COMO O PLANEJAMENTO PODE AJUDAR NOSSO MATRIMÔNIO
- INTRODUÇÃO
Quando foi realizado o enlace matrimonial, quanto tempo não foi gasto para planejar o mesmo? Quanto cuidado para dar tudo certo! Tanta preocupação por umas poucas horas. Será que não ser deveria planejar outros momentos na vida matrimonial?!
- PLANO DE DEUS PARA O CASAMENTO.
Deus criou a Eva da costela de Adão (Gn 2.24). No versículo 24 enfatiza o laço justo e inseparável, que deve existir entre o marido e sua esposa. Um homem deixa pai e mãe e então se une a sua mulher. A palavra ‘unir’ significa ‘apegado como cola’. O matrimônio deve ser uma união vitalícia. Deve ser uma existência na qual os cônjuges estão ‘apegados um ao outro’. Jesus fala em ’uma só carne’(Mt 19.4-6) Esta expressão confirma o laço justo formado no matrimônio. Ela enfatiza a união e o apego um ao outro. Mais adiante Jesus declara: “Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem”. Ele salienta desta maneira, o fato de que Deus é o único que junta o homem e a mulher um ao outro.
III. COMPLETANDO SEU CÔNJUGE
Deus olha a sua criação e constata que tudo está completo, exceto o homem: Não é bom que o homem esteja só ( Gn 2.18 ). O homem é incompleto sem a mulher. O contrário também é verdade. Um dos principais propósitos do casamento é um completar o outro. A mulher completa o seu marido e marido completa sua mulher. Toda nossa vida matrimonial precisa ser um processo crescente de um completar um ao outro. Infelizmente, muitas vezes, o casal compete um com o outro em vez de se completarem mutuamente.
- O PLANEJAMENTO NO MATRIMÔNIO
Sabendo que o plano de Deus para o casamento é estar unido e completar-se mutuamente, aplicar estes critérios ao matrimônio no seu relacionamento diário é algo bastante prático. Planejamento é um esforço cooperativo com Deus. É Deus quem quer que se use a mente para fazer planos para o futuro, mas deseja que sejam colocados em suas mãos.
No planejamento devem ser levados em conta muitos fatores como a profissão, fator econômico e filhos, além de muitos outros fatores.
Ler Provérbios 16.1-3 e 9.
- CONCLUSÃO
Para que um casal possa formar uma só carne e completar-se mutuamente precisa estabelecer metas para a sua vida diária, semanal, e anual para conseguir viver uma vida harmoniosa. Em outras palavras, deve-se fazer planejamento na vida matrimonial para se conseguir viver mais unido.
ORAÇÃO FINAL
Amado Pai celestial! Te agradecemos pelas incontáveis bênçãos concedidas. Especialmente as bênçãos concedidas na vida matrimonial. Continue nos abençoando. Ilumine a cada um de nós para que cumpramos a nossa incumbência de cônjuge da melhor forma possível. Concede nos verdadeiro amor mutuo. Em nome de Jesus. Amém.
PENSAMENTO FINAL: “A melhor maneira de um pai ajudar seus filhos é amando sua mãe”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário