COMO AJUDAR-SE MUTUAMENTE A CRESCER E MODIFICAR-SE
Leia Filipenses 3.12 a 14.
Deus quer que cada um cresça e modifique a fim de que cada vez mais a pessoa renda mais ao seu plano nossa vida. Casais cristãos podem se ajudar mutuamente a crescer e modificar-se num ambiente de amor e atenção. O casamento nunca pode ser estático, mas precisam crescer continuamente, enquanto vão passando pelos estágios de desenvolvimento da vida e da família. O processo de modificação e crescimento, não raro, é doloroso e o crescimento do cônjuge é impedido por causa das críticas, e censuras. Deve-se ser um esteio ao cônjuge e não desanimar o outro.
Passos para Ajudar na Modificação e no Crescimento.
- Aceite-se como Filho Exclusivo de Deus e perdoado por ele. O maior obstáculo para a modificação e crescimento da pessoa está na auto-imagem da pessoa. Quando esta auto-imagem é pobre, a pessoa tem dificuldade de aceitar-se a si mesma. Ela não se vê como uma criação especial de Deus. A pessoa critica sua habilidade, sua personalidade, sua aparência física e seus sentimentos. Por fora procura aparentar confiança, muitas vezes tem uma postura orgulhosa, mas por dentro procura em desespero aceitação e estima. Tem se medo de ser criticado e procurar ser modificado. O primeiro passo para ajudar o cônjuge crescer e modificar-se envolve auto-estima. Cada pessoa é criatura do Pai Celeste e ao mesmo um ser perdoado de suas falhas e erros por causa do Salvador Jesus. Deus valoriza o ser humano tanto que ele os aceita como sua criatura novamente em Cristo como seu filho. Assim uma crítica nunca é vista como uma desvalorização da pessoa, mas uma forma de ajudá-la a se aperfeiçoar. Saber que Deus aceita ao homem pecador e perdoa os seus erros ajuda o casal aceitar as falhas e imperfeições de seu cônjuge e perdoá-los sem deixar de amá-lo.
- Volorize seu cônjuge cada momento. Por causa de uma auto-imagem, quando ela é positiva, necessita-se valorizar o cônjuge de modo consistente e regular. A própria pessoa está livre para modificar-se e crescer. Assim pode-se, também, ajudar o companheiro encorajando-o com palavras sinceras e amorosas a modificar-se. É preciso ver os aspectos positivos do outro e não somente defeitos.
- Aprenda a importância de dizer “perdoe-me” e “eu lhe perdôo”. O Cônjuge freqüentemente não se sente inclinado a transformações porque a postura de quem corrige é de alguém superior e não de alguém que está ao seu lado e preocupado com ele. Costuma-se sempre enxergar o “argueiro no olho” do cônjuge e não se enxerga a “trave em seu próprio olho”(Mt 7.1-5). Ambos sempre teimam dizendo: “Eu estou certo, você é quem está errado”. Deus mostra ao ser humano o caminho da transformação através do processo de confissão e absolvição. Assim na vida matrimonial dizer ao outro: “Eu estou arrependido” pode produzir milagres no seu relacionamento. A confissão leva muitas vezes ao outro a também reconhecer o seus erros. Da mesma forma a frase: “Eu te perdôo” também trazem cura e aceitação.
- A pessoa que sabe que Deus a valoriza, mas que ela tem muitas coisas que precisa melhorar, e ao mesmo tempo aceita que o próximo também é ser imperfeito e com virtudes também, está pronta a começar um diálogo sério dentro do seu matrimônio para transformação de ambos para melhor. Cristo e seu amor sempre devem ser o centro da vida matrimonial e familiar.
Conclusão
Para que haja crescimento é preciso valorizar-se como criatura importante de Deus e avaliar nossas falhas procurando corrigi-las. Pela sua própria modificação incentivar o cônjuge a buscar o mesmo caminho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário