Culto 3º. Domingo na Quaresma - 15 de Março de 1998
Lc 13.1-9 - A Figueira Esteril - A Figueira sem Fruto na Vinha?
Hinos: 363 - 380 - 384 - 311
Observação: Dirigente: OFICIANTE
Leituras do Antigo Testamento e Epístola: ENCARREGADOS/LÍDERES DO PEM
Alocução Confessional: LEIGO AUXILIAR 1
Oração (chamada coleta): LEIGO AUXILIAR 2
Leitura do Evangelho: LEIGO AUXILIAR 3
Sermão: LEIGO AUXILIAR 4
Oração Geral: LEIGO AUXILIAR 5
Ol - ABERTUBA
OFICIANTE: Estimados irmãos e irmãs na fé em Cristo. Estamos na Quaresma - 3º Domingo. E a época em que nos preparamos para festejar a Páscoa. E época para reflexão. Hoje, somos levados a refletir na graça de Deus que permitiu ao pecador Moisés se aproximar da sarça ardente (AT), que não exterminou todo o povo de Israel por causa dos seus pecados no deserto (Epístola), e que permitiu que a figueira permanecesse na vinha por mais um ano (Evangelho). Enfim, a graça de Deus é que nos faz estar neste local e nesta hora para este culto a Deus. Sejam bem-vindos todos para este culto no qual iremos refletir sobre o tema: Até quando permanecerá a figueira na vinha?"
02 - HINO: 363
03 - INVOCAÇÃO:
OFICIANTE: Iniciamos o nosso Culto em nome de Deus PAI, que nos adverte, dizendo: "Eu sou o Senhor teu Deus,/ Deus zeloso,/ que te visito a iniqüidade dos pais nos filhos/ até a terceira e quarta geração/ daqueles que me aborrecem,/ e faço misericórdia até mil gerações/ daqueles que me amam/ e guardam os meus mandamentos; Em nome do FILHO, que nos orienta, dizendo: "Se teu irmão pecar,/ vai orgüi-lo entre ti e ele só". E em nome do ESPÍRITO SANTO; que nos consola através do apóstolo, dizendo: 'Sois guardados pelo poder de Deus/mediante a fé,/para salvação".
04 - ALOCUÇÃO CONFESSIONAL (falar virado para a Comunidade):
LEIGO AUXILIAR 1: Irmãos e irmãs no Senhor Jesus. No culto de hoje estamos destacando o tema: Até quando permanecerá a figueira na vinha? É uma pergunta que é respondida por Jesus, na parábola da figueira que não produz frutos. A Bíblia nos mostra que somos pecadores e que somente somos aceitos diante de Deus, porque ele é gracioso e nos perdoa.
Os textos do domingo de hoje deixam esta verdade muito clara e transparente. Jesus, por exemplo, afirma com muita clareza no Evangelho que, diante de Deus, somos todos iguais. Somos pecadores e, por natureza, condenados ao inferno. E que um grupo de pessoas que vieram até Jesus, pensavam que aqueles galileus mortos por Pilatos, enquanto sacrificavam, eram mais pecadores do que os demais. E que a torre de Siloé caiu sobre os dezoito judeus, porque eles eram mais pecadores do que os outros. Jesus afirma que todos são pecadores diante de Deus e adverte: "Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis."
Também nosso Culto de hoje é especial, por que nele vamos, como leigos que somos, dar nossa oferta especial, que será usada pela LLLB para ajudar a Hora Luterana, fazer missão e exatamente, a partir do último Congresso de Leigos, ensinar e incentivar a oferta dos membros de nossa IELB. Desta forma somos levados a confessar neste momento os nossos pecados a Deus com sinceridade de coração.
05- CONFISSÃO DOS PECADOS
OFICIANTE:
Virado para a Congregação: Irmãos e irmãs na fé. Jesus fala da necessidade do arrependimento verdadeiro. E lembra que todos somos pecadores diante Deus. Por isso, todos temos pecados para serem confessados. De coração, queremos confessar os nossos pecados diante de Deus, na certeza de que ele nos perdoará por amor a Cristo. Vamos nos humilhar sob a poderosa mão de Cristo!
Virado para o Altar: Pai misericordioso! Reconheço que sou pecador,/ como qualquer outra pessoa. Pois não consigo cumprir a tua lei. São muitas as minhas fraquezas e os meus defeitos. São palavras,/ são pensamentos,/ são atitudes que não conferem com a tua vontade. Rogo-te, ó Pai,/ que te compadeças de mim,/ através de Jesus teu filho amado. Sei que mereço, da tua parte/, o castigo horrível no inferno. Por isso,/trata-me segundo a tua graça/ e não de acordo com os meus pecados. Quero melhorar a minha vida,/através da orientação segura da tua palavra/ e da ação poderosa do teu Espírito Santo.
Virado para a Congregação: O Deus misericordioso que sacrificou o seu filho amado, Jesus Cristo e que não despede sem perdão o pecador que confessa verdadeiramente o seu pecado, lhes perdoe todos os seus pecados. Multiplique a sua graça e os fortaleça na fé para que vocês produzam muitos frutos, sejam úteis no Reino de Deus e, por fim, herdem a vida eterna. Em nome do Deus Triúno e verdadeiro. Amém.
06- SALMO 126 (De forma responsiva, sendo 1 versículo pelos leigos e o seguinte pela Comunidade)
07 - KYRIE: (Cantado por todos): Senhor, tem piedade de nós. Senhor tem...
08- ORAÇÃO ( Coleta ):
LEIGO AUXILIAR 2: Onipotente Deus e Pai. Nós reconhecemos a tua graça e misericórdia em favor de todos os pecadores. Somos pecadores e nada merecemos da tua parte. Dá que pelo estudo da Palavra e, com atenção especial para as leituras bíblicas deste culto, sejamos lembrados da necessidade de reconhecermos, com humildade e colagem, todos os nossos pecados. Especialmente, também nos faça reconhecer que tudo que nós temos vem de ti, para assim também poder ofertar com generosidade e amor. Reconhecemos também nosso pecado na questão da oferta, e por isso te pedimos que neste Culto tu abençoes nossa oferta especial, a oferta das carteirinhas dos leigos, para que este dinheiro seja usado de forma proveitosa no trabalho de tua igreja de levar CRISTO PARA TODOS. Que o arrependimento diário dos nossos pecados nos leve a uma vida consagrada e útil no teu Reino, sendo figueiras frutíferas. Em nome de Jesus. Amém.
09- HINO: 302 (Durante o cantar do HINO DOS LEIGO, os mesmos levam sua oferta sobre o Altar).
10- LEITURAS BÍBLICAS (Pelos responsáveis do PEM): Ex 3.1 -8 - 1 Co 10.1-13
11 - HINO: 380 (Comigo faze o que te apraz)
12-LEITURA DO EVANGELHO (LEIGO AUXILIAR 3): Lucas 13.1-9
13- CONFISSÃO DE FÉ: (Dirigido pelo Leigo que leu o Evangelho) Credo Apostólico
14 - HINO: 384 (Andai na Luz).
15 - MENSAGEM
LEIGO AUXILIAR 4: Texto: Lucas 13.1-9 - Tema: Até quando permanecerá a figueira na vinha'?
16- OFERTÓRIO (Cantado por todos): Cria em mim ó Deus...
17- RECOLHIMENTO DAS OFERTAS (Quando OFICIANTE recebe pratos, cantar HINO: 169)
18-ORAÇÃO GERAL
LEIGO AUXILIAR 5: Onipotente Deus e Pai celestial, Doador de todas as dádivas e senhor absoluto sobre todas as cousas. Nós te louvamos por podermos estar em tua casa ao lado dos irmãos e irmãs, numa grande família, unidos pela mesma fé e sendo instruídos pelo mesmo Espírito Santo.
Aprendemos, com a parábola da figueira estéril, que fomos aceitos como teus filhos e tuas filhas pela tua imensa graça e inscritos na Igreja Cristã. Por outro lado, aprendemos que tu esperas de nós uma vida sagrada e rica de frutos. Para que isso seja possível, tu nos assistes com a tua Palavra e Sacramentos através dos quais o Espírito Santo age em nossas vidas. Senhor, queremos crescer e servir cada vez melhor.
Dá que a nossa adoração no culto, seja cada vez mais intensa e verdadeira. Abençoa a pregação e adoração da Igreja Cristã em todo o mundo. Abençoa a IELB para que, em todas as congregações e locais de culto, o teu povo esteja sempre reunido em adoração verdadeira, e que os frutos do arrependimento sincero sejam visíveis. Que o teu povo da IELB consagre, nestes cultos, ofertas generosas que sejam verdadeiros sacrifícios para o sustento da tua igreja e engrandecimento do teu reino.
Que, nessas mesmas congregações, haja cuidado especial com cada figueira plantada na vinha. Que em cada congregação a disciplina cristã seja aplicada com seriedade, motivada sempre pele amor que Cristo manifestou pelos pecadores. Que cada congregação da IELB cumpra o seu objetivo maior: salvar almas pelas quais teu filho Jesus se sacrificou, morrendo na crus.
Abençoa também nossa Liga de Leigos, bem com todos Deparamentos e Ligas de nossa Comunidade, para que cada vez mais possamos crescer no trabalho da tua igreja. Nós queremos nos colocar nas tuas mãos, com todos os dons e bens que temos, e te pedir que abençoes nossa oferta que neste dia te oferecemos e grande e verdadeira gratidão.
Enfim Senhor, que cada luterano e cada luterana sejam figueiras frutíferas que possam permanecer na vinha até que tu cumpras a tua vontade de levá-los e levá-las para junto de ti. Em nome de Jesus Cristo, teu amado filho. Amém.
19- HINO: 311(Ó Jesus Bendito)
20- PAI NOSSO (Dirigido pelo Oficiante)
21-BÊNÇÃO: (O oficiante convida a Congregação p/ encerrar o Culto orando todos em conjunto a bênção): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor taça resplandecer o Seu rosto sobre nós, e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o sei rosto e nos dê a sua paz. CANTO: Amém. Amém. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário