ADORANDO A DEUS EM CULTO PÚBLICO
Introdução:
O culto é o termômetro da vida espiritual da igreja. Se você quer saber o que uma igreja ensina, o que ela valoriza e como se relaciona com Deus, vá ao culto. Como está a vida espiritual de nossa igreja?
Deus merece e quer a nossa adoração:
O que é adoração? Significa serviço ou culto prestado, reconhecimento, valorização.
Deus é único Deus verdadeiro. Somente ele merece ser adorado e glorificado. Devemos adorar e glorificar no nome do Senhor todos os dias e em todos os lugares.
Porque devemos adorar a Deus em culto público na igreja?
Por que Deus nos criou para viver junto Dele, para adorar e glorificar o seu nome. Porque Deus é digno de honra, louvar e glória pelo que ele é e pelo que Ele fez por nós entregando por amor seu filho para morrer em nosso lugar e assim, garantir perdão e vida eterna. Por que somos membros da família de Deus (Ef 2.19). Por que Deus tem bênçãos maravilhosas para nos dar e dependemos delas para viver e ser feliz.
Uma das maiores bênçãos que Deus concede a nos seres humanos frágeis e insensatos é o fato dele permitir e querer que nos aproximemos Dele e adoremos. Mas infelizmente esta é uma dádiva que muitas vezes não valorizamos. Por isso Deus deixou o terceiro mandamento (Ex 20.8), Deus ordena ouvir e estudar sua palavra.
Nós não nos reunimos porque vai estar a banda tal, este cantor, aquele pregador ou porque vou esta ou aquela pessoa, mas porque queremos estar na presença do Senhor. Porque queremos fazer a sua vontade. Deus é o motivo principal de nos reunirmos na igreja. Deus adverte para que não deixemos de nos reunir para prestar culto a Ele. Hb 10.25
Os Atos de Adoração no culto público
Que fazemos quando nos reunimos para adorar a Deus na igreja local?
Só há duas possibilidades: Fazer o que nos agrada ou o que agrada a Deus. Os verdadeiros cristãos farão o que agrada a Deus. E o que agrada a Deus está registrado na Bíblia Sagrada.
Olhando para a Bíblia vemos o relato da vida dos primeiros cristãos que serve de modelo para a nossa vida como povo de Deus, como igreja cristã. Espelhados na adoração das igrejas locais do Novo Testamento, sabemos que adoramos a Deus quando:
1.Oramos – At 2.42; 1 Tm 2.1,8; At 12.5; 2 Co 1.11; Ef 6.18.19; Jo 15.7
2.Lemos a bíblia para edificação espiritual – Ef ; At 20.7; 1 Co 14.19
3.Celebramos a Ceia do Senhor – At 20.7; 1 Co 10.16; 1 Co 11.17-34
4.Louvamos e agradecemos a Deus – Devemos louvar a Deus porque ele é digno de todo
louvor pelo que ele é e pelo que ele fez e promete fazer. Cl 3.16; Ef 5.19
5.Ofertamos - para que a obra do Senhor confiada a sua igreja seja feita -1 Co 16.1-2; At 2.42
Destaque: Não basta estar na casa de Deus é preciso render culto a Ele. É preciso adorar a Deus em espírito e em verdade. O pai está em busca de verdadeiros adoradores. Jo 4.23,24
Como se adora a Deus em espírito e em verdade? Responda: (E) Errado (C) Certo
( ) orando e cantando louvores a Deus com alegria
( ) Cochichando ou cochilando durante o culto
( ) fazendo planos onde vai depois do culto
( ) ficando do lado de fora da igreja esperando o tempo passar
( ) Prestando atenção em sua palavra e praticando o que ela diz. Tg 1.22-25
Nós não nos reunimos porque vai estar a banda tal, este cantor, aquele pregador ou porque vou esta ou aquela pessoa, mas porque queremos estar na presença do Senhor. Porque queremos fazer a sua vontade.
“No Terceiro mandamento, Deus proíbe desprezar ou dar pouca importância à sua Palavra (Hebreus 10.25 e João 8.47). Desprezamos a Palavra de Deus quando:
- não vamos aos cultos, estudos bíblicos e outras reuniões de estudo da Bíblia;
- não a lemos e estudamos em casa;
- ouvimos a Palavra mas não prestamos atenção ao que ela diz e nem fazemos o que ela ensina;
- preferimos trabalhar, passear ou participar de diversões em vez de ir ao culto.
Para refletir: pense nas vezes que você deixou de ler ou estudar a Palavra de Deus. Peça perdão a ele e procure aproveitar as oportunidades de contato com a Palavra de Deus” ( pg 41,42, Manual de instrução Cristã – IELB)
Deus se importa com você. Ainda que você tenha desistido de viver, ser feliz e de andar com Deus por conta de seus problemas, lembro que Jesus não desistiu de você. Ele te ama mais que tudo no mundo. Ele quer abraça-lo e ajudá-lo a restaurar a fé e o espírito de adorador.
O avivamento da igreja começa pelo arrependimento, pela mudança de mente e coração. Essa mudança de mente e coração acontece quando ouvimos a palavra de Deus e o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas. E colocamos em primeiro lugar quando gostamos de ouvir, estudar e praticar sua palavra. E a pregação da palavra de Deus é o centro do culto público. Por isso o apóstolo Paulo aconselha a igreja de Cristo " Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração.” (Cl 3:16).
Conclusão:
A pessoa que ama e confia em Deus se alegra em poder ir a casa de Deus, para adorar e glorificar o seu nome. “Fiquei alegre quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Sl 122.1. Esta alegria precisa ser renovada na vida de muitos crentes. Você se alegra em poder ir à casa do Senhor?
A adoração a Deus transcende o tempo presente. Ela nos acompanhará por toda a eternidade. Somente aquele que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador e adora a Deus em espírito e em verdade herdará a vida eterna no céu, o lugar da eterna adoração. "Amém! Ao nosso Deus pertencem para sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força! Amém! Ap.7:12.
Pr. Elton Junges
Nenhum comentário:
Postar um comentário