Culto 4º. Com. Quaresma - 22 de Março de 1998
Lc 15.11-32 - O Filho Pródigo - O Tipo de Religião de Jesus.
Hinos: 146 - 78 - 434 - 300 - 93
1 - SAUDAÇÃO
2 - HINO: 146 (Santo, santo, santo!)
3 - INVOCAÇÃO: Iniciamos nosso Culto EM NOME DO PAI, que teve compaixão de nós, e enviou-nos seu Filho amado, Jesus. EM NOME DO FILHO, que por amor e compaixão subiu à cruz por nós. EM NOME DO ESPÍRITO SANTO, que pelo Evangelho nos leva à fé no Filho compassivo. Em Teu nome, ó Deus Santíssimo, fazemos este Culto e invocamos a tua presença e benção sobre todos nós. CANTO: Amém.
4 - ORAÇÃO DO DIA: A Ti, ó Deus Pai, Filho e Espírito Santo adoramos, louvamos e enaltecemos o Teu nome, a Tua glória, o Teu poder e graça, porque só Tu és Deus, só Tu és santo, só Tu és justo, perfeito e eterno. Aqui viemos como povo chamado, resgatado e abençoado para te buscar, amar, ouvir, adorar e receber de Ti a benção. Se Ti nada podemos e nada somos. Mas contigo saltamos muralhas e fazemos proezas. Fala Senhor, pois os teus servos ouvem. Ouve, Senhor, os teus filhos pedem. Em nome de Jesus, teu amado Filho, nosso único e suficiente Salvador. CANTO: Amém.
5 - LEITURAS BÍBLICAS
Antigo Testamento: Is 12.1-6
Epístola: I Co 1.18-31
6 - HINO : 78 ( Eis na Cruz por nós pregado )
7 - LEITURA DO EVANGELHO: Lc 15. 11-32
8 - CONFISSÃO DA FÉ: CREDO NISCENO
9 - HINO: 434 (Para altos montes ergo na aflição)
10 - MENSAGEM: O TIPO DE RELIGIÃO DE JESUS (Lc 15.11-32)
11 - OFERTÓRIO: Cria em mim ó Deus, um puro coração...
12 - OFERTAS e HINO : 169
13 - ORAÇÃO: Amado Pai Celestial, é tempo especial. E tempo de preparação É tempo de Quaresma, de volta e arrependimento. De volta a Ti, Senhor . Agradecemos - te, ó Deus, pelo tempo de preparo que dás a toda a nossa Comunidade e o mundo inteiro. Agradecemos - te Senhor, porque nos chamaste das trevas para a tua maravilhosa luz. Agradecemos - te ó Deus, por nos teres perdoado, renovado e purificado nossos corações pelo poder do teu Espírito Santo. Que teu Espírito Santo inspire nossos corações a voltarmos sempre à casa do Pai; inspire muitos outros corações, para que voltem á casa do Pai. Haja regozijo, festa e alegria nos céus.
Lembra-te, Senhor, dos angustiados e atormentados de espírito, dos aflitos e doentes. Sê-lhes rochedo forte, guia e amparo. Anima também aos que sofrem por causa do teu nome. Faze-nos mirar esperançosos o glorioso Reino que os aguarda, o Reino Celestial. E quando vier a nossa última hora, sustém-nos pelo teu poder e graça, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.
14 - HINO : 300 ( Vem trazer a paz à igreja )
15 - ORAÇÃO: Depois da meditação da Palavra de nosso Senhor Deus inclinemo-nos diante da Majestade Divina e; confessando todos os nossos pecados, oremos assim: Senhor meu e Deus meu, dia e noite a Tua mão pesa sobre mim. Ouve meus clamores, vê a minha aflição e minha dor. Perdoa-me todos os pecados. Ajuda-me a saber que em Ti há misericórdia e abundante graça e faz palpitar meu coração de gozo e alegria. Faze-me sentir a vivência da paz em meu coração, produto do perdão de todos os meus pecados. Mostra-me o teu amor e conceda-me a tua salvação. Ouve-me, pela mediação de Cristo. Amém.
a) Agora pergunto na presença de Deus, que conhece o esquadrinha o mais profundo de nossos corações: Reconheceis sinceramente que pecastes contra Deus em pensamentos, desejos, palavras e obras? Se reconheceis, respondei: SIM, RECONHEÇO! - Justo e necessário é reconhecer, porque a Palavra de Deus diz: ‘Se dissermos que não temos pecado, nos enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”. (1 Jo 8,9).
b) Estais sinceramente arrependidos de todos os pecados? Se estais, respondei: SIM, ESTOU ARREPENDIDO! Verdadeiramente necessitais arrepender-vos, seguindo o exemplo de outros pecadores como Davi, que pediu um coração limpo; Pedro que chorou amargamente a sua negação; a mulher pecadora, o filho pródigo e tantos outros.
c) Credes que Deus perdoará todos os vossos pecados somente por sua graça e pelos méritos de Jesus Cristo? Se credes, respondei: SIM, CREIO! Bem-aventurados os que crêem que de tal maneira Deus amou o mundo, que deu seu Filho Unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
d) Prometeis também com a ajuda do Espírito Santo melhorar a vossa vida pecaminosa no futuro? Se prometeis de bom agrado, respondei: SIM, PROMETO COM A AJUDA DE DEUS! É necessário prometer, porque Jesus disse: “Brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai Celeste”.
e) Finalmente, credes, que por intermédio de mim, indigno servo do Senhor, recebeis o perdão de todos os vossos pecados? Se credes, respondei: SIM CREIO! É necessário que o creiais, porque nosso Senhor Jesus Cristo disse: "“ecebei o Espírito Santo; se de alguns perdoardes os pecados são lhes perdoados, se lhos retiverdes são retidos"” Seja feito conforme a vossa fé. - Baseando-me em vossa confissão, eu, em virtude do meu oficio, como Ministro da Palavra, devidamente chamado e ordenado pela Igreja e por esta Congregação, anuncio a Graça de Deus a todos vocês; e em lugar e por mandato de meu Senhor Jesus Cristo, vos perdôo todos os pecados. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. CANTO: Amém.
f) Confiai, filhos e filhas de Deus, para vós que estais arrependidos, foi concedido o perdão de todos os vossos pecados, pela amarga paixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo. Ide, pois, em paz e não pequeis mais. A graça de Deus seja convosco. Amém.
16 - PAI NOSSO
17 - SANTA CEIA: Consagração dos Elementos + CORDEIRO DIVINO.
18 - Ainda vos pergunto Credes que sob a forma de pão e vinho consagrados, recebeis o verdadeiro corpo e sangue de Cristo? Se credes, respondei: SIM, EU CREIO! Que Deus vos fortaleça nesta fé e vos ajude a receber com dignidade a Santa Ceia, para que por ela seja fortalecida a vossa fé no perdão dos pecados, vosso amor a Deus e ao próximo sejam aumentados e sejais firmes a vossa esperança na vida eterna.
19 - DISTRIBUIÇÃO DA SANTA CEIA + HINO : 93 ( Cristo, Autor da Minha Vida )
20 - ORAÇÃO FINAL: SALMO 32 ( em conjunto )
21 - BÊNÇÃO + AMÉM. AMÉM. AMÉM.
Joaçaba, SC - Março de 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário