d. O Arrebatamento
A palavra "arrebatamento" é uma tradução de um termo grego, em 1 Ts 4.17, que significa "ser tomado". Refere-se ao evento descrito em 1 Ts 4.13-18, ou seja, de que todos os cristãos, tanto mortos como vivos, serão tomados pelo Senhor para encontrarem-se com Ele nos ares em Seu segundo advento. Paulo menciona o "arrebatamento" em resposta a um problema específico na Igreja de Tessalônica. Os Tessalonicenses lamentavam pela morte de alguns membros da Igreja porque temiam que estes mortos estariam excluídos da salvação futura associada com o segundo advento de Cristo (1 Ts 4.13).
Paulo corrige a visão destorcida dos Tessalonicenses sobre o fim, informando-os que "os mortos em Cristo viverão" e que, na verdade, precederão os vivos em serem arrebatados nos ares para encontrarem com Jesus. Assim sendo, os dois grupos de crentes - os mortos, que ressuscitarão e os cristãos vivos, que serão transformados (1 Co 15.51,52) - estarão "para sempre com o Senhor" (1 Ts 4.17; 5.10). O propósito do "arrebatamento" que Paulo descreve em 1 Ts 4.17 é evidente, a partir da linguagem que ele emprega neste versículo. A palavra traduzida por "encontro" é um termo técnico usado no tempo do Novo Testamento para descrever uma recepção pública dada por uma cidade a um visitante ilustre. Os principais cidadãos da cidade normalmente deixariam a cidade para "encontrarem-se" com o distinto visitante e então acompanhá-lo para dentro da cidade (cf. At 28.15). Paulo parece estar dizendo, portanto, que os cristãos irão se encontrar com o Senhor nos ares para acompanhá-lo em honra para a Terra para o Julgamento. Os cristãos estarão incluídos em Sua gloriosa companhia de anjos enquanto Ele desce para a terra.
Mas quando acontecerá o "arrebatamento"? (Ver o Diagrama no Apêndice I) Todos os milenistas crêem que ocorrerá antes do governo de "1000 anos" de Cristo sobre a terra. Pré-milenistas dispensacionalistas crêem que ocorrerá ou no início da tribulação dos sete anos" (i.e., um arrebatamento "pré-tribulação") ou após os primeiros três anos e meio da tribulação (i.e., um arrebatamento "mesotribulacional"). Eles crêem que os crentes "arrebatados" irão então para o céu com Jesus e permanecerão lá por sete anos ou por três anos e meio, depois do que descerão para a terra, para o milênio. Pré-milenistas históricos crêem que ocorrerá no final da tribulação (i.e., arrebatamento "pós-tribulacional"), mas antes do milênio.
À luz das claras passagens da Escritura sobre o assunto, é difícil ver como uma abordagem assim especulativa pode ser defendida seriamente. O "arrebatamento" descrito por Paulo ocorrerá na segunda vinda de Cristo, depois da "tribulação" (i.e., no fim da história), quando acontecerá a ressurreição e o dia do julgamento para todos. O último dia virá "como um ladrão à noite", trazendo destruição para os descrentes, mas salvação para os crentes (1 Ts 5.1-10). O "arrebatamento acontecerá após a aparição e obra do Anticristo (2 Ts 2.3). Cristo reunirá Seus eleitos ao final do tempo da tribulação (Mt 24.29-31). Nesta hora Ele julgará todos os povos (Mt 25.31-36). Quando os crentes são ressuscitados, a morte é destruída (1 Co 15.26,51-57). Esta destruição da morte ocorrerá após o assim chamado "milênio" (Ap 20.11-15). Isto indica que o "arrebatamento" ocorrerá depois dos simbólicos 1000 anos de Apocalipse 20.
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