Homilética II
II. Opção por um dos textos para a proclamação do Evangelho
2Co 5.1-10
1. Contexto Bíblico do Texto
1.1 A Narrativa
A narrativa de 2 Coríntios pode ser dividida em três partes:
Na primeira parte da epístola(1.12 – 7.16), Paulo reflete sobre o estado de relacionamento com a igreja de Corinto e expõe as razões que teve para desistir do seu desejo de visitá-la(1.12 – 2.17). Defende apaixonadamente o seu ministério apostólico, que ele chama de “ministério do Espírito”(3.8) e da “reconciliação”(5.18-20). Porquanto também Deus “nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo”(5.11 – 6.10), e exorta os crentes a viverem limpos “de toda impureza, tanto da carne quanto do espírito”(7.1; 6.11 – 7.16).
A segunda parte(8.1 – 9.15) consiste em um chamado à solidariedade para com os cristãos de Jerusalém(Rm 15.26). Paulo confiava pouco na generosidade dos coríntios, os quais, entusiasmados a princípio com a idéia de ajudar os crentes da Judéia, bastou chegar o momento da arrecadação, para os mesmos se mostrarem menos favoravelmente dispostos(8.1-15).
A terceira parte(10.1 – 13.10)surpreende pela intensidade do tom empregado. O autor, voltando ao tema do ministério, defende o seu direito de ser considerado apóstolo e de ser respeitado como tal. Refere-se às suas muitas tribulações, afirmando que nelas se apraz por amor a Cristo, pois, como disse, “quando sou fraco, então é que sou forte”(12.10). E, diante do que ele chama de “tais apóstolos”(11.5;12.11), manifesta que os títulos do seu próprio apostolado são uma vida consagrada inteiramente ao serviço de Jesus Cristo.
1.2 O Autor e autores – O que Deus pretende? O que pretende o homem de Deus?
O que Deus pretende aqui é mostrar-nos que Ele já tem preparado a nossa morada celestial; um lar eterno; num edifício que não foi construído por mãos humanas mas sim pelo poder de Deus.
Paulo então nos orienta de como deve ser o nosso comportamento/ o nosso viver aqui na terra: viver de forma tal que agrademos ao nosso Senhor. Pois, no dia do julgamento, cada um será julgado conforme o bem ou o mal feito pelo corpo .
1.3 – Momento Histórico na História
Corinto era um cidade em que haviam diversos opositores ao trabalho missionário/ evangelístico de Paulo. Dentre eles estão os judaizantes, os quais tentavam constantemente voltar aos antigos costumes e leis judaicas e introduzi-las no cristianismo.
1.4 – Personagens
Deus – concede-nos o poder do Espírito Santo para que tenhamos acesso à morada celestial.
Paulo – de acordo com sua divina instrução, nos orienta/ nos instrui a vivermos de modo digno; não nos apegando a coisa visíveis/ terrenas, mas sim, ao invisível/ eterno.
Cristo – que, no dia do juízo final, nos julgará de acordo com o ou o mal que tivermos feito por meio do corpo.
Povo – somos o povo aos quais Deus preparou o Seu edifício eterno para fazermos morada quando formos despidos da nossa casa terrestre.
2. Exegese
evpi,geioj – “terrestre”, “sobre a terra”: adj. nom. fem. sing. de epigeoj
oivki,a – subst. ac fem sing, oi,ki,a = “casa”: Este termo tem o significado de “edifício” somente em 1Co 3.9 e 2Co 5.1.
skh,nouj – subst. gen neut sing skh/noj – Os dois usos neo-testamentário deste termo encontram-se em 2Co 5.1,4, onde o corpo terrestre do crente é descrito como sendo uma tenda temporária, em contraste com o seu corpo celestial, que formará sua moradia eterna. A figura de uma tenda retratando o corpo humano sugere a impermanência e a insegurança, e é uma ilustração comum da vida terrena e sua localização corporal. De um ponto de vista judaico a tenda poderia ser uma referência à Festa dos Tabernáculos, ilustrando que o cristão teria de viver em uma tenda antes de alcançar a Terra Prometida.
oivkodomh.n - subst. ac fem sing de oi.kodomée, - “edifício”: Em 2Co 5.1 é a única passagem onde o termo é empregado como termo antropológico num sentido que parece, à primeira vista, ser individualístico. A tenda transiente do corpo terrestre aqui se contrasta com uma oikodomée, eterna, preparada por Deus, e não feita com mãos. “Edifício de Deus”: esta frase indica a fonte do edifício, contrastando-o com o terreno. “Não feito com mãos humanas”, isto é, não pertencente a esta criação, “de outro mundo”, espiritual, sobrenatural.
stena,zomen – pres ind at, 1p.pl. de stena,zw - “gemer”: Paulo emprega o termo exclusivamente para o “suspirar” no sentido de “ansiar” por alguma coisa (Rm 8.23; 2Co 5.2,4). “Gemer”, por causa de uma circunstância indesejável. O presente enfatiza o contínuo gemer da vida terrena.
evpendu,sasqai – inf aor méd de e.pendúu,omai – “colocar (sobre)”. Em contraste com os gnósticos, Paulo anseia por ter seu corpo celestial vestido por cima do seu corpo atual. Este termo acontece somente em 2Co 5.2,4.
eu`reqhso,meqa - ind fut pass, 1p.pl, de euriskw – “achar”; pass “ser achado”: O desejo de Paulo em não ser achado nu revela um modo caracteristicamente judeu da nudez, e também que ele não está falando a partir da perspectiva halenista.
oivki,an – subst ac fem sing de oikia – “morar”, “habitar”.
gumnoi. - adj nom masc pl, de gumno,j – o emprego figurado, “desvendado”, “revelado”, “tornado claro”, ocorre aqui em 2Co 5.3
evndusa,menoi - v. part aor méd nom masc, 1p.pl, de enduw. – “vestir”
peripatou/men – v. ind pres at, 1p.pl, de peripate,w – “andar”: Enquanto o cristão anda “pela fé e não por aquilo que vê” deve esforçar-se para agradar ao Senhor. A comunidade é o templo de Deus, que também significa que os cristãos não devem participar da impiedade dos pagãos. Deve-se reexaminar continuamente “aquilo que agrada ao Senhor” (Ef 5.8ss).
bh,matoj - subst. gen neut sing, de bhma - “assento”, “tribunal”. Era um tribunal onde se tomavam decisões oficiais; para uma boa descrição do “lugar de julgamento” achado na cidade de Corinto.
3. Encaminhamento Homilético
3.1 Lei / Evangelho
A Lei nos é apresentada no fato de possuirmos ainda a nossa “casa terrestre”, no sentido de estarmos vivendo em pecado pois, o nosso corpo, a nossa natureza é pecaminosa. Mesmo assim, como cristãos, devemos viver de modo que agrademos ao máximo o nosso Senhor, pois o nosso comportamento aqui na terra será levado em conta, também, quando “comparecermos ao tribunal do Senhor”.
O Evangelho nos é apresentado quando nos é dito que Deus tem preparado para nós um edifício eterno nos céus; o qual habitaremos quando já não estivermos mais habitando na nossa atual moradia. E ainda mais; Deus já nos preparou para essa “mudança” enviando-nos o Seu Espírito, o qual permite-nos viver conforme a Sua vontade, mesmo estando vivendo nessa condição de pecadores, nessa “casa terrestre”.
3.2 Verdades e Fatos Teológicos
A vida eterna já está preparada para nós. Deus a preparou. Deus é que “construiu o edifício”. Sem haver nenhuma participação humana no processo. Para o homem, basta atender ao convite de Deus para entrar no Seu edifício.
3.3 Assunto:
O Espírito Santo é quem nos capacita a viver com fidelidade.
4. Objetivo do Texto
O texto quer nos mostrar que para sermos revestidos da nossa morada celestial, antes temos que estar vestidos/ cobertos/ envoltos com o poder do Espírito Santo.
5. Objetivo do Sermão
Despertar no ouvinte a importância de se viver por intermédio da fé, com fidelidade.
6. Tema
- Se formos encontrados nus, não seremos ser revestidos
- Se não estivermos vestidos, não poderemos ser revestidos
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