IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
CRISTO PARA TODOS – Compartilhando experiências da Vida Com Deus
Liturgia para o Culto do 2º Domingo Após Pentecostes
Vila Velha, 5,6 de Junho de 2010.
__________________________
ABERTURA
1 – Entrada dos Pastores
2 – Palavras de Saudação: Bem vindos à Casa de Deus. O salmista fala da excelência de estar na casa de Deus, nos seguintes termos: “ Eu amo, SENHOR, a habitação de tua casa e o lugar onde tua glória assiste” (Sl 26:8). Aqui Deus nos serve na palavra e sacramentos. Aqui nós o servimos com tudo o que ele nos deu e nos fez ser. Que todos se sintam muito bem aqui na Igreja, especialmente os que nos visitam neste dia. Hoje celebramos o 2º Domingo Após Pentecostes e nada mais propício do que meditar no poder Consolador do Espírito Santo, especialmente diante da morte e das suas ameaças, bem como diante do sentimento de perda, dor e luto que elas trazem. Vamos tomar como base as palavras de Jesus na leitura do Evangelho e meditar sobre o tema: “Não Chores!”.
3 – Hino 266
INVOCAÇÃO
P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
C.: Amém! Confiamos na tua presença entre nós, Senhor Deus Triúno.
CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO
1 – Confissão
P.: Deus é nosso refúgio e fortaleza.
C.: Socorro bem presente nas tribulações.
P.: Se dissermos que não temos pecado a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós.
C.: Mas se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de toda a injustiça.
P.: Confessemos, pois, os nossos pecados ao nosso Deus, suplicando o seu perdão. Oremos todos:
Todos: Ó Deus de toda a misericórdia, nós te confessamos que, por natureza, somos pecaminosos e impuros e que temos cometido pecado contra ti por pensamentos, palavras e ações, tanto pelo que fizemos como pelo que deixamos de fazer. Merecemos por isso a tua eterna condenação. Ó Deus, por amor de Jesus Cristo, não nos condenes. Tem misericórdia de nós. Dá-nos o teu perdão. Consola-nos com o teu Santo Espírito.
2 – Absolvição
P.: Em sua palavra, Deus nos diz: “Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã” (Is 1.18). Ele garante que nos perdoa porque e “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.7). Ele garante esse perdão a todo o que está arrependido, confia em Jesus e quer mudar de vida, com a ajuda do Espírito Santo, Consolador. Por isso, em nome e por ordem de Jesus, meu Senhor, eu anuncio o perdão total e completo de todos os seus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
C.: Canta estrofes 1,3,6 do hino 133:
Oh! Vem Espírito de amor, meu guia celestial, promessa de meu Salvador e vivo manancial.
Conforta o nosso coração; oh! Nele vem morar. Pedimos tua doação: A fé, que vai salvar.
Ao Pai rendamos o louvor, ao Salvador também, e glória ao bom Consolador, eternamente. Amém!
3 – Hino 422
DEUS FALA CONOSCO
1 – Leitura do Sl 30
P.: Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste
C.: e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.
P.: SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro,
C.: e tu me saraste.
P.: SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma;
C.: preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.
P.: Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos,
C.: e dai graças ao seu santo nome.
P.: Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira.
C.: Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.
P.: Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade:
C.: jamais serei abalado.
P.: Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha;
C.: apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado.
P.: Por ti, SENHOR, clamei,
C.: ao Senhor implorei.
P.: Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? C.: Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade?
P.: Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim;
C.: sê tu, SENHOR, o meu auxílio.
P.: Converteste o meu pranto em folguedos;
C.: tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria,
P.: para que o meu espírito te cante louvores e não se cale.
C.: SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.
Todos cantam: Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. Como era no princípio, agora é e por todo o sempre há de ser, amém! Senhor tem piedade de nós. Cristo tem piedade de nós. Senhor tem piedade de nós.
2 – Coleta do Dia: Ó Deus, Pai de toda a misericórdia e Deus de todo o conforto, que sempre estás à nossa frente e vais atrás de nós, humildemente te agradecemos pela oportunidade que nos concedes de virmos aqui à tua Casa. Tu que enxugas todas as nossas lágrimas e nos consolas, concede que possamos nos alegrar em tua graciosa presença aqui, na palavra e sacramentos, e que, por esses meios, recebamos o consolo que nos ofereces, a fim de que nossa vida se desdobre na prática de boas obras; através de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que vive contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, louvado, glorificado e adorado, pelos séculos sem fim. Amém!
3 – Leitura de 1 Rs 17.17-24
Depois disto, adoeceu o filho da mulher, da dona da casa, e a sua doença se agravou tanto, que ele morreu. Então, disse ela a Elias: Que fiz eu, ó homem de Deus? Vieste a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade e matares o meu filho? Ele lhe disse: Dá-me o teu filho; tomou-o dos braços dela, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo se hospedava, e o deitou em sua cama; então, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, também até a esta viúva, com quem me hospedo, afligiste, matando-lhe o filho? E, estendendo-se três vezes sobre o menino, clamou ao SENHOR e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que faças a alma deste menino tornar a entrar nele. O SENHOR atendeu à voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe, e lhe disse: Vê, teu filho vive. Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
4 – Leitura de Gálatas 1.11-24
Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo. Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava. E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue, nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco. Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias; e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor. Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto. Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo. Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir. E glorificavam a Deus a meu respeito.
5 – Leitura de Lc 7.11-17
Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te! Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe. Todos ficaram possuídos de temor e glorificavam a Deus, dizendo: Grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. Esta notícia a respeito dele divulgou-se por toda a Judéia e por toda a circunvizinhança.
6 – Hino – 419
7 – Mensagem
NOSSA RESPOSTA
1 – Confissão de Fé – Credo Niceno
Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das coisas visíveis como das invisíveis.
E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo da virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo reino não terá fim.
E no Espírito Santo, Senhor e doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa igreja cristã e apostólica. Confesso um só batismo pra remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém”
2 – Boas vindas aos visitantes
3 – Avisos
Cultos: Domingo, 08:00 na Paz / 09:30 em Cobilândia / 19:30 em Ataíde
Jovens: Domingo, 18:00h.
Terça-feira: Encontro teológico – Pastores do DISCA e Verdes Vales
Quinta-feira: Servas, 19:30h
Sexta-feira: Encontro de Casais, 19:30 – Tema: “Compartilhando experiências da vida a dois”
Sábado: Instrução de Confirmandos, 08:00 / Ensaio do Quarteto, 08:00 / Ensaio da Banda criados Por Cristo, 14:00 / Ensaio do Coral, 18:00 / Culto, 19:030h.
Planejamento IELB 2014: Reunião Geral das Áreas próximo dia 15. Informe-se! Participe da elaboração do nosso planejamento!
PEM: Há 25 grupos de Estudo da Palavra de Deus espalhados pela nossa cidade. Há um grupo bem pertinho de você. Veja os endereços e telefones no quadro mural. Diga como Samuel: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”.
4 – Oração Geral – aniversariantes, agradecimentos, súplicas.
5 – Ofertas – Hino 416
A SANTA CEIA
P.: O Senhor seja convosco.
C.: E com o teu Espírito.
P.: Levantai os vossos corações.
C.: Levantemo-lo ao Senhor.
P.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
C.: Assim faze-lo é digno e justo.
P.: Na Santa Ceia Deus nos dá o perdão dos nossos pecados, nos fortalece contra as tentações, nos consola na dor, no luto, na perda, nos anima com a esperança da vida eterna e fortalece a nossa comunhão com ele e com o nosso próximo. Nessa certeza e cumprimento a ordem de nosso Senhor Jesus Cristo, consagramos o pão e o vinho e recebemos o corpo e o sangue de Cristo para nosso perdão, vida e salvação.
Oremos ao nosso Deus: Ó Deus e Pai, graças te damos porque, através de Jesus Cristo, fizeste nova aliança conosco: Tu és nosso Pai e nós somos teus filhos. Por tua graça e teu amável convite, ó Senhor Jesus, é que participamos da tua Santa Ceia e recebemos o teu corpo e sangue, em, com e sob o pão e o vinho consagrados. Suplicamos que nos concedas sempre um coração arrependido e uma fé sincera, para que nunca participemos do sacramento para a nossa própria condenação. Fortalece-nos a fé, aumenta-nos o amor para com o próximo a fim de que te esperemos com fidelidade. Dá-nos, depois desta vida, a alegria de podermos nos assentar à tua mesa celestial e receber o pão eterno. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém!
Todos: Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino e o poder e a glória para sempre. Amém.
Palavras da Instituição: Nós recordamos o amor de Jesus por nós. Ele deixou-se sacrificar na cruz por nossos pecados. Porque Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
“Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo na noite em que foi traído e preso, com grande saudade, reuniu-se com os seus discípulos para a última refeição; e sabendo tudo o que ainda estava por acontecer, olhando com amor para os discípulos, tomou o pão que estava sobre a mesa, orou ao amado Deus em agradecimento. Então tomou o pão, o repartiu e deu aos discípulos, dizendo: Tomem e comam isto é o meu corpo que dado a vocês para remissão dos pecados.
E da mesma maneira tomou um cálice de vinho e após ter dado graças a Deus, repartiu, dizendo: Tomem e bebam. Isto é o meu verdadeiro sangue, sangue da nova e terna aliança, que foi derramado por todos vocês na cruz para perdão dos pecados e fortalecimento da fé.
E façam sempre isto em minha memória”. Amém!
Todos: Cordeiro divino morto pelo pecador, se compassivo. Cordeiro divino morto pelo pecador, se compassivo. Cordeiro divino morto pelo pecador, a paz concede. Amém
Distribuição dos elementos – Hinos 255, 262, 257, 260.
CONCLUSÃO
1- Oração: Gracioso Deus, nós te louvamos porque mais uma vez nos deste o privilégio de participar desse culto, no qual recebemos a absolvição dos nossos pecados, dada a nós pelo nosso pastor e a recebemos como do próprio Senhor. Também pudemos ouvir a tua palavra e participar da santa ceia. Agora, leva-nos em segurança aos nossos lares e conduze a nossa vida nessa nova semana. Ajuda-nos a sempre buscar o consolo que vem do teu Filho Jesus, a confiar nas suas promessas e na sua palavra, e viver e testemunhar essas palavras e promessas a todas as pessoas. Que as palavras de Jesus: Não chores! Sejam aqui nosso consolo e a esperança certa da vida eterna nos céus. Oramos em nome do nosso Salvador, amém!
2 - A Bênção do Senhor:
Que o Senhor esteja à tua frente, para te mostrar o caminho certo;
Que o Senhor esteja ao teu lado, para te abraçar e te proteger;
Que o Senhor esteja atrás de ti, para evitar que homens maus te armem ciladas;
Que o senhor esteja junto de ti, para te amparar quando caíres;
Que o Senhor esteja dentro de ti, para te consolar, quando estiveres triste;
Que o Senhor esteja acima de ti, para abençoar-te.
Assim te abençoe e te proteja o misericordioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Congregação: Amém! Amém! Amém!
3 - Hino final: 426
Nenhum comentário:
Postar um comentário