjo do Senhor lhes apareceu e a luz gloriosa do Senhor brilhou sobre eles. Eles ficaram com muito medo. Mas o anjo lhes disse:
Anjo: Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo o Senhor. Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
N.1. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles louvavam a Deus dizendo:
Anjos: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem. N.2 Quando os anjos voltaram para o céu os pastores diziam uns aos outros
Pastores: Vamos até Belém para ver o que aconteceu, para ver aquilo que o Senhor nos contou.
N.1. Eles foram depressa e encontraram Maria e José e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham falado a respeito dele.
N.1. Quando Jesus nasceu, Herodes era rei da terra de Israel. Naquele tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente a Jerusalém e perguntaram:
Magos [entram os magos e um deles pergunta:] Onde está o menino que nasceu para ser o rei do judeus? [e um outro diz:] Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.
N.2. Eles encontraram a casa onde estavam Maria e José e o menino Jesus e ficaram muito contentes. Entraram na casa e se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram as suas caixas e lhe ofereceram presentes.
Mago 1. [entrega o ouro e diz:] Trago este ouro, pois reconheço que és o meu Rei. Com este ouro demonstro que sou um servo submisso ao Grande Rei.
Mago 2. [entrega o incenso e diz:] Trago este incenso, pois reconheço que és meu Deus e Senhor. Com este incenso demonstro que só a Deus pode-se adorar.
Mago 3. [entrega a mirra e diz:] Trago este perfume, pois reconheço que és mortal. Com este perfume demonstro que vais morrer, para sofrer pelo meu pecado e de todo mundo. Com a tua morte salvarás aquele que crê.
CRIANÇAS (vestidas de Reis Magos)
(Os três Reis entram pelo corredor da Igreja e entregam presentes aos pés da manjedoura)
BELQUIOR: Te trago ouro, ó Rei dos Reis, o metal mais nobre para ti que és da Nobreza celestial!
GASPAR: Eu te trago incenso de precioso perfume. Representa minha devoção e adoração a ti.
BALTAZAR: Mirra para ti que és eterno. Fica sempre, nosso Rei, governando o universo.
N.1.. Entre estes profetas, um dos que mais falou foi o profeta Isaias. Ele viveu por volta de 700 anos antes de Cristo. E mesmo tanto tempo antes, ele falava com tanta certeza deste Messias Salvador, como se ele já tivesse vindo no seu tempo.
Entra o profeta Isaías e diz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: o governo está sobre os seus ombros: e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário