Erivelton Kiefer Butzke ICSP-EST
ROMANOS 3.19-28
FESTA DA REFORMA
TEXTOS DA TRIENAL “C”
Sl 46; 1a Leitura Jr 31.31-34; 2a Leitura Rm 3.19-28; 3a Leitura Jo 8.31-36.
Os passos para Preparação de Um Sermão
A. A Exegese
- Leitura do texto no vernáculo;
RA 19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
NTLH 19 Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus.
Lei - Estamos vivendo sob a lei, pois, somos pecadores; Esta lei se refere mais para o “antigo testamento”.
Na primeira parte do livro de Romanos, algo que muito se destaca é A justiça de Deus mediante a fé.
RA 20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
NTLH 20 Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras.
(obras não justificam, ou seja,não salvam)
RA 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
NTLH 21 Mas agora Deus já mostrou que o meio pelo qual ele aceita as pessoas não tem nada a ver com a lei. A Lei de Moisés e os profetas dão testemunho do seguinte:
Pela lei e pelos profetas – Os dois principais grupos do AT
RA 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,
NTLH 22 Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas.
(o homem é justificado se crer em Jesus Cristo).
RA 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
NTLH 23 Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.
RA 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
NTLH 24 Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.
Sendo justificados – Declarados justos por Deus.
RA 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
NTLH (25 e 26) Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele. Deus quis mostrar que ele é justo. No passado ele foi paciente e não castigou as pessoas por seus pecados; mas agora, pelo sacrifício de Cristo, Deus mostra que é justo. Assim ele é justo e aceita os que crêem em Jesus.
RA 26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
Deixado impunes – perdoados.
RA 27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
NTLH 27 Será que temos motivos para ficarmos orgulhosos? De modo nenhum! E por que não? Será que é porque obedecemos à lei? Não; não é. É por que cremos em Cristo.
RA 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
NTLH 28 Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.
(para ser salvo é somente necessário ter fé, as obras são frutos da fé).
- Contexto;
O texto está colocado no mais no início do livro; depois do prefácio introdutório e ações de graças, e da frase que apresenta o tema da carta: “o evangelho com a revelação da justiça de Deus, uma justiça que só é possível experimentar mediante a fé”, ou seja, o anúncio do tema: o justo viverá por fé. A indesculpável pecaminosidade humana;
Desde o texto e um pouco adiante é dito sobre a Justificação mediante a redenção efetuada por Cristo. E assim segue falando sobre a nova vida de liberdade do justificado pela fé; a incredulidade de Israel; são feitas algumas exortações (a justificação pela fé aplicada à nova vida): em amor autêntico, em submissão às autoridades instituídas por Deus, e sem menosprezar o irmão mais fraco.
Desta forma se chega ao desfecho da obra onde têm informações sobre plano de Paulo, saudações e recomendações e doxologia final.
O texto foi escrito por Paulo, dirigido a prosélitos convertidos ao judaísmo no pentecostes e para cristãos de todas as partes do Império.
- Original;
Pela verificação feita no aparato crítico, percebemos que existem algumas diferenças, mas são de pouca significância. E não põe em dúvida a autenticidade do texto.
- Passagens paralelas;
v. 20 - Sl 143.2; Gl 2.16
v. 21 - Rm 1.17
v. 22 - At 10.40
v. 24 - Tt 3.7
v. 25 - Hb 9.5
v. 27-28 - 2Tm 1.9
- Demais textos do Domingo;
Sl 46
Deus é nosso Refúgio e fortaleza. (é uma profissão de fé no poder de Deus que está sempre presente no meio do seu povo para livra-lo de todos os perigos).
Jr 31. 31-34
Promessa divina incondicional feita à rebelde Israel que consistia no perdão de seus pecados e em escrever a lei divina “em seus corações”,. É um pacto de pura graça.
Jo 8. 31-36
“conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, esta verdade é o amor de Deus revelado em Jesus Cristo o Salvador e libertador da escravidão do pecado.
- Principais idéias associadas;
lei
justificado
justiça de Deus
fé (em Jesus Cristo)
pecadores (todos pecaram)
redenção
sangue (de Deus)
manifestação (de sua justiça)
lei da fé (nada mais)
justificado pela fé (independentes de obras da lei)
Hino 371
Principal idéia de doutrina: (conf. Augsburgo, art. IV. Justificação).
- Questões de Doutrina;
Justificação
Santificação
Escatologia
Pecado
- Pensamento Central;
“A Justificação pela fé em Jesus Cristo”
Somos justificados gratuitamente.
B. A Persuasão
- Objetivo;
Fé – para se ser salvo, precisamos crer. Crer em Jesus Cristo.
Quero que meu ouvinte, depois de ouvir a mensagem confie em Deus.
- Moléstia (Lei);
Todos somos pecadores e carecemos da glória de Deus.
Não devemos confiar em obras.
Todos pecaram.
- Meios (Evangelho);
Temos uma grande alegria. Pois, como vemos com grande evidencia no versículo 28, “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente de obras da lei”.
Específicos.
Todos pecaram justificados
Justificado pela fé não por obras da lei
- “Rumine”;
- pensar sobre todo o texto feito
- novas idéias
C. A Estruturação
- Estruture seu sermão;
Esboço
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