SERMÃO – Lc 7.11-16
Tema: Deus age e seus filhos reagem! LDH, 06.06.10
Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.
Há uma lei da Física que diz que toda ação provoca uma reação. Ela serve para muitas situações da vida humana. Por exemplo, na Copa do Mundo que se aproxima, vai ser bem diferente a reação das seleções e torcidas que ganharem e perderem, especialmente no jogo final. Outro exemplo que temos no Brasil é o horário de verão: tem gente que gosta e outros preferiam que não existisse a mudança de horário.
Jesus, com sua vida e milagres, também provocava diversas reações. Seus milagres eram demonstração da ação de Deus em seu amor, e sempre causavam reações entre os discípulos, o povo, os críticos e as pessoas diretamente beneficiadas pelos milagres. Havia reações positivas – louvor, gratidão, felicidade, mas também negativas – ingratidão, crítica, desprezo.
O Evangelho de hoje nos apresenta uma ação de Jesus e a reação das pessoas que o acompanhavam. Olhando para este texto, queremos ver hoje que Deus age e seus filhos reagem!
Dois grupos de pessoas se encontraram na entrada da cidade de Naim. Um, cheio de alegria e esperança, pois acompanhava Jesus, o Senhor da Vida. Outro, provavelmente boa parte dos moradores de Naim, vinha triste, com gente cabisbaixa e em choro, pois acompanhava o funeral de um jovem que era filho único de uma viúva.
A emoção e o sofrimento neste funeral são grandes, pois a morte do jovem envolve uma situação complicada, pois aquela mulher já havia perdido seu marido e não havia naquele tempo pensão ou aposentadoria. Agora, perdendo seu único filho, ficaria sem ter alguém para lhe ajudar a ter o sustento diário. O povo que ia com ela não tinha como compensar sua perda e diminuir sua dor.
De repente, essa multidão que lida com a dura realidade da morte, se encontra com o Autor da vida. Lucas diz: Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse: Não chore (v.13). Este “não chore” não foi uma frase vazia e automática que ouvimos ou dizemos muitas vezes em velórios ou funerais. Quando Jesus diz isso é porque Ele sabe que a situação de sofrimento vai mudar. Ele ia agir e mudar a situação daquela mãe cheia de dor.
Ele toca o caixão (naquele tempo, um escândalo), para o cortejo e fala com o morto: Moço, eu ordeno a você: Levante-se! (v.14). Diante das palavras poderosas de Jesus, que são espírito e vida (Jo 6.63), o jovem se levanta e começa a conversar, mostrando que Jesus tem poder sobre a morte. E então Jesus o entregou à mãe (v.15), para ambos cuidarem um do outro. O jovem recebeu nova vida para servir à sua querida mãe.
A ação de Jesus naquele dia causou uma reação nas multidões que podemos resumir em três palavras: temor, louvor e testemunho. Esta é também a reação que Deus espera de nós, seus filhos, diante de suas obras de amor: o temor e a adoração, que levam ao mesmo testemunho que vemos no v. 16: Deus veio salvar o seu povo. Isto nos leva à segunda parte da nossa mensagem: Deus age e seus filhos reagem!
Alguém pode dizer: hoje não acontece um milagre como aquele lá de Naim. A verdade é que os milagres de Deus acontecem aos montes em nossa vida cada dia, mas nós não percebemos isso. Nasce uma criança, as plantações brotam e crescem, o sol brilha, a chuva vem, nós comemos e bebemos, nos vestimos, temos saúde e trabalhamos e apenas pensamos que temos sorte ou que merecemos tudo isso...
Mas deveríamos sim fazer como Lutero: reconhecer que somos mendigos diante de Deus, que diária e abundantemente nos abençoa com todo tipo de bênçãos materiais e espirituais, tantas que não podemos contar.
Principalmente quando falamos da parte espiritual, precisamos lembrar que nossa situação era como a do jovem naquele caixão, como diz o apóstolo Paulo: nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus... estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência... (Ef 2.3,5). Estávamos condenados à separação eterna de Deus, como diz Isaías (59.2): são os pecados de vocês que os separam do seu Deus...
É aí que se mostra o milagre da ação de Deus em nossa vida. Primeiro, Ele nos comprou para si, não com ouro ou prata, mas com o santo e precioso sangue de Cristo. Paulo diz que em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus. Além disso, por meio do Evangelho, o ES agiu em nossas vidas, criando a fé e nos fazendo filhos e herdeiros da vida eterna com Cristo.
Em Ef 2.5 lemos que quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Também Pedro anuncia esta ação maravilhosa de Deus dizendo que antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia (1Pe 2.10).
Meus irmãos, se olhamos bem para nossa vida, devemos reconhecer que Deus agiu e ainda age maravilhosamente em nosso viver. Nos dá tudo que precisamos para viver e, especialmente, nos dá a salvação da morte e do pecado com o perdão conquistado por Cristo na cruz. O que temos que pensar agora é o seguinte: qual é a nossa reação diante das ações de amor de Deus em nossas vidas? Afinal, Deus age e seus filhos reagem!
Há gente que perde seu tempo reclamando da vida e de Deus: muitos andam desanimados, frios e até insensíveis diante das maravilhas de Deus em suas vidas. Mas o cristão, filho amado de Deus, reconhece e reage diante das bênçãos amorosas de Deus no seu viver. Deus age e seus filhos reagem! Nós reagimos com louvor, gratidão, adoração e testemunho.
A grande ação de amor de Deus por nós, entregando seu Filho para nos salvar da condenação, é o que nos motiva e move para vivermos
adorando, servindo e amando como filhos de Deus, compartilhando seu amor nos encontros com as pessoas que temos no dia a dia. Deus age nos perdoando a cada dia e nós reagimos com louvor e adoração que vão além do que fazemos aqui no culto: nós louvamos a Deus com nossa maneira de falar e agir, de viver servindo o próximo e mostrando Jesus aos outros com nossas palavras, ações e vida cheia do amor de Cristo.
Assim como Jesus transformou a vida daquele jovem e de sua mãe naquele encontro de multidões em Naim, Deus quer nos usar como seus instrumentos para transformar a vida de muitas pessoas que ainda estão mortas espiritualmente. Através de nós, Deus quer agir para que as pessoas que Ele coloca em nosso caminho nesta vida também ganhem o perdão e a vida nova que só Cristo pode dar. Desta forma Deus age e seus filhos reagem!
Que Deus continue agindo em nós através do seu ES que vem a nós na Palavra e Santa Ceia, para que a cada dia a gente reconheça suas bênçãos em nossas vidas e então tenhamos todos os dias a reação que Ele espera de nós: uma vida cheia de louvor, adoração, serviço e testemunho do seu amor! Isso porque Deus age e seus filhos reagem! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário