Liturgia para 2º Domingo de Quaresma.
1. Ambientação.
Acolito: Irmãos e irmãs, estamos na casa de Deus como seus filhos, graças ao amor do Pai que enviou a Cristo para ser o Cordeiro que tira o pecado do mundo. É no perdão de Cristo que cada um de nós é acolhido e integrado no amor de Deus. Esta paz que agora temos com Deus, vivamos também entre nós neste culto e, em toda a nossa vida. Louvemos ao senhor por sua bondade sem fim.
2. Hino: 36 do cancioneiro. (Há momentos.)
1. Há momentos em que as palavras não resolvem, mas um gesto de Jesus demonstra amor por nós . 2x | Ref. :: Foi no Calvário que Ele sem falar Mostrou ao mundo inteiro o que é amar. :: | 2. Neste mundo as desilusões são tantas, mas existe uma esperança é que Ele vai voltar. 2x |
3. Saudação:
P: Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
C: E também convosco.
4. Acolhida:
P: Invocação:
P: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
5. Alocução confessional.
P: Amados irmãos, nós estamos sujeitos ao pecado, e dele não podemos nós libertar pelas nossas próprias forças, porque ele faz parte da nossa natureza e está em nós desde quando estávamos sendo tecido no ventre de nossa mãe. Portanto isso não é motivo para temermos, porque Deus não nos castiga segundo o que merecemos, mas aos que se arrependem e confiam no seu amor revelado em Cristo Jesus, ele concede o perdão, vamos, pois, de corações sinceros nos render a Ele, e entregar nossa total confiança em Cristo, cantando: (348 HL.)
C: De pecados carregado, a Jesus então clamei; todo desesperançado, a seus pés eu me lancei.
P: Senhor, confesso que pequei em pensamentos, palavras ações e omissões, contra ti e contra o meu próximo.
C: De pecados carregado, foram meus ó Salvador, fostes em meu lugar cravado, quão imenso é teu amor.
P: Senhor, absolve-me em tua grande misericórdia, e por tua bondade sem fim, livra-me da culpa de todo o mal que cometi.
C: De pecados libertado, salvo para sempre estou, pois em Cristo perdoado, bem aventurado sou.
P: Deus realmente nos ouve e nos responde, porque está escrito: “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoa os pecados e transgressões do teu povo? Tu não continuas irado para sempre, mas tens prazer em nos mostrar o teu amor” (Mq. 7. 18). Como ministro da Palavra, chamado e ordenado, tenho prazer em anunciar a graça de Deus, e vôs perdôo todos os pecados. Receba o perdão, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
C: amém.
6. Intróito. Sl 121. (responsivo)
Acolito: Neste Salmo é mostrada de uma forma belíssima a segurança que o salmista tem no SENHOR. A mesma certeza de segurança em Deus é demonstrada em todos os versículos do salmo. É garantida a promessa de que Deus estará ao lado protegendo seu povo.
7. Glória Patri.
C: Glória ao Pai, e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no principio, agora é e por todo sempre há de ser. Amém.
8. Kyrie.
C: Senhor tem piedade de nós, Cristo tem piedade de nós, Senhor tem piedade de nós.
9. Gloria in Excelsis.
P: Glória a Deus nas alturas!
C: E na terra paz, boa vontade para com os homens, nós te louvamos, bendizemos, adoramos. Nós te glorificamos e te damos graças por tua grande glória. Ó Senhor Deus, rei dos céus, Deus pai onipotente. O Senhor, unigênito Filho, Jesus Cristo; ó Senhor Deus, Cordeiro de Deus, filho do pai, que tiras os pecados do mundo, tem compaixão de nós, tu que tiras o pecado do mundo, recebe a nossa deprecação. Tu que estas assentado a mão direita de Deus Pai, tem compaixão de nós, porque só tu és Santo, Só tu és o Senhor. Só tu ó Cristo, juntamente com o Espírito Santo, és o altíssimo na glória de Deus pai. Amém.
10. Saudação.
P: O Senhor seja convosco.
C: E com o teu Espírito.
11. Oração do Dia
Onipotente Deus, nosso Pai celestial, tua misericórdia foi estendida a Abraão, teu servo, a quem fizestes a promessa da salvação. Desde então teu amor se renovou a cada dia sobre o povo de Israel. Sabemos e cremos que na tua fidelidade e misericórdia cumpristes a tua promessa em Cristo Jesus, teu filho, nosso salvador. Queremos portanto clamar que renoves teu amor a nós, para que aguardando o retorno de Cristo possamos permanecer fieis e crentes aos ensinamentos que ele nos deixou. Cause sempre em nós um espírito de arrependimento, para que tendo consciência da nossa situação, reconheçamos em Cristo, o perdão a vida e a salvação. Por Jesus, amém.
12. Hino: se aquela Cruz falasse
1. Se aquela cruz falasse como Cristo morreu, daria a todos nós maior lição de amor. De sangue foi manchada, os pregos suportou, Ergueu sobre o Calvário Jesus Salvador. | Ref. ::Ela viu morrer o Homem-Deus. Nela sempre achei consolação. Ela viu morre o Homem-Deus. Nela sempre achei consolação.:: | 2. A cruz foi escolhida para o mal combater. Jesus foi condenado, mas nenhum crime fez. De joelhos ante ela posso recordar Do amor que Deus em Cristo por mim demonstrou. |
13. Leituras Bíblicas.
AT. Gn 12.1-9.
Acolito: Neste texto bíblico vemos o relato da Promessa de Deus a Abrão. Promessa esta que se cumpriu em Cristo Jesus. A bênção do SENHOR sobre Abrão seria tão grande que por meio dele seriam abençoados todos os povos do mundo. Em Jesus, todos os crentes do mundo inteiro recebem a salvação e são chamados filhos de Abraão.
NT. Rm 4.1-8,13-17.
Acolito:
Somos salvos pela fé que temos na obra de Cristo realizada na cruz em nosso favor, e não pelas obras que fazemos ou deixamos de fazer. Para provar isso, Paulo recorre ao exemplo de Abraão que confiou na promessa que Deus lhe fez e, foi salvo por sua fé e não por suas obras. Também podemos ter a certeza de que a promessa de bênção que Deus deu a Abraão também é para todos os que crêem em Jesus como salvador. E a partir desta fé, vivem em conformidade como os ensinamentos de Cristo.
Evangelho
P: Leitura do Evangelho segundo, Jo 3.1-17.
14. Confissão de fé (Credo Apostólico).
15. Hino:
1. Eu avisto uma terra feliz, onde irei para sempre morar; Há mansões neste lindo país, Que Jesus foi ao céu preparar. | Ref: Vou morar, vou morar, nessa terra celeste porvir. Vou morar, vou morar, nessa terra celeste porvir. | 2. Cantarei neste lindo país belos hinos ao meu Salvador; Pois ali viverei bem feliz, sem angústias, tristezas, nem dor. | 3. Deixarei este mundo afinal para ir a Jesus adorar; Nessa linda cidade real Mil venturas Jesus vai me dar. |
16. Mensagem.
Ofertório: T: Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me alegria, da tua salvação e sustém-me com um voluntario Espírito. Amém.
17. Oração Geral da Igreja
Acolito: Como igreja redimida pelo sangue de Cristo, temos agora livre acesso ao coração do Pai, por isso elevamos a Ele as nossas preces.
P: Pai de amor, fiel és em tuas promessas e por isso como filhos que agora somos por intermédio de Cristo elevamos a ti nossas mentes e abrimos nossos corações para agradecer pelas dádivas e para pedir que nos assista em nossas necessidades. Em uma só voz oremos ao senhor.
C: Tem misericórdia, Senhor.
Acolito: pelos que são nascidos da água e do Espírito por intermédio do batismo, para que afoguem sempre o velho homem mediante a confiança no perdão e a ação constante do Espírito Santo.
P: Pai pedimos pela Igreja, para que os batizados sejam renovados na fé de Abraão, confiando nas promessas daquele que dá vida aos mortos e chama à existência as coisas que não existem por meio de sua Palavra poderosa. Oramos por nossa comunidade de discípulos nesta cidade, para que permaneçamos unidos em comunhão, palavra, oração e partir do pão. Em uma só voz oremos ao senhor.
C: Tem misericórdia, Senhor.
Acolito: pelos que desempenham cargos de liderança na igreja, pelos que estão no ministério, pelos que educam as crianças na palavra e na disciplina cristã.
P: Pai, pedimos por todos os pastores e professores da igreja, pedimos por nossos lideres distritais, paroquiais e congregacionais, para todos, por intermédio de Cristo, sejamos uma benção no desempenhos de suas tarefas proclamando com alegria os teus grande feitos por nós. Pedimos que aumentes e capacites mais vocacionados para o exercício do ministério e todos os cargos de administração dentro da igreja. Em uma só voz oremos ao senhor.
C: Tem misericórdia, Senhor.
Acolito: lembremos também daqueles que sofrem com enfermidades, solidão e pobreza.
P: Pai de amor, manifeste a tua misericórdia infinita, atendendo as necessidades dos teus filhos que clamam por socorro. Oramos em favor de Rosides, Nelda, Erno, Edemar e Erni.............................................................................................., traga lhe consolo mediante a ação do Espírito Santo. Oramos também pelos atribulados por catástrofes no Japão, Rio Grande do Sul e litoral do Paraná. Capacita a nós cristãos para que sejamos a tua mão de amor a agir em favor dos que de nós precisam. Em uma só voz oremos ao senhor.
C: Tem misericórdia, Senhor.
Acolito: sejamos gratos pelas bençãos concedidas a todos os irmãos.
P: Pai de misericordioso, as tuas bondades se renovam a cada manha. Manifestantes o teu amor na vida de todos nós a conceder-nos todo o necessário para a sobrevivência do corpo e da alma. Em especial te somos gratos pelos aniversariantes desta semana(............................................................)
Agradecemos também por haveres abençoado a cirurgia de tua serva, Ivone Fruck, agradecemos por nos servir o corpo e sangue de teu Filho Jesus Cristo, em com e sob este pão e vinho que logo mais iremos comungar. Preserve-nos em arrependimento e fé salvadora, para que por meio desta santa refeição, Sejamos fortalecidos para o testemunho do teu amor ao próximo, em uma só voz oremos ao Senhor,
Acolito: Saibamos todos, que só em Deus temos socorro, e por Cristo temos livre acesso a Ele.
C: Tem misericórdia, Senhor.
P: Em tuas mãos, ó Senhor, entregamos todos por quem oramos, confiando em tua misericórdia, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
C: Amém.
18. Oferta. Acolito: reconhecendo com gratidão as dádivas divinas, traremos nossas ofertas ao altar do Senhor para que ele use na propagação do evangelho. Façamos isso cantando o
Hino: Como é Bonito Senhor.
1. Como é bonito, Senhor, cada manhã te agradecer. Mais uma vez teu amor vem me chamar para viver. | Ref. :: Contigo, Deus de amor, Eu quero caminhar e assim por onde eu for irás me acompanhar.:: | 2. Como é bonito, Senhor cada manhã ter o meu pão. E desejá-lo também A cada um dos meus irmãos. | 3. Como é bonito, Senhor cada manhã recomeçar. Tendo a certeza e a fé que tua mão vai me ajudar. |
19. Liturgia da Santa Ceia:
P: O senhor seja convosco.
C: E com o teu espírito.
P: levantai os vossos corações.
C: Levantemo-los ao Senhor.
P: Demos graças ao Senhor nosso Deus.
C: Assim fazê-lo é digno e justo
P: Santo és tu, Deus onipotente e misericordioso! Santo és tu, e grande é a majestade da tua glória! Amaste ao mundo de tal maneira que deste o teu unigênito Filho, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Enviaste o teu Filho ao mundo para cumprir a tua vontade em nosso lugar e realizar a nossa salvação. Portanto a ti queremos nos consagrar para receber nesta ceia o corpo e sangue de cristo o nosso salvador, por isso cantamos.
Sanctus
C: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos Exércitos. Os céus e a terra estão cheias de sua glória. Hosana, Hosana, Hosana nas alturas, Bendito, Bendito, Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana, Hosana, Hosana nas alturas!
Todos : Pai Nosso...
Instituição:
P: Por tudo o que Cristo fez em nosso favor, bendigamos e sejamos gratos pela sua entrega por nós e, por isso lembremos que:
C, Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão e tendo dado graças partiu e deu a seus discípulos dizendo:
P: “Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em memória minha.
C: Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, agradeceu e disse:
P: Bebei todos deste; Este cálice é a nova aliança no meu sangue; que é derramado por voz para a remissão dos pecados, fazei isto todas as vezes que o beberdes em memória de mim.
C: todas as vezes que comermos este pão e bebermos este cálice devemos anunciar a morte do Senhor até que ele venha.
Pax Domini.
P: A paz do Senhor seja convosco para Sempre.
C: Amém.
Agnus Dei:
C: Cordeiro Divino, morto pelo pecador, sê compassivo.
Cordeiro Divino, morto pelo pecador, sê compassivo.
Cordeiro Divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém
17. Distribuição: (fundo musical CD).
18. Ação de Graças
P: o cálice pelo qual damos graças é a comunhão do sangue de Cristo?
C: sim, é a comunhão do verdadeiro sangue de Cristo, que agora nos une na família Divina
P: O pão que partimos, é a comunhão do corpo de Cristo?
C: Sim, é a comunhão do corpo de Cristo, que mesmo sendo nós muitos, por esta comunhão somos um só corpo juntamente com todos os crentes, aqui e na eternidade e estamos sob a direção de um Cabeça, a saber, Cristo Jesus, o nosso Salvador.
P: Estando nós, sob a direção de Cristo, peçamos a Ele, que nos envie a proclamar o seu amor, e nos oriente na nossa caminhada preservando-nos das ciladas do diabo, da fraqueza da nossa carne e das seduções mundanas.
Oremos:
T: Senhor Deus, Pai celestial, estamos deixando o convívio com os irmãos e irmãs neste culto, não sabemos o que nos espera lá fora, as tentações podem surgir em nossa vida, mas pedimos que estejas conosco, para que possamos nos reconfortar na certeza do teu amor. Dê-nos coragem para viver o teu amor e testemunhar a tua graça ao nosso próximo. Por Cristo o Salvador, Amém.
19. Bênção.
P: O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor esteja ao teu lado, para te levantares quando cair, o Senhor esteja na tua frente, para te livrar dos perigos, o Senhor esteja atrás de ti, para te iluminar contra as sombras do mal. Assim te abençoe o Deus que é Pai Filho e Espírito Santo.
20. Acolhida ao visitante: (Cantemos)
VISITANTE SEJA BEM VINDO, SUA PRESENÇA É UM PRAZER
COM JESUS ESTAMOS DIZENDO, ESSA IGREJA AMA VOCÊ
VISITANTE NÓS TE PEDIMOS, VOLTE SEMPRE A ESSA UNIÃO
NOS DARÁ COM SUA PRESENÇA, ALEGRIA AO CORAÇÃO
21. Avisos:
22. Hino: Grande muito Grande.
Ref. :: Grande, muito grande, é o amor do nosso Deus. :: | 1. Olha a natureza, olha o céu e olha o mar; olha os verdes campos, olha o sol e o luar. | 2. Cristo veio ao mundo pra morrer por ti, por mim. Mas ressuscitou, sobre a morte triunfou | 3. Eu não vou calar, para o mundo vou falar: Cristo me salvou, sua luz em mim raiou. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário