O Leigo Como Sacerdote
1. Na Congregação – Na Congregação o leigo tem uma ótima oportunidade de exercer o seu sacerdócio. Alguém poderia até dizer que o pastor receber ordenado para este fim, mas é engano. (1ºPe 2.9). Isto é uma garantia de que somos capacitados para exercer o cargo a nós confiado por Jesus Cristo. Também em Mt 28.19 quando Deus nos diz "Ide"
Com isso Deus está nos dizendo que temos a capacidade de falarmos da palavra de Deus, que nós podemos liderar um grupo do PEM e convidar visinhos para falar da palavra de Deus em nossa casa. Será que estamos fazendo isso?
O leigo ainda pode ser sacerdote estando na porta da igreja no culto e convidar os visitantes para sentar-se, lhe oferecer, Hinário, Bíblia, fazer apresentações aos membros e al pastor e outros, e convida-lo para uma próxima oportunidade.
O leigo ainda é líder na diretoria, pode procurar o irmão faltoso nos culto e convida-lo fraternalmente. Pode procurar zelar pela propriedade da igreja. Estar sempre atento para ver se não está faltando nada. Ajudar a guardar os utensílios do culto. A sua presença deve ser de respeito para com as coisas de Deus (Ec 5.1, Lc 11.28). A presença constante do leigo nos cultos e nas reuniões de leigos é fundamental para o crescimento da igreja.
Também os leigos devem zelar pela pregação da palavra de Deus aqui na terra, por isso ele é responsável pelo sustento do seu guia espiritual. O maior exemplo de um cristão está no campo espiritual, demonstrando uma vida devota e piedosa, buscando sempre a paz, harmonia, e o bem estar da igreja.
2. No Lar – O leigo dentro do lar tem a maior oportunidade, e por não dizer a obrigação de praticar o seu sacerdócio com a sua esposa, com os seus filhos, com os seus familiares e seus empregados (Dt 6.7-9). Devem zelar para que seus filhos tenham a oportunidade de aprender as sagradas escrituras, assim como ele as aprendeu na infância.
Hoje é mais fácil crescer no conhecimento da palavra de Deus, porque hoje as oportunidades existem dentro da congregação, onde o pastor luta para por em prática os estudos bíblicos em grupos, departamentos e cultos. Cada Pai deve capacitar seus filhos na palavra de Deus (Como o chefe de família deve com toda simplicidade em sua casa).
É fundamental que cada pai cristão dê uma boa educação cristã a seus filhos desde a meninice, para formar novos líderes da igreja de amanhã (Pv 22.6, 15). Em que situação o seu filho se encontra: entre os que aprenderam dos pais a prática da oração e do estudo da palavra de Deus, ou entre os que nem nas refeições fazem a sua oração?
Dentro do sacerdócio no lar também não podemos esquecer da esposa, pois é juntamente com a esposa que o leigo tem a oportunidade de exercer o seu verdadeiro sacerdócio. Isto de muitas maneiras: conduta pessoal – seu testemunho. Se for a igreja, ela também vai, se fizer oração ela também faz, se ler a bíblia ela também lerá. Se a esposa vem de uma outra religião o pai deverá leva-la ao conhecimento da palavra de Deus.
Não deixe a sua esposa ir sozinha na igreja, enquanto você vai pescar, caçar, o jogar futebol. A igreja como o nosso lar é um ambiente familiar em que a família: pai, mãe e filhos se reúnem (Dt 6.9).
Comente essa afirmação: "Não mande seus filhos a igreja, leve-os"!
-
Como cada leigo pode participar do estudo bíblico em grupo? -
Quais para e educação de nossos filhos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário