Sermão de Páscoa.
Texto: Mt. 28. 1 – 10.
Tema: Ele não está aqui.
Ele não esta aqui. Palavras do anjo, enviado por Deus, para recepcionar as mulheres que no domingo cedo, desceram até o sepulcro para perfumar o corpo de Jesus. Ele não esta aqui, Palavras que servem a nós hoje, como a mais importante noticia de todos os tempos, pois a ressurreição de Jesus Cristo é ponto central da fé cristã. É o evangelho mais doce, que traz conforto, consolo e esperança para todos nós que estamos no mundo e aguardamos com grande alegria o dia em que o Senhor Jesus nos receber e nos acolher no céu.
Naquele encontro do anjo com as mulheres, as palavras do anjo, romperam a dor, o luto e o abandono que elas, e todos os discípulos estavam sentindo. Em Mt. 16. 21 vemos que Jesus já tinha avisado a todos que isto era necessário acontecer, mas que ao terceiro dia ele ressurgiria vitorioso. Porém vemos no relato do evangelho para hoje que as mulheres vão até o sepulcro, não para saudar um vitorioso, e sim para lamentar uma derrota, embalsamando um perdedor. Talvez o medo tenha feito com que elas (e também os discípulos) se esquecessem da promessa da ressurreição.
Deus poderia ter preparado uma bela bronca a todos, dizendo: eu não tinha avisado a vocês que eu iria ressuscitar. Vocês não acreditaram e mim? Mas Deus compreende a carência humana, entende a dor que estava em seus corações por terem presenciado a crueldade que Jesus passara na cruz e acolhe as mulheres com uma noticia impar para aquele momento. "Ele não esta aqui, ressuscitou como havia dito".
A pedra da sepultura estava aberta pelo anjo, não para permitir que Jesus saísse, pois Jesus já havia saído antes do anjo remover a pedra. O anjo quis mostrar para a mulher que Jesus não estava mais lá, e que sim, ele tinha de fato ressuscitado como havia dito.
É importante ressaltar que estas palavras foram ditas pelo anjo, que foi enviado por Deus, não simplesmente para convencer as mulheres de que Jesus não tinha sido roubado, mas sim ressuscitado. O anjo, ao dizer as palavras "ele não esta aqui" serviu também como arauto que veio anunciar a satisfação de Deus em ter aceitado o sacrifício expiador de Cristo. Um sacrifício único e suficiente para tirar o pecado do mundo. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, o verdadeiro Deus verdadeiro homem, que veio com uma missão exclusiva, porém de efeito eterno. O sacrifício que foi aceito e coroado com a ressurreição. O sacrifício que veio trazer paz entre Deus e os homens.
Uma paz que concedida por Jesus a cada vez que ele encontra com os seus discípulos. Uma paz que ele dispensou quando encontrou com Maria Madalena, uma paz que Ele dispensou no encontro com todos os discípulos. Ou seja, o fato de Jesus não estar mais na sepultura e ter ressuscitado, selou a aliança firmada pelo sangue de Cristo entre Deus e os homens e agora através de Cristo, todos os homens tem livre acesso a Deus. Podem chegar até Deus graças a Paz que Cristo nos dá.
Paz esta que nós lembramos na Liturgia da Santa Ceia, pois quando Cristo se faz presente no sacramento sob o Pão e o Vinho. Ele nos dispensa a sua paz, e nos saudamos uns aos outros com a paz que ele nos dá. (pax Domini)
Assim vemos que o fato de Cristo não estar mais na sepultura, trouxe-nos uma paz com Deus que tem validade em todos os tempos. Pois a partir da ressurreição de Cristo, aquele que venceu a morte, todo aquele que nele crê, esta sob o efeito da sua vitoria, esta em paz com Deus, usufrui da conquista de Cristo e não mais será silenciado pela morte, porém encontrará na morte a passagem para a vida que Cristo nos preparou no céu e o gozo da paz eterna com Deus.
Por isso, quando o anjo diz: Ele não esta aqui, essas palavras servem para nós como consolo, ao saber que quando formos depositados num sepulcro, lá não ficaremos, mas nossa alma, no momento da nossa morte será levada para a morada preparada por Jesus e nosso corpo aguardará no pó da terra, até que possamos ir com Cristo de corpo e alma para o céu.
Ao ouvirmos o Anjo dizer: Ele não esta aqui, somos consolados contra a dor do luto, pois quando acontece à partida de nossos entes queridos, sabemos que a morte não é mais separação, porém uma partida momentânea que terá seu desfecho no dia em que Cristo vier, para ressuscitar a todos, separando crentes e descrentes e levando-nos para o descanso no colo do Pai.
Esta paz que agora temos com Deus através de Jesus, este consolo que ouvimos do anjo, ao sabermos que assim como Cristo, não está mais na sepultura, nó La não ficaremos, mas seremos ressuscitados para a morada celeste. Tudo isso que nos anima, nos alegra e nos faz viver com felicidade, deve despertar em nós a gratidão e a misericórdia para com aqueles que ainda não conhecem a paz e a vitoria em Cristo Jesus.
Quando o anjo disse as mulheres Ele não está aqui, e permitiu que elas conferissem com os próprios olhos o que ele estava anunciando, ele deu também uma tarefa sublime de serem portadores da boa noticia dizendo: Vão depressa e digam aos outros que Ele não esta aqui, mas ressuscitou como tinha dito.
Também esta palavra do anjo serve para todos os tempos. Estas palavras do anjo servem para nós. Eu e você que desfrutamos da presença de Cristo aqui na palavra e no Sacramento, eu e você que fomos abençoados com a paz que nos reconcilia com Deus, somos convidados a sairmos daqui alegres, felizes e como portadores da boa noticia.
Vamos e proclamemos ao mundo que Cristo não esta na sepultura, mas ressuscitou como havia dito. Que a paz conquistada por Cristo, e a força do Espírito Santo, sob a benção do Pai nos acompanhe nesta tarefa. Amém.
Rev. Lucimar Velmer
Nenhum comentário:
Postar um comentário