ANÁLISE DE PAULO SOBRE A SANTA CEIA EM 1CO 11.23ss

Análise de Paulo sobre a Santa Ceia no texto de 1Co 11.23ss.  OS. 4 (pp. 346-367)
        
Contexto histórico
Este texto foi escrito por Lutero no ano de 1520, na época em que ele já estava com uma posição bem firme em relação ao Sacramento do Altar. Isso aconteceu após ter compreendido melhor a Santa Ceia, quando escreveu a obra “Do cativeiro babilônico da Igreja”, confrontando a doutrina tradicional católica. Mas nem todos os adeptos da Reforma, entenderam a Santa Ceia assim como Lutero. E foi justamente para combater os ensinos destes que Lutero escreveu este artigo especial, dando ênfase no ensino dos evangelistas e do apóstolo Paulo.

        O Ensino de Paulo
        Segundo Lutero, Paulo é o verdadeiro mestre e apóstolo enviado a nós “pagãos”. Porque ele fala de maneira franca quando diz: “Tomai, comei, isto é meu corpo que é partido por vós”. Desse modo ele dá ênfase nos vocábulos “isto” e “meu”, nos mostrando assim de maneira clara, a presença real do corpo de Cristo na Santa Ceia.
        Sobre as palavras “que é partido por vós”, alguns interpretam como a morte de Cristo, seu corpo partido por seus sofrimentos na cruz. Mas Lutero afirma que o “partir” aqui é especialmente usado em relação ao pão e ao comer, e significa fazer em pedaços ou distribuir. E ainda reforça sua tese dizendo: o corpo de Cristo não foi partido e feito em pedaços na cruz.
        “Este cálice, a nova aliança, está em meu sangue”. Alguns teimaram em dizer que a nova aliança consiste no cálice. Quando perguntados se todos os cálices vazios ou cheios são sinal da nova aliança, respondem: só o cálice de vinho servido é um sinal da nova aliança, etc.
        “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, deveis anunciar a morte do Senhor, até que ele venha”.  (1Co 11.26)
        Aqui é possível afirmar que o cálice não pode ser compreendido como objeto, utensílio, mas é antes de tudo a bebida que se encontra dentro dele, a saber, vinho. Como Lutero diz: os fanáticos se atêm às palavras de Paulo, onde ele fala pão e cálice, não se reportando ao que já havia dito antes, que o pão é o corpo de Cristo e o vinho é seu sangue.
        “Aquele que comer o pão indignamente ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor.” (1Co 11.27)
        Os fanáticos, como Lutero chama os que não aceitam pão e vinho como verdadeiro corpo e sangue de Cristo, e sim apenas como sinal de forma figurada. Neste texto querem dizer que o pão é qualquer pão e que não tem nada a ver com o corpo de Cristo. Mas sabemos que neste texto, Paulo fala especificamente aos coríntios, advertindo-os, pois ao se reunirem para a Ceia do Senhor, o faziam de forma indigna por não esperarem uns pelos outros, ao passo de deixarem alguns irmãos sem nada da Ceia. O pecado deles estava no comer e querer satisfazer apenas sua própria barriga.
        “O homem se examine a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice”. (1 Co 11.28)
Paulo aqui usa as palavras pão e cálice, mas qualquer pessoa que disser ser estes, simples pão e cálice, interpreta de forma errônea a passagem. Pois como sabemos, estas palavras estão escritas dentro de um texto, e sendo assim devemos observar todo o contexto em que estão relacionadas e não retirá-las do todo. Pois quem quer que o faça, cairá em terrível engano.
“Quem comer e beber indignamente come e bebe juízo para si, como quem não discerne o corpo do Senhor” (1 Co 11.29)
Segundo Lutero este texto é conclusivo, e ainda diz comer indignamente e não discernir o corpo de Cristo é a mesma coisa. E prossegue, quem não considera os elementos da Ceia, corpo de Cristo e lida com eles como se não o fosse, não o discerne como tal .
Temos ainda outro texto onde está escrito: “O cálice da bênção que abençoamos, não é ele a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é ele a comunhão do corpo de Cristo?” (1Co 10.16)
Conforme Lutero, este texto não deixa dúvida de que o pão que Paulo fala é o corpo de Cristo e mais, é o mesmo que é partido e comido entre os irmãos, na Ceia.
Existe uma interpretação maravilhosa, sem rodeios para este texto. “Devemos observar aqui que se fala do pão material que é partido na Santa Ceia entre os irmãos. Logo em seguida Paulo escreve: “Todos nós temos parte de um mesmo pão e de um mesmo cálice, somos um corpo” (1Co 10.17). Aqui ele assegura que a comunhão do corpo de Cristo é o desfrutar do corpo de Cristo, como um bem comum distribuído entre muitos, e isto está bem claro. Este pão também é distribuído aos indignos. Mas estes, não desfrutam dele espiritualmente por não terem fé. Aqui aparecem os entusiastas, que querem distorcer a palavra “comunhão”, e dizem que esta é a comunhão espiritual e existente somente entre os piedosos, sinalizada por uma  figurada. Com isto eles mostram que não entenderam as palavras do apóstolo Paulo.
Lutero escreveu: “Pois, ainda que fosse um turco, judeu ou pagão, sem qualquer apreço pela fé cristã, mas ouvisse ou lesse esses textos sobre o Sacramento, teria que dizer: Na verdade, eu não acredito na doutrina dos cristãos, mas isso tenho que admitir: se quiserem ser cristãos e seguir sua doutrina, então devem crer que o corpo e o sangue de Cristo é comido e bebido fisicamente na Santa Ceia.”
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO: TEOLOGIA
DISCIPLINA: Seminário de Teologia em Lutero
            PROF: Paulo Wille Buss
ALUNO: Geomar Martins

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EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. 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SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA DE PÁSCOA LITURGIA DE TRANSFIGURAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCAS P. GRAFFUNDER LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. 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LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR KLEMANN VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. 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