Pesquisar este blog

GOD INCARNATE

Tradução de partes do Livro God Incarnate

CAREY, George. God Incarnate: Meeting the Contemporary Challenges to a Classic Christian Doctrine. InterVarsity Press: Illinois, 1978

Concílio de Calcedônia (451): Cristo é Deus e homem, perfeitamente divino, perfeitamente humano.

Cl 1.19,20 à no caso de isso não ser verdade nós nos deparamos com caso de não podermos ser salvos, não saberíamos como viver e não saberíamos o que pensar de Deus. (p.6)

John Knox, John Hick, Dennis Nineham e Don Cupitt são exemplos de estudiosos que não crêem na verdadeira encarnação de Deus em Cristo, mas que Cristo foi um homem que se tornou uma suprema revelação de bondade e piedade. Suas conclusões são:
  1. “The idea of ‘incarnation’, that God became man in Jesus of Nazareth, is a construction built upon the New Testment and not found in it. It is a false interpretation of the apostolic documents (a idéia da encarnação, que Deus se tornou homem em Jesus de Nazaré, é uma construção feita sobre o Novo Testamento e não encontrada nele. É uma falsa interpretação dos documentos apostólicos);
  2. “We must recognize that the idea of ‘incarnation’ is a myth…” (Nós devemos lembrar de que a idéia de encarnação é um mito);
  3. “Jesus is a real man born in normal fashion, a child of Mary and Joseph. He did not exist before his conception and birth” (Jesus é um homem real nascido de maneira normal, um filho de Maria e José. Ele realmente não existiu antes de sua concepção e nascimento);
  4. “The significance of Jesus lies in his ‘faith-response’ to God…” (o significado de Cristo apóia-se em sua resposta de fé a Deus)
  5. “Christ’s Sonship can be seen as a development from the idea of God’s ‘man’ to that of  God’s son, by analogy” (a filiação de Cristo pode ser vista como um desenvolvimento a partir da idéia de “homem” de Deus para filho de Deus, por analogia);
  6. “Jesus is not different in kind from other men. His uniqueness consists, not in a special, unique bond with God, but in his capacity to inspire people to love God and to seek his kingdom” (Jesus não é diferente em espécie de outros homens. Sua particularidade consiste não em um único e especial elo com Deus, mas em sua capacidade de inspirar pessoas a amar a Deus e a procurar o seu reino);
  7. “His death was a martyrdom which crowned his life and activated his mission. Traditional theories which treat his death as actually dealing with sin are dismissed by one contributor as ‘rubbish’” (Sua morte foi um martírio que coroou sua vida e ativou sua missão. Teorias tradicionais que tratam sua morte como algo que verdadeiramente lidou com o pecado são rejeitadas por um contribuinte como absurdo)

“The contention of modern scholars is that one thing we can be certain is that Jesus was a man” (p.9)

Jesus, para eles, é diferente de nós apenas pelo que ele realizou. Dizem que a encarnação não é nem crível nem escriturística. Um Jesus despido da mitologia seria mais crível e mais escriturístico. Crível porque as pessoas modernas acham essa doutrina muito incoerente e improvável para palavras. Escriturística porque, uma vez a história toda de Cristo tratada sem o recurso das explanações sobrenaturais, a verdadeira imagem de Cristo começa a emergir do texto (p.8).

A humanidade de Cristo nunca foi questionada por seus inimigos. Ela não pode ser negada, pois é crucial para a nossa salvação (p.9).
Porém, é na divindade de Cristo que o Novo Testamento se concentra. O primeiro dos evangelhos, Marcos, fala dela: “teaching, healing miracles and authority” (ensinamento, milagres de cura e autoridade). Embora Cristo não diga ser ele o Messias ou o Filho de Deus neste evangelho, ele realiza ações tal que mostram ser ele que é. “His authoriry dumbfounded his critics and, in their opinion, was a blasphemy (Mk 2.7)” (Sua autoridade confundiu seus críticos e, na opinião deles, era uma blasfêmia –Mc 12.7)
A autoridade de Jesus não era igual à dos rabis de Isarel, o que pode ser visto quando Jesus diz: “Ouvistes que foi dito aos antigos [...]. Eu, porém, vos digo [...]” (Mt 5.21-22)
“He stands within the prophetic tradition, proclaiming the will of God, but even he leaves the prophets far behind with his assurance and self-conscious authority” (Jesus mantém a tradição profética anunciando a sabedoria de Deus, mas também deixa os profetas bem atrás com sua autoridade firme auto-consciente.).
João Batista, que era o maior entre os nascidos de mulher (Mt 11.11), mostra-se menor do que Cristo e prepara o caminho de Cristo (Mc 1.2).
Jesus tinha consciência de que ele era o Messias, pois “his ministry is meaningless unless he firmly believed that he was God chosen one to redeem his people.” (p.11)
Aquele estudiosos afirmam ser Cristo um grande homem, como diz John Hick: “Jesus was the most wonderful man who ever lived”. E também: “Jesus was totally and overwhelmingly conscious of the reality of God”. Mas essa é apenas uma meia verdade. (p.12-13).

A não divindade de Cristo falha na explicação da fé dos discípulos
“It is indeed true that the first believers recognized in him not merely that he was a great man, or the most perfect man, but one who incarnated all the hopes and dreams they, as Jews, had located in the coming of God’s kingdom” (p.13).
Jesus anuncia que o reino de Deus vem a com a sua vinda, e não apenas isso,mas que ele (Jesus) é o centro desse reino (Lc 17.20,21; 10.16).
“If it is God’s kingdom and Jesus is its centre, and if his miracles are the signs of the presence of the kingdom, then the disciples must have jumped, logically, to the conclusion that God was amongst them. (Lc 11.20)” (p.14).

Ela falha na explicação do divino propósito de Cristo
Jesus estava sob o dever divino, assim como Moisés ou outro profeta. Jesus, no entanto, interpretou as Escrituras não como um servo ou um profeta, mas como um filho (interpreting the Scriptures not as a servant, nor as a prophet, but as a son – p.14). Ele tomou para si o título “Filho do Homem”, de Daniel, com o sentido de servo sofredor, de Isaías. Seria muito difícil entender tudo isso vendo Jesus como mero homem. (p.14-15).

Ela falha na explicação do sentido do amor de Deus
No livro “The Myth of God Incarnate” Jesus é colocado como aquele através do qual o amor de Deus (agape) é mais completamente expresso e que ele fundou uma comunidade em que o princípio básico era a expressão desse amor. (p.15)
O problema é que, primeiro, a palavra agape ocorre poucas vezes nos evangelhos sinóticos. Esses estudiosos estão colocando sua própria concepção da mensagem de Cristo sobre os Evangelhos. (p.15). E depois, como saber que através de Cristo o amor de Deus é expresso se Deus não está envolvido pessoalmente na ação de Cristo (“We need to know how, through Jesus, God’s self-giving love is expressed when God himself is not personally involved in the action of Jesus”) (p.16).

Para os judeus, considerar um homem como Deus era uma grande blasfêmia (p.17).
A divindade de Cristo é proclamada pelo próprio Cristo (p.18)

Abba
“Jesus used ‘father’ in all his prayers (the only exception being Mark 15.34 on the cross)” (p.19). O uso desta palavra é muito importante, pois ela é muito raramente usada no Antigo Testamento como referência a Deus, e mais raro ainda era usar “meu pai”. Falarb de Deus como num sentido ainda mais próximo, como “paizinho”, era considerado pelos judeus como ainda mais impróprio. Foi o que Jesus fez ao referir-se a ele como “Abba” (Mc 14.36). Jesus sempre fala de seu pai, e nunca de nosso pai.

Filho
Jesus mostrou poder divino ao perdoar pecados (Lc 7.48), mostrou autoridade sobre o Templo (Mt 12.6), sobre o sábado (Mt 12.8), e sobre o reino de Satanás (Mt 12.24). (p.20). Ele diz que aquele que confessar o seu nome será aceito no céu (Mt 10:32 –Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus).
Passagens claras: Mc 1.11 à “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”. Por ser tão direta, alguns estudiosos consideram essa passagem como uma manipulação da igreja antiga, que teria trocado a palavra “servo” (que seria o original) por “Filho”. É muito forçoso afirmar isso (p.21).
Mc 12 à “The prophets are ‘servants’; he is the ‘beloved son’” (v.6). [Os profetas são servos, ele (Jesus) é o Filho amado] (p.21). Também dizem ser manipulado pela igreja. “Jesus [...] was conscious of it as being part of his mission” – p.22. (Porém, Jesus estava consciente da sua morte como parte de sua missão). “furthermore, it is integral to the whole” (p.22).
Mt 11.27 à “Jesus possessed a knowledge of God that no one else had” e “Jesus claimed a Sonship that no one else shared”. A crítica diz: “It seemed to be too Greek to be authentic on the lips of the carpenter of Nazareth” (p.22). E: “it was reminiscent of John’s Gospel”. Resposta: “rather than being a Greek saying, it is clearly Jewish in style”.

Ressureição
“Anyone can make statements about being God; many have lived exemplary lives; some have taught beautiful things; a few have done miracles; but Jesus’ resurrection puts him in a special category” (p.23) “It meant, for a start, that the earthly ministry of Jesus was confirmed” (p.23). Pedro refere-se a Jesus como a alguém que foi morto injustamente (At 2.36): “Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” “Peter is not saying that the human person Jesus was adopted by God but simple stating that the ressurrection attests the authority of Jesus, that he is Saviour and he is God’s way of salvation” (p.24). A ressurreição também significa que Deus se revela em Jesus. “We cannot separate the work of God the Father from that of Jesus” (p.24).
Quanto a igreja antiga inventou?
“The New Testment does not set out to give a biography of Jesus…” “All of it assumes a simple fact; that Jesus is Lord”.
Há três fatores a serem considerados: primeiro, a ressurreição de Cristo é a pedra angular do cristianismo; segundo, o Cristo ressuscitado é Senhor. Paulo não foi o primeiro a usar esse título. Muitas vezes desconfia-se dele e dos demais apóstolos do Novo Testamento como o inventor da divindade de Cristo. “We find it used in the early preaching (Act 2.21; 9.15, 21; 22.16)” (p.30); terceiro, o Senhor Cristo é louvado pois é reconhecido como Deus pelos seus servos.

Paulo
As cartas de Paulo foram escritas não muito depois da morte de Cristo (c.47-c.66 AD) (p.32). “Paul’s interest is not in the human Jesus but in the risen Christ” (p.32). Ver 2Co 5.16, 17. “he (Paul) does not shrink from declaring boldly that in the human Jesus God has chosen the to make himself known by becoming man.” (p.32)
Assim como a divindade de Cristo está presente nas epístolas paulinas, também sua humanidade está presente:
1.    Gl 4.4, 5: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” “We are saved, Paul asserts, by Christ’s act of taking our nature upon him.” (p.33).
2.    Fp 2.5-11: no caso de este ser um hino, vemos uma fé já difundida antes da pregação de Paulo. Mas de qualquer maneira, vemos outra assertiva paulina da verdadeira encarnação de Cristo: humilhou-se; esvaziou-se; tornou-se homem; e foi obediente até a morte. Da mesma forma, ele afirma que Cristo: foi exaltado sobremaneira; recebeu nome sobre todos os outros; ganhou louvor universal; e a confissão por parte de todos de que ele é Senhor. “The question how a divine being can become man is not a question that bothers him (Paul).”
“Although he took human nature, and we must remember that Paul did not believe Jesus was a phantom but a real person, Christ was from everlasting the Son of God, yet he came among us stripped of his glory and dignity. Though he shared the divine nature and privileges, in love for men he chose the way of incarnation. What did he empty himself of? Certainly not hi divine nature; the passage gives us no grounds for assuming that, but rather he empted himself of those marks of status which were his by right” (p.34).

João
“Drawing upon different terms and titles John shows the special character of Jesus. Logos, Rabbi, Messiah, the Coming One, Prophet, King of Israel, and Son of God […] my Lord and my God” (p.36). “address Jesus in the same ways in which the Jew address Yahweh.” “The humanity of Jesus is obviously there in John (Jn 1.4; 4.6)”. The epistles of John are even more anxious to establish the humanity of Jesus over against those who asserted that the divine being only ‘seemed’ to be human (p.36).

Hebrews
“The writer exhorts them to remain firm and he reminds them of the superiority of Christianity” (p.37). “Christ fulfills all the demands of the Jewish sacrificial system as priest and victim. He is a greater high priest than Aaron and the priests of the Old Covenant because he abides for ever and because his sacrifice is complete and unrepeatable (Heb 6.20; 7.27).”
“Although he is Son and shares the glory of God the Father, he is made a little lower than angels in a temporary yet real humiliation” (p.37). Porém, “as Son (of God) he sits at God’s right hand (Hb 1.3) and watches over his people (Heb 7.25; 9.24).”

Nenhum comentário:

Marcadores

1 CO 1.18-25 1 CO 12.2 1 CO 15.20-28 1 CO 15.50-58 1 CO 2.1-5 1 CO 6.12-20 1 CO2.6-13 1 CORÍNTIOS 1 CR 28.20 1 JO 1 JO 1.1-10 1 JO 4.7-10 1 PE 1.13-21 1 PE 1.17-25 1 PE 1.3-9 1 PE 2.1-10 1 PE 2.18-25 1 PE 2.19-25 1 PE 2.4-10 1 PE 3.13-22 1 PE 3.15-22 1 PE 3.18-20 1 PE 4.12-17 1 PE 5.6-11 1 PEDRO 1 RS 19.4-8 1 RS 8.22-23 1 SM 1 1 SM 2 1 SM 28.1-25 1 SM 3 1 SM 3.1-10 1 TIMÓTEO 1 TM 1.12-17 1 Tm 2.1-15 1 TM 3.1-7 1 TS 1.5B-10 10 PENTECOSTES 13-25 13° APÓS PENTECOSTES 14° DOMINGO APÓS PENTECOSTES 15 ANOS 16-18 17 17º 17º PENTECOSTES 1CO 11.23 1CO 16 1º ARTIGO 1º MANDAMENTO 1PE 1PE 3 1RS 17.17-24 1RS 19.9B-21 2 CO 12.7-10 2 CO 5.1-10 2 CO 5.14-20 2 CORINTIOS 2 PE 1.16-21 2 PE 3.8-14 2 PENTECOSTES 2 TM 1.1-14 2 TM 1.3-14 2 TM 2.8-13 2 TM 3.1-5 2 TM 3.14-4.5 2 TM 4.6-8 2 TS 3.6-13 2° EPIFANIA 2° QUARESMA 20º PENTECOSTES 24º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 25º DOMINGO PENTECOSTES 27-30 2CO 8 2º ADVENTO 2º ARTIGO 2º DOMINGO DE PÁSCOA 2TM 1 2TM 3 3 3 PENTECOSTES 3º ARTIGO 3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 3º DOMINGO DE PÁSCOA 3º DOMINGO NO ADVENTO 4 PENTECOSTES 41-43 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 4º DOMINGO DE PENTECOSTES 4º FEIRA DE CINZAS 5 MINUTOS COM JESUS 5° APÓS EPIFANIA 500 ANOS 5MINUTOS 5º DOMINGO DE PENTECOSTES 5º EPIFANIA 5º PENTECOSTES 6º MANDAMENTO 7 ESTRELAS Abiel ABORTO ABSOLVIÇÃO ACAMPAMENTO AÇÃO DE GRAÇA ACIDENTE ACIR RAYMANN ACONSELHAMENTO ACONSELHAMENTO PASTORAL ACRÓSTICO ADALMIR WACHHOLz ADELAR BORTH ADELAR MUNIEWEG ADEMAR VORPAGEL ADMINISTRAÇÃO ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS ADVENTISTA ADVENTO ADVERSIDADES AGENDA AIDS AILTON J. MULLER AIRTON SCHUNKE AJUDAR ALBERTO DE MATTOS ALCEU PENNING ALCOOLISMO ALEGRIA ALEMÃO ÁLISTER PIEPER ALTAR ALTO ALEGRE AM 8.4-14 AMASIADO AMBIÇÃO AMIGO AMIZADE AMOR André ANDRÉ DOS S. DREHER ANDRÉ L. KLEIN ANIVERSARIANTES ANIVERSÁRIO ANJOS ANO NOVO ANSELMO E. GRAFF ANTHONY HOEKEMA ANTIGO TESTAMENTO ANTINOMISTAS AP 1 AP 2 AP 22 AP 22.12-17 AP 3 APOCALIPSE APOLOGIA APONTAMENTOS APOSTILA ARNILDO MÜNCHOW ARNILDO SCHNEIDER ARNO ELICKER ARNO SCHNEUMANN ARREBATAMENTO ARREPENDIMENTO ARTHUR D. BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BAIXO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRALTO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURA PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS SOPRANO Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENOR TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12