PENTECOSTES
Juarez Borcarte – Recife, PE
2. "Estavam todos reunidos no mesmo lugar" – Pois, quando da sua Ascensão, Jesus havia dito aos seus discípulos permanecerem em Jerusalém até serem revestidos de poder do alto – não terreno!, do Espírito Santo! Eles esperaram o cumprimento da hora de Jesus. Demonstraram confiança nas suas promessas – e não se decepcionaram! Podemos confiar nas promessas de Jesus! "Os que esperam no Senhor não serão confundidos!"
3. "E apareceram, distribuídas entre eles, linguas como de fogo..." – A chegada do Espírito Santo teve este sinal visível, além do som como de ventos impetuosos: línguas como de fogo! Não se tem notícias de que este mesmo fenômeno tenha se repitido nos "outros petecostes", como no caso do derramamento dos Espírito Santo sobre os gentios em Atos 10, na casa do centurião Cornélio. O Espírito Santo age como lhe apraz – não como nós, porventura, determinarmos!
4. "... e pousou uma sobre cada um deles" – O Espírito Santo não foi SELETIVO, nem ELITISTA. Todos que estavam reunidos na casa, receberam e ficaram cheios do Espírito Santo. O O Espírito Santo não escolheu os mais dignos – segudo o conceito pentecostal. No capíritulo 1 de At, vemos que estavam reunidos ali na casa (cenáculo?!) muito mais pessoas do que os 12 apóstolos (incluindo Matias, substituto de Judas). Havia ali mulheres... 120 pessoas que elegeram Matias...
5. "Todos ficaram cheios do Espírito Santo..." – Todos que estavam ali, no grupo! Não houve aquele que ficou "cheio" pela metade! O Senhor não faz acepção de pessoas! Tudo atesta o cmprimento da promessa de Jesus e do AT. O Espírito Santo foi DOADO por Deus, POMETIDO e, agora, ENVIADO! Tudo é DOM, é GRAÇA – não mérito humano!
6. "...e passaram a falar em ouras línguas (glossais), segundo o Espírito Santo lhes concedia que falassem" – Aqui não são línguas estranhas, mas dialetos/línguas que os judeus e prosélitos falavam nas suas terras, nos seus países onde moravam. Cada um pôde ouvir as grandezas de Deus no seu próprio idioma! Não havia nenhuma promessa de Jesus ou do AT dizendo que eles falariam em OUTRAS LÍNGUAS! Mas falaram porque o Espírito Santo lhes concedeu esse dom! Ele é SENHOR da situação e age como lhe apraz! Os discípulos são servos do SENHOR! Nem sempre o falar em línguas se evidencia quando o Espírito Santo é dado a grupos em Atos – pelo menos não se menciona este fato! Falar em outras línguas, portanto, não é condição indspesável de que se tenha recebido o batismo do Espírito Santo – segundo o conceito pentecostal! Quem decide é o Espírito Santo – não eu!
7. "Como os ouvimos falar em nossa própria língua (dialéktw) as grandezas de Deus?" – Assim perguntou, perplexa, a multidão! Não eram, portanto, líguas novas nem estranhas, mas dialetos que as pessoas falavam lá nas suas terras e países fora de Jerusalém e da Terra Santa! Não houve necessidade, portanto, de íntérpretes, como no caso dos dons carismáticos, das línguas estranhas, lá em Corinto, em 1 Co, capítulos 12 a 14! Cada pessoa ali reunida, os milhares deles, pôde ouvir as grandezas de Deus, as suas maravilhas no Jesus Cristo Salvador, na sua própria língua/dialeto! O Evangelho precisa ser entendido, e nada melhor do que o escutar na própria língua! O Espírito Santo o proporcionou no Petecostes, pelo menos neste Dia! Teve fins MISSIONÁRIOS este dom, portanto! Cada pessoa ali pode voltar para a sua casa e anunciar adiante o Evangelho! Houve ali também romanos. Talvez devido a isto é qe houve cristãos em Roma logo nos primórdios do cristianismo! A missão é de Deus! O Espírito Santo guia seus servos. Somos servos do Senhor Jesus eguiados pelo seu Espírito Santo – não seus senhores!
Aliás, é isso que vemos do começo ao fim no livro de Atos. O Evangelho é pregado, o Espírito Santo está presente, e a palavra do Senhor prevalece poderosamente, contra as obras das trevas, contra a magia... As trevas ãomprevalecem contra a LUZ!
8. "Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!" – Literalmente: "De vinho novo cheio estãos!". Zombadores dos grandes feitos de Deus... sempre houve e haverá, naquela época, hoje e...
9. "Então se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nesses termos" – Pedro não havia negado Jesus três vezes, covardemente? Aqui vemos o cumprimento das palavras de Jesus em At 1.8: "Recebereis PODER ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém... até aos confins da terra"! O Espírito Santo nos fortalece para sermos testemunhas corajosas! O Senhor mesmo nos CAPACITA aos nos escolher suas testemunhas! Nisso podemos nos fiar! Em At 4, mesmo presos e ameaçados, Pedro e João disseram que "nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos"! Em At 16, Pulo e Silas louvam a Deus na cadeia em Filipos, com as costas dilaceradas pelos açoites sofridos. A nosso suficiência vem do Senhor! Ele nos ajuda e fortalece: "Não temos, eu te ajudo!"
10. "Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédo do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne... derramarei do meu Espírito, e profetizarão." Pedro diz claramente que é o cumprimento das palavras de Deus por itermédio de Joel que estão se cumprindo! Joel profetizou a cerca de 850 anos a. C. Joel profetizou, mas foi Deus que falou ATRAVÉS (dia) DELE! "Toda a carne" já dá o sentido de todas as gentes, gentios, servas, sermos, jovens, velhos... – conforme se pode atestar, pelo menos em parte, no livro de Atos! "Profetizarão" – significa, segundo J. Rotmann, anuciar a palavra de Deus, não (necessariamente) profetizar eventos futuros! Obs.: O que Joel chama de "derramarei do meu Espírito", Jesus fala em "sereis batizados com o Espírito Santo" (At 1.5), que revela que o uso da palavra "batizar" no NT tem clara conotação com "derramar" no contexto do AT! – não (somente) SUMERGIR! Pode até ser que no mundo grego "batizar" signifique "mergulhar", "sumergir", mas no MUNDO BÍBLICO...! "Últimos dias", os tempos do fim, do NT, os nossos tempos, que correm para a Consumação!
"Derramarei do meu Espírito" – Revela a ação graciosa de Deus sobre todos! Ele é autor desta obra graciosa, salvadora e ativadora de boas obras na nossa vida de filhos seus!
11. "E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" – Como invocarão se não há que pregue? A fé vem pela pregação da palavra de Cristo! (Rm 10.12-17). Obs.: "Senhor" é "IAWÉ" em Joel, no AT, e parece que se refere ao próprio Senhor Jesus Cristo aqui em Atos! Em Atos, invocando o nome do SENHOR JESUS, se é salvo!
Em Hb, não poucos textos que cita do AT, onde se usa SENHOR/IAWÉ, são aplicados ao SENHOR Jesus (Ver JESUS CRISTO É O SENHOR, Concórdia Edit.). Jesus é IAWÉ!
Sugestão homilética: (porvisório , em forma embrionária ainda!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário