1 Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida , que existiu desde a criação do mundo . Nós a temos ouvido e com os nossos próprios olhos a temos visto . De fato nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela. 2 Quando essa Vida apareceu, nós a vimos. É por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a Vida eterna que estava com o Pai que nos foi revelada. 3 Contamos o que temos visto e ouvido para que vocês estejam unidos conosco , assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo , o seu Filho . 4 Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa .
5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. 6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. 10 se dissermos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.
Cristo nos ajuda
2 Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não cometam pecado. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que não tem nenhuma culpa; ele nos defende diante do Pai. 2 Porque é por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados de todos. 3 Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. 4 Se alguém diz "eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. 5 Porém, se alguém obedece ao seu ensinamento, o amor de Deus realmente foi aperfeiçoado nele. É assim que temos certeza de que vivemos em união com Deus: 6 quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.
O novo mandamento
7 Meus queridos amigos, este mandamento que eu estou escrevendo a vocês não é novo. É o mandamento antigo que vocês receberam no princípio. O mandamento antigo é a mensagem que vocês já ouviram. 8 Porém o mandamento que eu escrevo é novo porque a sua verdade é vista em Cristo e também em vocês. Pois a escuridão está passando, e já está brilhando a verdadeira luz. 9 Quem diz que está na luz e odeia o seu irmão ainda está na escuridão. 10 Aquele que ama o seu irmão vive na luz, e não há nele nada que faça alguém pecar. 11 Quem odeia o seu irmão está nas trevas, anda na escuridão e não sabe para onde vai, porque ela cegou os seus olhos. 12 Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo, 13 Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque têm vencido o Diabo. "Escrevo a vocês, Filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês, pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Diabo. 15 Não amem o mundo, nem o que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai. 16 Nada que está no mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso vem do mundo. 17 O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas desejam, porém quem faz a vontade de Deus vive para sempre.
O inimigo de Cristo
18 Meus Filhinhos, o fim está perto. Vocês ouviram falar que o Inimigo de Cristo vem. Pais agora já estão aparecendo muitos inimigos de Cristo, e por isso sabemos que o fim está chegando. 19 De fato eles nos deixaram porque não são do nosso grupo. Se fossem do nosso grupo, teriam ficado. Mas eles nos deixaram para que ficasse bem claro que nenhum deles pertencia mesmo ao nosso grupo. 20 Porém Cristo tem derramado o Espírito Santo sobre vocês, e por isso todos vocês conhecem a verdade. 21 Portanto, eu escrevo a vocês, mas não é porque desconhecem a verdade. Pelo contrário, é porque a conhecem e sabem que nunca nenhuma mentira veio da verdade. 22 Então quem é mentiroso? E aquele que diz que Jesus não é o Messias*. Quem diz isso é o Inimigo de Cristo; ele nega tanto o Pai como o Filho. 23 Pois quem nega o Filho nega também o Pai; e quem aceita o Filho tem também o Pai. 24 Por isso guardem nos seus corações a mensagem que ouviram desde o principio. Se aquilo que vocês ouviram ficar nos seus corações, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai. 25 E foi isto o que o próprio Cristo prometeu dar a todos nós: a vida eterna. 26 Eu escrevo isso a respeito dos que estão tentando enganá-los. 27 Mas Cristo tem derramado o seu Espírito sobre vocês. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Porque o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo. 28 Sim, meus Filhinhos, continuem unidos com Cristo, para que possamos estar cheios de coragem quando ele aparecer. Assim não precisaremos ficar com vergonha e nos esconder dele no Dia em que ele vier. 29 Já que vocês sabem que Cristo nunca fez nada de errado, devem saber também que quem faz o que é direito é filho de Deus.
Filhos de Deus
3 Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados filhos de Deus e somos mesmo seus filhos. O mundo não nos conhece porque não tem conhecido a Deus. 2 Meus queridos amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é. 3 E aqueles que têm essa esperança em Cristo purificam-se a si mesmos, assim como Cristo é puro. 4 Quem peca é culpado de quebrar a Lei de Deus porque o pecado é a quebra da Lei. 5 Vocês já sabem que Cristo veio para tirar os nossos pecados e que ele não tem nenhum pecado. 6 Assim quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu. 7 Meus Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é direito e justo, assim como Cristo é justo. 8 Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito. 9 Quem é filho de Deus não continua pecando, porque o Espírito de Deus age nele. E não pode continuar pecando, porque Deus é o seu Pai. 10 Esta é a diferença clara entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo: quem não faz o que é direito ou não ama o seu irmão não é filho de Deus.
Amem uns aos outros
11 A mensagem que vocês ouviram desde o princípio é esta: Que nos amemos uns aos outros. 12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Diabo e matou o próprio irmão. E por que o matou? Porque o que Caim fazia era mau, e o que o seu irmão fazia era bom. 13 Meus irmãos, não estranhem se as pessoas do mundo os odeiam. 14 Sabemos que já passamos da morte para a vida e sabemos isso porque amamos os nossos irmãos. Quem não ama ainda está morto. 15 Quem odeia o seu irmão é assassino, e vocês sabem que um assassino não tem em si a vida eterna. 16 É assim que sabemos o que é o amor: Cristo deu a sua vida por nós. Por isso nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. 17 Se alguém é rico e vê o seu irmão em necessidade, mas fecha o seu coração para ele, como pode afirmar que de fato ama a Deus? 18 Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações.
Coragem diante de Deus
19 É assim, então, que sabemos que pertencemos à verdade de Deus e que os nossos corações se sentem seguros na presença de Deus. 20 Pois, se o nosso coração nos condena, sabemos que Deus é maior do que o nosso coração e conhece tudo. 21 Portanto, meus queridos amigos, se o nosso coração não nos condena, temos coragem na presença de Deus. 22 Recebemos dele tudo o que pedimos porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que ele quer. 23 E o que ele manda é isto: Que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como Cristo nos mandou. 24 Quem obedece aos mandamentos de Deus vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. E sabemos isso por causa do Espírito que ele nos deu.
O Espírito verdadeiro e o falso
4 Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espírito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espírito que elas têm vem mesmo de Deus, pois muitos falsos profetas* já se espalharam pelo mundo inteiro. 2 E assim que vocês poderão saber se de fato o Espírito é de Deus: quem afirma que Jesus Cristo se tornou homem tem o Espírito que vem de Deus. 3 Mas quem nega isso a respeito de Jesus não tem o Espírito de Deus; o que ele tem é o espírito do Inimigo de Cristo. Vocês ouviram dizer que esse espírito viria, e agora ele já está no mundo. 4 Meus filhinhos, vocês são de Deus e tem vencido os falsos profetas. Porque o Espírito que está em vocês é mais forte do que o espírito que está naqueles que pertencem ao mundo. 5 Eles falam das coisas do mundo, e o mundo os ouve porque pertencem ao mundo. 6 Mas nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não o conhece não nos ouve. É desse modo, então, que podemos saber a diferença entre o Espírito da verdade e o espírito do erro.
Deus é amor
7 Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus 8 Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. 9 Foi assim que ele mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para termos vida por meio dele. 10 E o amor é isto: não somos nós que temos amado a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. 11 Queridos amigos, se foi assim que Deus nos amou, então devemos nos amar uns aos outros. 12 Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor se torna perfeito em nós. 13 Esta é a razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco: ele nos tem dado o seu Espirito. 14 E nós temos visto e anunciamos aos outros que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo. 15 Se alguém afirma que Jesus Cristo é o Filho de Deus, Deus vive nele, e ele vive em Deus. 16 E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Quem vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. 17 O amor é aperfeiçoado em nós para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. 18 No amor não há medo; o perfeito amor afasta o medo. Portanto, o amor não é perfeito em quem tem medo, porque o medo traz em si o castigo. 19 Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: "Eu amo a Deus" e odeia o seu irmão, é mentiroso. Porque ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. 21 Este é o mandamento que Cristo nos deu: Quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
A vitória sobre o mundo
5 Todo aquele que crê que Jesus é o Messias* é filho de Deus. E quem ama um pai ama também os filhos desse pai. 2 Quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos, sabemos que amamos também os filhos de Deus. 3 Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer 4 porque os filhos de Deus podem vencer o mundo. Assim com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo. 5 Quem pode vencer o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
O testemunho sobre Jesus Cristo
6 Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade, pois o Espírito é a verdade. 7 Há três testemunhas: 8 o Espírito, a água e o sangue. E os três estão de pleno acordo. 9 Nós aceitamos o testemunho dos seres humanos, mas o testemunho de Deus tem mais valor. E este é o testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. 10 Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho no seu próprio coração. Mas quem não acredita em Deus faz Deus parecer mentiroso, porque não acredita no testemunho que Deus deu a respeito do seu Filho. 11 Portanto, este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
A vida eterna
13 Eu escrevo isso a vocês que crêem no Filho de Deus, para que saibam que tem a vida eterna. 14 Nós temos coragem quando estamos na presença de Deus, pelo seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 15 Assim sabemos que ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E sabemos que ele nos dá o que lhe pedimos. 16 Se alguém vê seu irmão cometer algum pecado que não traz a morte, deve orar a Deus, e ele dará a vida a esse irmão. Isso, no caso de pecados que não trazem a morte. Mas há pecado que traz a morte, e eu não digo que vocês orem por esse pecado. 17 Toda maldade é pecado; porém há pecados que não trazem a morte. 18 Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Diabo não pode tocar neles. 19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Diabo. 20 Sabemos também que o Filho de Deus já veio e nos tem dado entendimento para conhecermos o Deus verdadeiro. As nossas vidas estão unidas com o Deus verdadeiro, unidas com o seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro, e esta é a vida eterna. 21 Meus filhinhos, cuidado com os falsos deuses!
Nenhum comentário:
Postar um comentário