Leitura: Romanos 5.1-8
1) Títulos
Aceitos por Deus – NTLH
A justificação pela fé e paz com Deus – ARA
Paz e certeza da salvação futura – Lutero
2) Contextualização
O texto resume tudo que o apóstolo até aqui disse sobre a justificação pela fé! Em estilo poético ele fala da certeza que a pessoa tem de estar perdoado e aceito por Deus como filho seu. Aqui o apóstolo abre um parêntese na exposição doutrinária sobre a justificação do pecador, para num momento devocional, refletir e apreciar os efeitos desta doutrina. A justificação motiva um viver de santificação, de gratidão e de amizade com Deus.
3) Conteúdo do texto:
O texto apresenta os benefícios que a doutrina da justificação pela fé traz ao pecador. Estes benefícios ele apresenta assim:
VS. 1 “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” Duas verdades são apresentadas aqui: 1º “Fomos aceitos por Deus!” O pecado que nos separava de Deus foi eliminado, e nós fomos transformados em amigos de Deus. Justificados pela fé significa que Deus nos acolheu por filhos e nos transformou em seus amigos. 2º “Temos paz com Deus” Isto significa: O relacionamento entre Deus e o pecador justificado pela fé, voltou a ser do jeito como Deus sempre queria que fosse. Isto é: pessoas felizes vivendo sem medo na sua presença. Jesus, quando fala da rejeição dos moradores de Jerusalém declara: “Ah! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir a paz.” Lucas 19.42
Vs. 2 - Foi Cristo quem nos deu, por meio da nossa fé, esta vida na graça de Deus. E agora continuamos firmes nessa graça e nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus.” Cristo nos deu a vida de fé, vida na certeza de que Deus nos transformou em seus amigos, amigos que vão participar com ele, para todo sempre de seu reino glorioso.
Vs. 3 e 4. - “E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança.” Alegrar-se no sofrimento, esta não é uma alegria com base no ato do sofrimento mas uma alegria baseada no efeito que o mesmo produz. Diz o apóstolo que o sofrimento gera paciência e que o mesmo tem a aprovação de Deus. O sofrimento é um mérito que Deus usa para temperar e educar na fé. Pois é por meio da batalha que o recruta se torna um veterano experiente.
Vs. 5. “Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.” Jesus ilustra a doutrina da justificação com a parábola do filho perdido. Enquanto longe do pai, o filho passou por muito sofrimento. Quando retornou para o Pai foi recebido com abraços, beijos, anel de dedo, vestes festivas, música e danças. Ou seja: O pai perdoou, esqueceu o mal praticado.
Vs.6 – “De fato, quando não tínhamos força espiritual...” Adão e Eva, bem como a descendência deles, não sofreram a morte física ao pecar, porém a morte espiritual. E mortos espiritualmente todas criaturas humanas não podem fazer absolutamente nada para ganhar novamente a vida espiritual.
“Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.” Duas verdades afirmam este texto: 1º Não há homem bom, todos são pecadores, 2º Deus providenciou a salvação no tempo por ele escolhido. Em Gálatas 4.4 o apóstolo reforça: “Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei” Deus escolheu o tempo de enviar seu Filho ao mundo e por meio dele realizar a salvação da humanidade. Não compete a nós perguntar: Porque não antes; ou porque não mais tarde? Tudo neste mundo acontece determinado por Deus.
Vs. 7 – “Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis.” Ou “por um justo” – ARA. Todos amam a sua própria vida. dificilmente encontraremos alguém que esteja disposto a sacrificar a própria vida em favor de alguém outro, nem mesmo tratando-se de uma pessoa boa. O texto considera a possibilidade de um gesto em favor de uma pessoa boa. – “Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa. “ Apesar de difícil, pode acontecer tal gesto altruísta, especialmente se o beneficiado for um amigo muito estimado, ou alguém da própria família.
Vs. 8 – “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.” Como prova de seu amor, Deus fez o que nenhum ser humano seria capaz de fazer, a saber morrer por um morto, por um inimigo, por alguém que não lhe obedece, nem Serve.
4) Sugestão de tema:
Os benefícios que a justificação pela fé nos oferece!
1 – Fomos aceitos graciosamente por Deus!
2 – Recebemos a paz com Deus!
3 – Recebemos a esperança de participar da glória de Deus!
4 – Recebemos a certeza de vitória nos sofrimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário