google-site-verification: googlec10144b215428d59.html google.com, pub-5528649706655120, DIRECT, f08c47fec0942fa0 |||=|||===||| DEUS CRIOU O MUNDO!!(Gn 1.1) -----

Pesquisar este blog

GENESIS 12.1-9


 Gên 12: 1-3. 
A vida de Abraão, de sua chamada para sua morte, consiste em quatro fases, do início de cada um dos quais é marcado por uma revelação divina de importância suficiente para constituir uma época distinta. A primeira fase (Gen 12-14) começa com sua chamada e remoção de Canaã. o segundo (Gen 15-16), com a promessa de um herdeiro linear e a celebração de um convênio; o terceiro (Gen 17-21), com o estabelecimento do Convênio, acompanhado por uma mudança em seu nome e a nomeação do sinal de Aliança da circuncisão. o quarto (Gen 22-25:11), com a tentação de Abraão para atestar e aperfeiçoar sua vida de fé. Todas as revelações feitas a ele procedem de Jeová. e o nome de Jeová é empregada durante toda a vida do pai dos fiéis, Elohim sendo usado apenas onde Jehovah, de seu significado, seria totalmente inaplicável, ou a qualquer preço menos adequado.
(Nota: A hipótese, de que a história é composta de documentos Jehovistic e Elohistic, só pode ser mantida por aqueles que entendem que o sentido distintivo desses dois nomes e arbitrariamente retiradas Jehovah em Gen_27:1, devido a uma determinação errônea da relação em que שַׁדַּי אֵל encontra-se יהוה.)
Gen_12:1-3 a chamada. - A palavra de Jehovah, pelo qual foi chamado de Abrão, continha um comando e uma promessa. Abram foi deixar tudo - seu país, sua kindred (consulte Gen_43:7) e a casa de seu pai - e a seguir o Senhor na terra que ele iria mostrar-lhe. Assim, ele foi a confiar inteiramente para a orientação de Deus e a seguir sempre que ele poderia levá-lo. Mas como ele entrou em consequência da presente convocação divina na terra de Canaã (Gen_12:5), devemos supor que Deus lhe deram, o primeiro um anúncio marca o seu distinto, se não da própria terra, pelo menos da direção foi tomar. Que Canaã seria a seu destino, foi sem dúvida fez conhecido como uma questão de segurança na revelação que ele recebeu após sua chegada lá (Gen_12:7). -Para, assim, renunciando e negando todos os laços naturais, o Senhor deu-lhe a inconcebivelmente grande promessa, "de TI, farei uma grande nação; e vou te abençoe e fazer o teu nome grande; e serás uma bênção." Os quatro membros desta promessa não devem ser divididos em dois membros paralelos, no qual caso o athnach estaria no lugar errado; mas devem ser considerados como um clímax ascendente, expressar quatro elementos da salvação prometeu a Abrão, a última das quais é ainda mais expandida em Gen_12:3. Colocando o athnach em שְׁמֶךָ  quarto membro é marcado como um recurso novo e independente adicionado para os outros três. Os quatro elementos distintos são - 1. aumentar em inúmeras pessoas. 2. uma bênção, que é dizer, material e prosperidade espiritual. 3. a exaltação do seu nome, ou seja, a elevação de Abram para honra e glória. 4. sua nomeação para ser o possuidor e dispensador da bênção. Abram foi não só para receber bênçãos, mas para ser uma bênção. não apenas para ser abençoado por Deus, mas para tornar-se uma bênção, ou o meio de bênção, para os outros. A bênção, como mostra claramente a definição mais minuciosa da expressão "ser uma bênção" em Gen_12:3 , foi doravante acompanhar o ritmo como foi Abram-se, para que (1) a bênção e maldição dos homens foram a depender inteiramente sua atitude para com elee (2) todas as famílias da terra eram para ser abençoado nele. קִלֵּל, lit., tratar como luz ou pouco, a desprezar, denota "blasfemo xingando de um homem;" אָרַר "judicial xingando de Deus." Aparece significativo, no entanto, "que o plural é usado em relação à bênção e o singular só em relação à maldição; Grace espera que haverá muitos abençoe, e que apenas um indivíduo aqui e ali irá processar não bênção de bênção e maldição para maldição."- Gen_12:3 b, Abram, uma, é feita uma bênção para todos. Na palavra בְּךָ o significado primário de ב, in, não é para ser dado acima, embora o sentido instrumental, através de, não deve ser excluído. Abrão não foi apenas para se tornar um mediador, mas a fonte de bênção para todos. A expressão "todas as famílias da terra" aponta para a divisão de uma família em muitos (Gen_10:5, Gen_10:20, Gen_10:31) e a palavra הָאֲדָמָה a maldição pronunciada cima da Terra (Gen_3:17). A bênção de Abraão foi mais uma vez unir as famílias divididas e alterar a maldição, pronuncia-se sobre a terra de pecado, em uma bênção para toda a raça humana. Esta palavra conclusiva é composto de todas as Nações e vezes e condensa-se, como disse Baumgarten , a plenitude toda do advogado divina para a salvação dos homens para a chamada de Abrão. Tudo ainda mais promete, portanto, não só para os patriarcas, mas também a Israel, eram meramente expansões e definições mais perto da salvação realizadas para a raça humana inteira na primeira promessa. Até mesmo a garantia, que Abram recebido após a sua entrada em Canaã (Gen_12:6), foi implicitamente contida nesta primeira promessa; uma vez que uma grande nação não poderia ser concebida de, sem um país próprio.
Essa promessa foi renovada a Abram em diversas ocasiões: primeiro após sua separação de lote (Gen_13:14-16), ocasião em que, no entanto, a "bênção" não foi mencionada, porque não necessárias para a conexão e os dois elementos apenas, saber, o numerosas aumento de sua semente, e a posse da terra de Canaã, foram asseguradas a ele e a sua semente e que "para sempre"; em segundo lugar, no Gen_18:18 um pouco mais casualmente, como uma razão para o sigilo em que Jeová explicou-lhe o segredo de seu governo. e por último, nos dois pontos de viragem principais de sua vida, onde a promessa toda foi confirmada com a maior solenidade, nomeadamente, no 17. Gen no início do estabelecimento do Pacto feito com ele, onde "vou fazer de TI uma grande nação" foi aumentada em "vou fazer das Nações de TIe reis devem sair de TI, "e seu ser uma bênção era mais totalmente definido como o estabelecimento de um Pacto, na medida em que Jeová seria Deus a ele e a sua posteridade (Gen_11:3.) e na Gen 22 após a comprovação da sua fé e obediência, mesmo para o sacrifício do seu filho unigênito, onde o aumento inumerável de sua semente e a benção para passar para todas as Nações foram garantidas por um juramento. A mesma promessa foi renovada depois de Isaac, com uma alusão distinta para o juramento (Gen_26:3-4) e novamente Jacob, ambos em seu vôo de Canaã por medo de Esaú (Gen_28:13-14) e no seu regresso acorram (Gen_35:11-12). No caso destas renovações, é só no Gen_28:14 que a última expressão, "todas as famílias de Adamah," é repetida verbatim, embora com a cláusula adicional "e em tua semente;" em outras passagens "todas as Nações da terra" são mencionados, a ligação familiar está sendo deixado fora da vista, e o carácter nacional da bênção ser posto em destaque especial. Em duas instâncias também, em vez da Niphal נִרְכוּ encontramos o Hithpael הִתְבָּרֲכוּ. Esta mudança de conjugação de maneira nenhuma prova que o Niphal deve ser tomada no seu sentido original reflexivo. O Hithpael sem dúvida tem o significado "para desejar um é self abençoado" (Deu_29:19), com ב da pessoa de quem a bênção é procurado (Isa_65:16; Jer_4:2), ou cuja bênção é desejado (Gen_48:20). Mas o Niphal נִבְרַךְ tem apenas o signification passiva "para ser abençoado." E a promessa não somente significava que todas as famílias da terra desejaria para a bênção que Abram possuía, mas que eles realmente receberia esta bênção em Abrão e sua semente. A explicação "wish-se abençoado" o ponto da promessa é quebrado; e não é só sua conexão com a profecia de Noé habitação do Japhet respeitando as tendas de Shem esquecida e o paralelo entre a bênção em todas as famílias da terra e a maldição pronuncia-se sobre a terra depois do dilúvio, destruído, mas a participação real de todas as Nações da terra nesta bênção é processado duvidoso, e a aplicação desta promessa por Peter (Act_3:25) e Paul (Gal_3:8) para todas as Nações, é deixada sem qualquer empresa de base das Escrituras. Ao mesmo tempo, nós não deve atribuir uma significação passiva por conta para o Hithpael em Gen_22:18 e Gen_24:4. Estas proeminência passagens é dada para a atitude subjetiva das Nações para a bênção de Abraão-em outras palavras, para o fato de que as Nações desejaria a bênção prometeu-lhes em Abraão e sua semente.
Gên 12: 4-5. 
Remoção para Canaã. - Abram alegremente seguiu a chamada do Senhor e "partiu como o senhor tinha falado com ele". Ele tinha então 75 anos de idade. Sua idade é dada, porque um novo período na história da humanidade começou com o seu êxodo. Após esta breve nota lá segue uma conta mais circunstancial, em Gen_12:5, o facto de que ele deixou Haran com sua esposa, com muito, e com tudo o que eles possuíam de agentes e de gado, Considerando que terá permaneceu em Haran (cf. Gen_11:31). עָשׂוּ אֲשֶׁר הַנֶּפֶשׁ não são as almas que eles tinham gerado, mas o macho e fêmea os escravos que Abram e Monte tinha adquirido.
Gên 12: 6 
Em sua chegada em Canaã, "Abram passado através da terra para o lugar de Sichem:" ou seja, o lugar onde Sichem, Nablus presentes, depois ficava, entre Ebal e Gerizim, no coração da terra. "Para o terebinto (ou, de acordo com Deu_11:30, os terebinths) de Moré:" אֵלֹון אֵיל (Gen_14:6) e אֵילָה são o terebinto, אַלֹּון e אַלָּה o carvalho. Embora em muitas edições e MSS אַלֹּון e אֵלֹון são trocados em Jos_19:33 e Jdg_4:11, porque o apontando em uma destas passagens é impreciso, ou porque a própria palavra era incerta, como o oaks sempre-verde e terebinths lembram um outro na cor de sua folhagem e sua casca fissurada sombre grey. - O aviso de que "os cananeus eram então na terra"não aponte para uma data post-Mosaic, quando foram extintos os cananeus. Por isso não significa que os cananeus eram então ainda na terra, mas refere-se à promessa que segue, que Deus dará nesta terra para as sementes de Abrão (Gen_12:7) e apenas os Estados que tinha vindo a terra em que Abram não era desabitada e sem dono; para que Abram não poderia considerá-la ao mesmo tempo como seu próprio e continuar a tomar posse dela, mas poderia apenas wander na fé como em terra estrangeira (Heb_11:9).
Gên 12: 7 
Aqui no Sichem Jehovah lhe apareceu e garantiu-lhe a posse da terra de Canaã para seus descendentes. A garantia foi feita por meio de uma aparência de Jehovah, como um sinal de que esta terra foi doravante a ser palco de manifestação de Jeová. Abram entendido isso, "e lá builded ele um altar de Jehovah, que lhe apareceu," para tornar o solo que foi hallowed pela aparição de Deus um lugar para a adoração do Deus que lhe apareceram.
Gên 12: 8-9 
Ele fez isso também nas montanhas, para que ele provavelmente removido para proteger o pasto necessário para seus bandos, depois que ele tinha armou sua tenda lá. "a oeste de Bethel e leste de Ai," ou seja, num local com Ai para o leste e o Bethel a oeste. O nome de Betel ocorre aqui proleptically: no momento referido, ainda era chamado Luz (Gen_28:19); seu nome atual se Beitin (Robinsonda Palestina). A uma distância de cerca de cinco milhas a leste foi Ai, ruínas de que estão ainda a ser visto, que leva o nome de Medinet Gai (Erdkunde da Ritter). As palavras "chamado após o nome do Senhor," ver Gen_4:26. Desde este ponto Abram prosseguiu lentamente para o Negeb, ou seja, para o Distrito Sul de Canaã para o deserto da Arábia (vid., Gen_20:1).

Nenhum comentário:

Marcadores

1 CO 1.18-25 1 CO 12.2 1 CO 15.20-28 1 CO 15.50-58 1 CO 2.1-5 1 CO 6.12-20 1 CO2.6-13 1 CORÍNTIOS 1 CR 28.20 1 JO 1 JO 1.1-10 1 JO 4.7-10 1 PE 1.13-21 1 PE 1.17-25 1 PE 1.3-9 1 PE 2.1-10 1 PE 2.18-25 1 PE 2.19-25 1 PE 2.4-10 1 PE 3.13-22 1 PE 3.15-22 1 PE 3.18-20 1 PE 4.12-17 1 PE 5.6-11 1 PEDRO 1 RS 19.4-8 1 RS 8.22-23 1 SM 1 1 SM 2 1 SM 28.1-25 1 SM 3 1 SM 3.1-10 1 TIMÓTEO 1 TM 1.12-17 1 Tm 2.1-15 1 TM 3.1-7 1 TS 1.5B-10 10 PENTECOSTES 13-25 13° APÓS PENTECOSTES 14° DOMINGO APÓS PENTECOSTES 15 ANOS 16-18 17 17º 17º PENTECOSTES 1CO 11.23 1CO 16 1º ARTIGO 1º MANDAMENTO 1PE 1PE 3 1RS 17.17-24 1RS 19.9B-21 2 CO 12.7-10 2 CO 5.1-10 2 CO 5.14-20 2 CORINTIOS 2 PE 1.16-21 2 PE 3.8-14 2 PENTECOSTES 2 TM 1.1-14 2 TM 1.3-14 2 TM 2.8-13 2 TM 3.1-5 2 TM 3.14-4.5 2 TM 4.6-8 2 TS 3.6-13 2° EPIFANIA 2° QUARESMA 20º PENTECOSTES 24º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 25º DOMINGO PENTECOSTES 27-30 2CO 8 2º ADVENTO 2º ARTIGO 2º DOMINGO DE PÁSCOA 2TM 1 2TM 3 3 3 PENTECOSTES 3º ARTIGO 3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 3º DOMINGO DE PÁSCOA 3º DOMINGO NO ADVENTO 4 PENTECOSTES 41-43 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 4º DOMINGO DE PENTECOSTES 4º FEIRA DE CINZAS 5 MINUTOS COM JESUS 5° APÓS EPIFANIA 500 ANOS 5MINUTOS 5º DOMINGO DE PENTECOSTES 5º EPIFANIA 5º PENTECOSTES 6º MANDAMENTO 7 ESTRELAS Abiel ABORTO ABSOLVIÇÃO ACAMPAMENTO AÇÃO DE GRAÇA ACIDENTE ACIR RAYMANN ACONSELHAMENTO ACONSELHAMENTO PASTORAL ACRÓSTICO ADALMIR WACHHOLz ADELAR BORTH ADELAR MUNIEWEG ADEMAR VORPAGEL ADMINISTRAÇÃO ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS ADVENTISTA ADVENTO ADVERSIDADES AGENDA AIDS AILTON J. MULLER AIRTON SCHUNKE AJUDAR ALBERTO DE MATTOS ALCEU PENNING ALCOOLISMO ALEGRIA ALEMÃO ÁLISTER PIEPER ALTAR ALTO ALEGRE AM 8.4-14 AMASIADO AMBIÇÃO AMIGO AMIZADE AMOR André ANDRÉ DOS S. DREHER ANDRÉ L. KLEIN ANIVERSARIANTES ANIVERSÁRIO ANJOS ANO NOVO ANSELMO E. GRAFF ANTHONY HOEKEMA ANTIGO TESTAMENTO ANTINOMISTAS AP 1 AP 2 AP 22 AP 22.12-17 AP 3 APOCALIPSE APOLOGIA APONTAMENTOS APOSTILA ARNILDO MÜNCHOW ARNILDO SCHNEIDER ARNO ELICKER ARNO SCHNEUMANN ARREBATAMENTO ARREPENDIMENTO ARTHUR D. BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BAIXO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRALTO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURA PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS SOPRANO Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENOR TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12