INSTITUTO CONCÓRDIA DE SÃO PAULO
Escola Superior de Teologia
Disciplina: Litúrgica
Prof.: Raul Blum
Aluno Laercio Knaak
LITURGIA ESPECIAL PARA O PERÍODO DE QUARESMA
1. PRELÚDIO.
2. SAUDAÇÕES: Estimados irmãos em Cristo! Chamamos bem-vindo a todos que se fazem presente neste culto de hoje, no qual celebraremos o início do período de Quaresma em que estamos nos preparando para a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. HINO.
4. INVOCAÇÃO.
Ofic.: Senhor, mostra-nos a tua misericórdia
Cong.: Concede-nos a tua salvação
O- Sacrifícios agradáveis a Deus são o Espírito quebrantado
C- Coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus.
5. CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO DOS PECADOS
A)- Confissão:
Todos: Eu, pobre pecador, confesso diante de Deus, meu Pai celestial, que cometi graves pecados, não só em forma de palavras e atos, mas principalmente em meu interior: no que diz respeito à incredulidade, dúvida, falta de ânimo, maus desejos, inveja, ódio e ciúme, que meu bom Deus conhece e eu conheço tão imperfeitamente. Estamos na Quaresma, lembramos o sacrifício redentor de nosso Senhor Jesus Cristo, com reverencia queremos contemplar este procedimento e louvar a Deus e o seu amor, com humildade. Arrependo-me sinceramente destes meus pecados e sinto a tristeza por causa deles. Confio porém na graça de Deus revelada em seu filho Jesus Cristo e suplico a ele que me conceda o seu Espírito Santo para corrigir a minha vida e viver de uma forma agradável a Deus, meu Pai celestial, amém.
B)- Absolvição:
Ofic.: Tendo, pois, confessado os vossos pecados, confiando no perdão de Deus e desejando o consolo do Espírito Santo, como ministro da palavra anuncio-vos a graça de Deus e, em nome de Jesus Cristo, perdôo todos os vosso pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, amém.
6. SALMO (do dia) - LEITURA RESPONSIVA
7. HINO.
8. ORAÇÃO
9. LEITURAS BÍBLICAS
A)- Antigo Testamento:
B)- Epístola:
C)- Evangelho:
10. CONFISSÃO DA FÉ
Todos: Ó Deus Eterno, tua palavra é lâmpada para o meu caminho e luz guiar. Nunca me esquecerei dos teus ensinamentos e te professarei por palavras e atos perante os homens, dizendo, Senhor que eu... “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso...”
11. HINO
12. MENSAGEM
13. RECOLHIMENTO DAS OFERTAS
14. ORAÇÃO GERAL
15. OFÍCIO DA SANTA CEIA
O- O Senhor seja convosco.
C- E contigo também.
O- Cristo convida: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”.
C- Graças e louvor a ti rendamos, ó Cristo.
O- Através da tua palavra e na comunhão de tua Ceia nos fazes reconhecer a nossa culpa e ao mesmo nos ofereces livramento e perdão de todos os nossos pecados.
C- Graças e louvor a ti rendamos.
O- Tu nos das cuidado e paz, pois nos unes numa só comunidade cristã que é a comunhão de todos os santos. Alegres nesta fé e encorajados na esperança, agradecemos e adoramos-te, com todos os anjos, dizendo:
C- Santo, santo, santo, é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir. Ao que está sentado no trono, e ao cordeiro, seja o louvor, a honra, a glória e o poder para sempre! Amém.
16. PAI NOSSO
17. PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO
O- “Nosso senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído tomou o pão...”.
C- A paz do Senhor seja conosco para sempre. Amém.
O- Ainda a você pergunto: Crê que sobre a forma de pão e vinho consagrados, recebes o verdadeiro corpo e o verdadeiro sangue do nosso Senhor Jesus Cristo?
C- Sim, creio.
O- Quer participar deste ato sagrado?
C- Sim, quero.
O- Que Deus o fortaleça nesta fé e o ajude a receber dignamente a Santa Ceia, para que por ela seja fortalecida a sua fé no perdão dos pecados, seu amor a Deus e ao próximo seja aumentado e se firme a sua esperança na vida eterna.
18. DISTRIBUIÇÃO DA SANTA CEIA
(Durante a distribuição serão cantados os hinos...).
19. BÊNÇÃO
O- Irmãos, vocês saíram do mundo e vieram ao templo do Senhor para o adorar. Voltem ao mundo para o servir. Que voltem em paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário