IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
CRISTO PARA TODOS
Congregação “CRISTO PARA TODOS” - Interlagos
Congregação da “GRAÇA” – Colina
Linhares-ES
VIA DOLOROSA
Oficiante: Pr. Saymon Gonçalves
Narrador - Durante a semana santa, lembramos a paixão e morte de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso amado Salvador. Contemplamos o mistério da profunda humilhação e da gloriosa exaltação de Jesus. Meditamos sobre a causa da morte de Cristo que foram os pecados da humanidade, os teus e os meus pecados; contemplamos o proveito deste sofrer, a reconciliação da humanidade com Deus, para que todo o que confiar na graça de Cristo, não pereça, mas tenha a vida eterna.
Que Deus Espírito Santo fortaleça a nossa fé ao acompanharmos, hoje, a Jesus em sua via dolorosa e nos conceda forças para adorá-lo, servi-lo e confessá-lo. Amém.
HINO - 88 HL - Estrofes 1 e 2 (Melodia 248 HL)
O: Em nome de Deus Pai, Filho e do Espírito Santo.
C: Amém.
O - Oh vinde, adoremos o Senhor.
C - Pois ele tomou sobre si as nossas enfermidades e nossas dores levou sobre si.
O - Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo (Jo 1.29).
O - Oremos: Amado Salvador Jesus, concede-nos, por teu Espírito Santo a devida devoção ao contemplarmos tua paixão e morte. Afasta de nós tudo o que possa atrapalhar a adoração. Coloca diante de nossa alma tua profunda dor, humilhação e morte que nossos pecados te causaram. Faze-nos ver que somente o teu sangue derramado nos liberta da ira de Deus que paira sobre o pecador. Firma-nos a fé. Reergue-nos para uma vida santificada de adoração a ti e serviço ao próximo. Em teu nome, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, pelos séculos sem fim. Amém.
HINO - 88 HL - Estrofes 3 e 5 (Melodia 248 HL)
(ou Grupo Louvor)
† 1º TEMA - Jesus no Jardim Getsêmani.
Narrador - Deus meu, não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima.
C - Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim, força minha, apressa-te em socorrer-me (Sl 22.11,19).
Leitura: Mateus 26.36-46
Mensagem I: Faça-se a tua vontade.
Oração - O: Amado Pai celestial, por amor à humanidade colocaste nossas enfermidades sobre teu amado Filho Jesus Cristo, que voluntariamente e por amor, carregou nossas culpas e as encravou na cruz, dizendo: "Não beberei o cálice que o Pai me deu?"
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém.
HINO - 93 HL - Estrofes 2, 3 e 4
† 2º TEMA - Jesus diante Caifás.
Narrador - Disse Deus: Da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn 2.17)
C - Disse a serpente: É certo que não morrereis ... mas se abrirão os vossos olhos
e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal (Gn 3.5,6).
Leitura - Marcos 14.53-65
Mensagem II - Blasfemou, é réu de morte.
Oração - O: Amado Salvador Jesus, nossos pais aspiraram ser iguais a Deus e blasfemaram, e com eles, todos nós. Para nos resgatar deste pecado, tu foste injustamente acusado de blasfemador, para que todos os que em ti confiam crêem sejam declarados santos filhos de Deus.
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador.
HINO - 78HL
† 3º TEMA - Jesus diante Pilatos.
Narrador - Santifica-nos na verdade;
C - A tua palavra é a verdade.(Jo l7.l7)
Leitura - João 18.33-40
Mensagem III - És tu o rei dos judeus?
Oração - O: Ó Jesus, Senhor dos senhores, Rei dos reis, por amor a nós te humilhaste tão profundamente e te submeteste ao escárnio e açoites para nos conquistar a glória celestial e exaltas a filhos de Deus todos os que se apegam à tua graça.
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém
HINO - 79HL (ou Grupo Louvor)
† 4º TEMA - A Via Dolorosa
Narrador - Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si.
C - E nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido (Is 53.4).
Leitura - Lucas 23.27-32
Mensagem IV - Chorai sobre vós e
vossos filhos...
Oração - O: Senhor Jesus, carregaste o lenho da maldição, que nossos pecados te prepararam, a fim de remir nos de nossos pecados e para dar nos bênçãos eternas.
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém.
HINO - 90 HL
† 5º TEMA - Jesus na cruz.
Narrador -Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gl 3.13)
C - Tu nos resgataste da maldição da lei (Gl 3.13).
Leitura - João 19.16-22; 28-30
Mensagem V - O Mistério da Humilhação.
Oração: O: Senhor Jesus, coisa horrível é cair nas mãos do Deus vivo. Tu suportaste a maldição divina. Foste abandonado pelo Pai. Suportaste os horrores do inferno para nos resgatar da maldição eterna e nos reconciliaste com o Pai.
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém.
CORAL - Na cruz do Gólgota
† 6º TEMA - Ao Pé da Cruz
Narrador - Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus (1 Pe 3.18)
C - Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas (Hb 10.10)
Leitura - João 19.31-42
Mensagem VI - Ao pé da cruz
Oração: O: Senhor Jesus, Cordeiro de Deus, morreste uma única vez e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de todas as tribos, línguas e nações. Nos te agradecemos e louvamos. A maior obra deste mundo está consumada. Agora temos santa paz, cessou a adversidade. Aleluia!
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém.
CORAL - Seja bendito o Cordeiro
† 7º TEMA - O véu do santuário aberto.
Narrador - Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Hb 4.16).
C - Digno és de tomar o livro e de abrir os selos, porque foste morte e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para o nome de Deus os constituíste reino e sacerdotes e reinarão sobre a terra (Ap 5.9,10).
Leitura: Vídeo: A morte de Jesus (Bíblia Ilumina) http://www.youtube.com/watch?v=3n20BBQPoGo&feature=related
Mensagem VII - O véu se rasgou
de alto abaixo
Oração - O: Senhor Jesus, tu és digno juiz de todas as coisas. Quem crer não será julgado, mas quem não crer já está julgado, porque não crê no nome do unigênito filho de Deus. Firma-nos a fé em tua graça. A ti louvamos eternamente. Amém.
C - Grato sou por tanto amor, meu bendito Salvador. Amém.
Narrador - Agradecidos pelo grandioso amor do Salvador Jesus, queremos nesse momento, ofertar nossos bens e orações com fé, alegria e devoção.
OFERTAS - Jovens Cantam
Avisos:
Pai Nosso:
SANTA CEIA:
Consagração:
O: Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o
beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.
O: A paz do Senhor seja convosco para sempre!
C - Amém.
C - Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo.
Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo.
Cordeiro divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém.
Convite e Orientação a Ceia:
Distribuição: Grupo Louvor
Bênção:
Desguarnecimento do Altar:
Narrador - Depois da Ceia Pascal com seus discípulos e antes de sua crucificação, foram tiradas as vestes de Jesus. Este ato faz parte de sua profunda humilhação por nós e nos deve induzir à humildade, como foi escrito pelo apóstolo Paulo em Fp 2.5-11. Assim, irmãos e irmãs, em sinal de tristeza e arrependimento por nossos pecados, que mataram o Filho de Deus, retiramos agora todos os ornamentos do templo e cobrimos o altar com um pano preto, até o culto do Domingo de Páscoa, quando ornaremos o altar com paramentos, flores e símbolos festivo da ressurreição, da vida e da vitória sobre a morte, o pecado e o inferno. Em silêncio elevemos os corações em oração a Deus. Todos tenham uma boa noite e até domingo.
Despedida:
Oração Silenciosa: Vídeo: Maior Amor Arautos do Rei
Nenhum comentário:
Postar um comentário