A DOUTRINA DE CRISTO
Relação entre graça e cristologia = A graça veio através de Cristo
Heresias que surgiram com respeito à divindade de Cristo
Subordinacionismo = Jesus é um Deus inferior ao pai.
Patripassionismo = dizem que o Pai também sofreu na cruz, o que nega um pouco a divindade de Cristo
Quenoticismo: Nega a verdadeira divindade de Cristo.
Heresias que surgiram quanto a natureza humana de Cristo.
Docetismo = dizem que Cristo apenas parecia ser homem.
Arianos: Negação da alma humana de Cristo. Falam que Cristo é um semi-Deus
Apolinário = diz que a humanidade de Cristo ficaria um pouco imperfeita, negava Cristo como verdadeiro homem.
Nestório = Cristo é verdadeiro homem e verdadeiro Deus, mas não há ligação entre as 2 naturezas.
Eutiques = diz que a natureza divina de Cristo é muito mais importante do que a humana. Ensinava uma doutrina chamada monofisismo = Cristo tem apenas uma natureza.
Monoteletismo = Cristo tem 2 naturezas, mas tem apenas 1 vontade, negava a vontade Humana.
Gnosticismo: Negava o nascimento humano
Tricotomia = o homem é dividido em corpo, alma e espírito (nós acreditamos em dicotomia = o homem é dividido em corpo e alma/espírito; para nós a divisão espírito/alma não é muito significativa).
Os 3 assuntos da cristologia
· Pessoa = Quem é Cristo? Verdadeiro homem e Deus.
· Estado = Etapas da vida de Cristo: antes da encarnação, humilhação, exaltação.
· Ofício (obra: para que veio Cristo?) = Rei, profeta, sacerdote.
O Credo Apostólico não tinha muita base para combater os erros de cristologia, já o Credo Niceno foi melhor desenvolvido e afirma melhor a cristologia e a trindade.
Vontades de Cristo = Vontade humana e divina (ex.: segundo a vontade humana, Cristo não queria sofrer e morrer, mas a divina sabia que era necessário; a vontade humana de Cristo tem fome, sede...).
Deus tornou-se carne = a humanidade está assumida; Deus ficou Deus e assumiu a natureza humana.
Cristo tem uma unidade de pessoa e não uma confusão entre as naturezas.
Uniões:
· Unio geralis = todos os homens têm uma certa união com Deus, pois Deus criou todo mundo.
· Unio mystica = união do crente com Deus.
· Unio sacramentalis = Santa Ceia.
· União entre o corpo e alma
· União hypostatica ou pessoal = união das 2 naturezas de Cristo.
A Bíblia chama Cristo de Deus (1 Jo 5.20). Provas de que Cristo é Deus:
· É chamado de Deus.
· Tem os atributos de Deus.
· Cristo faz as obras de Deus, criação, ressurreição dos mortos.
· A Bíblia diz que devemos adorar a Cristo (Fp 2.9).
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Cristologia Moderna. Dois tipos de cristologia:
· De cima para baixo = Esta é a nossa cristologia. Tudo começa com Deus.
· De baixo para cima = Começa com o homem Cristo. Esta cristologia não aceita, antes de começar, que Cristo é Deus (Jesusologia).
DOUTRINA DA NATUREZA HUMANA DE CRISTO
Traços peculiares da natureza humana de Cristo:
· Cristo não pecou = Müller: não havia possibilidade de Cristo ter pecado, mas Cristo lutou contra as tentações. A morte de Cristo não era necessária para Ele, mas para nós. Resgate por todos através da morte. Satisfactio vicaria = satisfação vicária (1 Tm 2.6).
· O nascimento original? de Cristo.
Cristo tinha necessidades humanas, era chamado de homem, possuía descendência.
O proto-evangelho = Gn 3.15 (descendência da cobra e descendente da mulher)
União pessoal de Cristo nas naturezas de cristo
União hipostática = união pessoal de Cristo das naturezas de Cristo.
Actus unionis = ato da união.
Status unionis = estado da união.
Rm 5.10 = Prova a continuação da união pessoal de Cristo, a encarnação. Mesmo quando Cristo morreu, as naturezas não se separaram.
Há uma semelhança entre corpo + alma e união pessoal. O corpo é comparado a natureza humana e a alma é comparada a natureza divina, mas esta união é mais profunda do que a do corpo com a alma.
Após a encarnação, as naturezas de Cristo sempre estão juntas. Onde uma está, a outra também está (os Calvinistas não concordam com isto). Objeção Calvinista = o finito não é capaz de reter o infinito.
Comunicação dos atributos.
3 gêneros:
· Genus idiomaticum = todos os atributos divinos e todos o atributos humanos podem ser encontrados em Jesus. É uma apropiação
· Genus majestaticum (calvinistas e católicos negam) = fala dos atributos divinos comunicados à natureza humana.
· Genus apotelesmaticum = aqueles que conduzem à obra redentora de Cristo. È como se fosse compartilhar os atos entre as naturezas
A comunhão das naturezas = Mt 11.27; Jo 13.3
1 Jo 1.7 = os 3 gêneros estão presentes:
· Sangue = Filho (apropriação) = idiomaticum
· Sangue purifica (comunicação) = majestaticum
· A colaboração das duas naturezas = apotelesmaticum
Onipresença da natureza humana de Cristo:
· Local = em qualquer lugar.
· Ilocal = Jo 20.19 = podia sumir e aparecer a qualquer hora.
· Universal = Mt 28.20 = Cristo está em toda parte conosco com natureza divina e humana. Ex.: presença sacramental (Santa Ceia).
Ef 4.8-10 = afirma a onipresença de Cristo.
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