COMO DERRUBAR BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO
Leitura Bíblica: Tiago 3.2-10.
Introdução:
Cada vez mais e em maior número casais procuram aconselhamento devido os seus problemas conjugais. Estes problemas acontecem com casais recém-casados até casais casados a mais de trinta anos. Os problemas apresentados são a infidelidade, problemas financeiros, interferências de parentes, maus tratos, pressões do trabalho, desajustamento sexual etc. O maior problema, que ultrapassa todos os demais é a comunicação precária. Surgiram barreiras na comunicação e estes os impedem de resolver os demais.
Os seguintes comentários demonstram isto:
“Nós simplesmente não conseguimos conversar mais”. “Sentamos na frente do televisor e nunca falamos uma só palavra.”
“Nós costumávamos conversar durante horas sobre coisas importantes. Descobrimos coisas maravilhosas um sobre o outro. Agora só conversamos sobre tempo, a gripe das crianças e o jantar.”
“Eu não consigo me pronunciar. Tudo que ela faz é resmungar, resmungar, resmungar. Eu não agüento mais os seus gritos. Tudo que eu faço ela critica. Lembra tudo o que um dia disse e fiz de errado como argumento contra mim.”
“Ele não diz nada, quando falo das minhas mágoas e desapontamentos. Se recusa responder qualquer coisa e enterra a cabeça no jornal.”
“Nós conseguimos conversar civilizadamente, quando outras pessoas estão conosco. Quando ficamos sozinhos, estamos sempre brigando. Qualquer coisa leva a uma verdadeira ”guerra”.”
“Ele sabe me conversar com boas promessas e palavras, quando quer conseguir algo de mim. Eu sei que não é verdade. Ele não se preocupa comigo. Ele simplesmente não é sincero.”
“Não me sinto mais a vontade para conversar com ele. Quando falo sobre os meus problemas, ele sempre dá respostas rápidas que faz com que me sinta uma idiota. Acabo ficando frustada por que ele tenta ser lógico e racional em tudo. Quando me escuta parece que está fazendo o papel de psiquiatra, sendo um interessante objeto de análise que, no caso, é sempre eu mesma.”
Barreiras de Comunicação
Os comentários acima sugerem todo o tipo de barreiras de comunicação, que existem no casamento. Elas surgem e crescem ao longo do casamento e precisam de um grande esforço para serem destruídos. Tomando os exemplos acima pode se listá-los em: 1) Falta de comunicação. 2) Diálogos superficiais. 3) Resmungos e crítica constantes. 4) Tratamento silencioso. 5) Freqüentes discussões e explosões de raiva. 6) Comunicação não-sincera e palavras vazias. 7) Aproximação fria, racional e clinica.
Derrubando As Barreiras
- Fazer de uma melhor comunicação a prioridade de seu casamento. A comunicação precária é a maior causa de problemas conjugais. Deus estabeleceu esta prioridade. Este comprometimento pode ter as seguintes partes: a) Reservar um tempo diariamente para sentar-se lado a lado e conversar sem distração externa. b) Avaliar alguns de seus problemas mais comuns e fazer uma estratégia para corrigi-los ou minimizá-los.
- Aprenda a habilidade de ouvir – Especialmente na área dos sentimentos. O apóstolo Tiago diz que se deve estar “prontos para ouvir, tardios para falar”(Tg 1.19). Às vezes ouve-se pela metade. Muitas vezes a resposta vem antes do outro terminar de falar. Às vezes só se ouve os fatos e ignoram-se os sentimentos. As reações não-verbais demonstram desinteresse. Não ouvir com atenção faz com que o outro se sinta censurado, ignorado ou não amado. Ouvir com atenção exige esforço e treinamento, mas compensa o tempo e o comprometimento.
- Evitar falar sem prestar atenção, resmungando, censurando e explodindo de raiva. Muitas vezes a postura é mais importante do que o que se fala. A leitura de Tg 3.2-10 fala do poder da língua no controle do corpo. A Bíblia seguidamente fala da importância de se guardar a LÍNGUA. É preciso diminuir o falar descuidado para evitar divisões em nosso casamento.
- Fale a verdade com amor num nível sentimental. Paulo usa a frase: ”Falando a verdade com amor”(Ef 4.15).” para descrever a maturidade crescente dos membros do corpo de Cristo e a fidelidade a Cristo e sua palavra, sinceridade e amor de um em relação ao outro. Isto é também aplicável ao casamento para se derrubar as barreiras de comunicação. Quando se fala, deve-se falar a verdade e deve ser dito com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário