Mensagem para São Vicente – 10/10/99
Uma Nova Forma de testemunho – O plano da Salvação através de Cristo
Ilustração
Introdução: Vocês podem achar estranho, pois esta folha não tem nada. Mas vamos fazer de conta que esta folha representa nossa vida. Nossa vida é um presente de Deus. E cada um de nós preenche a sua vida como quer. Mas, o que de fato dá sentido à nossa vida?
Um grande estudioso da Bíblia, que viveu muito tempo atrás, disse: “ O homem só encontra paz quando encontra Deus.” Isto é, só se tem um verdadeiro sentido na vida quando encontramos a Deus.
Mas, quem é Deus? Todos acreditam, de uma ou outra forma, que existe um Deus. Não há civilização que não acredite num ser superior. No entanto, nem todos sabem quem é o Deus verdadeiro. E para nós cristãos, quem é o Deus verdadeiro?
1º Passo- Dobrar a folha em Triângulo: A Bíblia nos ensina que Deus é um ser Triúno – Pai; Filho (que é Jesus); Espírito Santo, a trindade sendo então representado pelo triângulo. Também aprendemos que Deus é amor, que Ele nos ama, e que é um Pai misericordioso.
2º Passo – CASA: E este Pai misericordioso nos deu uma casa. Trata-se do Paraíso, Deus havia providenciado tudo para que o homem vivesse aqui na terra.
Sim, era a Terra em que vivemos. Mas era uma Terra em que tudo era perfeito, bonito, sem maldade, como lemos em Gn 1.31: E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. Essa terra era o Paraíso.
No paraíso Deus também criou o homem e a mulher para tomarem conta de tudo o que Ele tinha criado. ¿Mas o que aconteceu no Paraíso com Adão e Eva? A resposta é: A queda em pecado. O diabo conseguiu com que a mulher e o homem comessem da fruta que Deus havia proibido que eles comessem. A consequência dessa desobediência é que o pecado fechou as portas da casa para Adão e Eva. Eles foram expulsos do Paraíso. Portanto o homem pecou e foi expulso do paraíso.
A Bíblia nos ensina que nós não guardamos as leis de Deus, que constantemente as desobedecemos, como lemos em Rm 3: 10-12: “Não há ninguém justo, ninguém que tenha juízo; não há quem adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam, não há mais ninguém que faça o bem, não há mais ninguém mesmo”.
E nós muitas vezes pensamos que não somos pecadores porque não fazemos coisas grosseiras. Mas a Bíblia nos diz que, quando deixamos de orar, de ir à igreja, que isto também é pecado.
Pelo fato de nós sermos pecadores, nós não podemos salvar –nos a nós mesmos, não conseguimos por nossas próprias forças, um lugar no céu. Nós não conseguimos merecer a vida eterna fazendo boas obras. A Bíblia diz em Tito 3:5 : “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou” e também em Efésios 2: 8-9: “Pela graça sois salvos, mediante a fé, não por obras, para que ninguém se glorie”.
Por melhor que alguém possa parecer diante dos olhos dos homens, diante de Deus ele é pecador.
3° Passo: A Casa rasga ao meio - (Rasgar o papel): Através desta desobediência fomos separados de Deus. Através dos nossos pecados somos separados completamente de Deus. Lemos em Is 59.2: Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que Ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. (BLH)
¿E agora, será que estaremos perdidos para sempre, sem nenhuma maneira de nos juntarmos a Deus novamente? Não. Realmente vemos que o nosso Deus é um verdadeiro Deus de amor, que não nos abandona. Deus tem uma forma, um caminho para nos livrar dos pecados, que fecham a porta do céu para nós. Ele teve tanto amor por nós, que enviou o seu único Filho para nos reconciliar, juntar novamente a ele
4° Passo - Abrir a cruz: Jesus Cristo é a resposta de Deus para nós. Encontramos as palavras de Jesus em João 14:6: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Deus, através de Cristo, assumiu o nosso lugar para pagar a nossa dívida diante Dele e assim nos garantir um lugar no céu. ¿Como ele fez isso ? Através de sua morte e ressurreição.
Cabe a nós, como instrumentos nas mãos de Deus, anunciarmos esta mensagem consoladora às pessoas do mundo, mostrando que através da cruz de Cristo temos salvação porque como lemos no evangelho de Mc O próprio filho do homem (Jesus) não veio para ser servido , mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário