JESUS, O CORDEIRO DA PÁSCOA
CENA 1 – JESUS CRUCIFICADO
a) Fundo musical _________________________________________________________
b) Abrem-se as cortinas e ao centro se vê Jesus crucificado. No cimo da cruz está escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Maria, o discípulo amado (João) e algumas mulheres estão chorando.
NARRAÇÃO 1: E eram 9 horas da manhã quando o crucificaram. Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. Foi chicoteado, zombado, desprezado, e contado com os malfeitores. Mas, mesmo na hora de sua morte, demonstrou compaixão e amor até mesmo pelos seus inimigos.
Jesus: Pai, perdoa essa gente, porque não sabem o que fazem! ...(pausa) ... Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ...(pausa) ... Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!
NARRAÇÃO 2: E, tendo dito isto, Jesus morreu. Mesmo na cruz Jesus é vitorioso! Pois, conforme a vontade de Deus Pai, “ele foi obediente até à morte, e morte de cruz”. Dessa forma, Jesus conquistou para nós o perdão, vida e salvação.
ENTRAM TRÊS CRIANÇAS E RECITAM (Ou: Sugere-se também anunciar os versículos do meio da congregação. Os jovens podem participar, tanto desta parte quanto das encenações).
Criança 1 – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” – Gálatas 3.13.
Criança 2 – “Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus” – Efésios 5.2
Criança 3 – “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”- 1 João 1.7
O SEPULTAMENTO DE JESUS
a) Fundo musical: ________________________________________________________________
b) Entram José de Arimatéia e Nicodemos para tirarem e levarem o corpo de Jesus.
N1 – Depois disto, tendo obtido autorização de Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos, que eram ilustres membros do Sinédrio, vieram e tiraram o corpo de Jesus do madeiro, envolveram-no em lençóis com os aromas, e o levaram a um túmulo novo que havia num jardim ali perto. E tendo lá depositado o corpo de Jesus, rolaram uma grande pedra para a entrada do túmulo.
N2 – Pelo seu sepultamento Jesus santificou as sepulturas dos crentes, transformando-as em leitos de repouso, onde aguardam o despertar naquele grande dia.
Criança – “Sendo cristo as primícias dos que dormem” – 1 Coríntios 15.20
CENA 2 – A PROMESSA DE DEUS NO ÉDEM (Gn 3)
Cenário: Jardim do Édem. / Preparar cintas para Adão e Eva.
Fundo musical: __________________________________________________________________
A cena começa com Adão e Eva comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal. Logo, percebem sua nudez. Então pegam as cintas e as amarram na cintura. Em seguida acende-se um foco de luz (ou somente a voz de Deus) Percebem a presença de Deus e se escondem.
Deus: Adão! Adão! Onde é que você está? ... Adão! Onde você está?
Adão: Estou aqui, Senhor! ... Ouvi a tua voz ... e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi.
Deus: E quem foi que lhe disse isso? Por acaso você comeu da fruta da árvore que eu o proibi de comer?
Adão: Foi a mulher que tu me deste. Ela me deu a fruta, e eu comi.
Deus: Eva, por que você fez isso?
Eva: Foi a serpente. Ela me enganou, e eu comi.
N1 – Então o Senhor Deus disse à serpente:
Deus: Por causa do que você fez você será castigada. Entre todos os animais só você receberá esta maldição: de hoje em diante você vai andar se arrastando pelo chão e vai comer o pó da terra. Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela.
Criança - “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”. Romanos 5.1.
Criança – “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6.23.
N2 – Deus, desde o início, em sua grande misericórdia para com o mundo pecador, anunciou a vinda do Messias. Com o passar do tempo, a revelação de sua graça foi tomando forma.
N1 – Foi assim que Deus resolveu chamar Abraão a fim de preparar para si um povo, no meio do qual haveria de surgir a pessoa do Messias. E assim, por meio de Abraão, Deus haveria de tornar benditas todas as famílias da terra.
N2 – Todos os atos de Deus no Antigo Testamento visavam o cumprimento de sua promessa e apontavam para o futuro Redentor da humanidade. Uma demonstração disto foi quando Deus provou o próprio Abraão.
CENA 3 – DEUS PROVA A ABRAÃO. (Gn 21 e 22)
Fundo musical: ________________________________________________________________
N1 – Sendo fiel às suas promessas, Deus concedeu um filho a Abraão mesmo em sua velhice. Seu nome era Isaque. No entanto, surpreendentemente, Deus colocou Abraão à prova, e lhe disse:
Deus (Voz): Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, ofereça a mim o seu filho em sacrifício.
(Entram Abraão e Isaque. Isaque está carregando a lenha do sacrifício. Abraão o fogo e a faca. Chagando ao local do sacrifício – (obs.: O altar do sacrifício já deve estar pronto, a fim de economizar tempo) -, Abraão arruma a lenha, amarra o seu filho, deita-o sobre o altar e levanta a mão com a faca...).
N2 – Abraão obedeceu a Deus e logo no dia seguinte dirigiu-se a Moriá, levando consigo Isaque. Tendo feito um altar, arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque sobre o Altar. Em seguida pegou a faca para mata-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
Voz: Abraão! Abraão! ... Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negaste o seu filho, o seu único filho.
Criança: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão”. Gálatas 3.6,7.
N1 – No mesmo monte Moriá foi edificado, mais tarde, o templo, onde os sacrifícios dos animais prefiguravam o holocausto do filho de Deus, imolado pelos nossos pecados.
Criança: “Deus não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou”. Romanos 8.32.
CENA 4 – A PÁSCOA E A SAÍDA DO EGITO (Ex 12 – 15)
Fundo musical: _____________________
N2 – Israel tornara-se uma nação numerosa no Egito. Mas viviam infelizes porque lá serviam como escravos. Todo o povo clamava a Deus por libertação. Deus então chamou Moisés e seu irmão Arão para liderarem a saída do Egito. Mas o Faraó não queria deixa-los ir! Deus então interfere com as conhecidas 10 pragas a fim de convencer o Rei do Egito para deixar o povo livre.
N1 – Certo dia o Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito: Diga a todo o povo israelita o seguinte: Cada pai de família deverá escolher um carneirinho ou um cabrito para sua família. O animal deve ser sem defeito, de um ano.
N2 – No décimo quarto dia do primeiro mês, à tarde, todo o povo matará os animais. Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. Nessa noite o animal inteiro deverá ser assado na brasa e sua carne comida com pães sem fermento e com ervas amargas.
N1 – Não deixem nada para o dia seguinte e queimem o que sobrar. Já vestidos, calçados e segurando o bastão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus, o Senhor.
N2 – Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos o primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga.
N1 – Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.
N2 – Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento. No primeiro dia e também no sétimo, façam uma reunião solene para adorar a Deus. Nenhum trabalho será feito, a não ser para preparar a comida.
N1 – Então os israelitas fizeram tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés e Arão.
Fundo musical: ________________________________________________________________
CRIANÇAS: Entram caminhando pela porta do templo. O texto menciona que os israelitas levaram consigo suas ovelhas e cabras e o seu gado; o pão sem fermento numa bacia embrulhada com pano, jóias de ouro e prata e roupas. (Ex 12. 32-35). Com certeza levaram consigo todos utensílios que puderam. Enquanto as crianças vão entrando, segue a narração.
N2 – Após a décima praga, com a morte de todos os primogênitos do Egito, Faraó deixou os israelitas partirem.
N1 – Eles saíram a pé. Eram mais ou menos 600 mil homens, sem contar as mulheres, as crianças e os velhos. Saíram às pressas. Levaram consigo tudo o que puderam: seu gado, ovelhas, cabritos, utensílios, jóias de ouro e prata, etc.
CANTO: No Egito estava Israel (Canção tradicional americana: “Go Down, Moses”)
N2 – O sangue do cordeiro, pintado nas portas das casas de Israel, salvaria da morte e conduziria o povo escravizado à liberdade. Desta forma, a Páscoa do Antigo Testamento simboliza a do Novo Testamento. Através do sangue do Cordeiro de Deus sacrificado na cruz do Calvário recebemos, pela fé, a libertação dos pecados.
Criança: “Fostes resgatados... pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo”. 1Pedro 1.18,19.
CENA 4 – A RESSURREIÇÃO DE JESUS (Mt 28; Mc 16; Lc 24; Jo 20)
Fundo musical: _________________________________________________________________
N1 – No domingo bem cedo, enquanto Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago iam ao túmulo de Jesus levando perfumes, houve um tremor de terra. Era um anjo do senhor que tinha vindo para remover a pedra de entrada do túmulo.
Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago – Aproximam-se e verificam que a pedra do túmulo já foi retirada. Entram no túmulo e vêem um moço vestido de branco (anjo). Elas ficam assustadas.
Anjo: Não se assustem! Sei que vocês estão procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado, mas ele não está mais aqui, porque já ressuscitou. Vejam o lugar onde ele foi posto. ... Agora vão de dêem esse recado a Pedro e aos outros discípulos: Ele vai encontrar-se com todos lá na Galiléia.
Mulheres: Saem e fogem do túmulo, apavoradas e tremendo.
Fundo musical: _________________________________________________________________
Maria Madalena: (João 20) Retorna para perto da entrada do túmulo, onde fica alguns instantes chorando. Agachada e chorando ... Olha para dentro e vê dois anjos vestidos de branco.
Anjo: Mulher, por que você está chorando?
Maria M.: Levaram embora o meu Senhor, e eu não sei onde o puseram! (Jesus, então, se aproxima por detrás. Ela vira para trás, olha, mas não reconhece a Jesus)
Jesus: Mulher, por que você está chorando? Quem é que você está procurando?
Maria M.: Você deve ser o jardineiro... Se o senhor o tirou daqui, diga onde o colocou, e eu irei busca-lo.
Jesus: Maria!
Maria M.: Mestre! (Ajoelhada, Maria Madalena segura os pés de Jesus)
Jesus: Não me segure, porque ainda não subi para o meu Pai. Maria, Agora vá se encontrar com seus irmãos e diga a eles que eu vou subir para aquele que é o meu Pai e o Pai deles.
Maria M.: (Maria então sai correndo)... Eu vi o Senhor! Tenho que contar isso para todos!
Fundo musical: _________________________________________________________________
N2 – Na Páscoa a cristandade festeja a reconquista da vida. Adão desperdiçou a vida. E, nas pegadas de Adão, trilham todos os seus descendentes, sendo colhidos pela morte.
N1 – Cristo, porém, venceu a morte dos mortais pela sua ressurreição. A pedra do túmulo de Jesus está revolvida para sempre. Ele venceu os seus inimigos, que são também os nossos inimigos: O pecado, a morte e Satanás. Páscoa é libertação! Páscoa é garantia de nossa salvação!
Criança: “Jesus foi entregue por causa de nossas transgressões, e ressuscitou por causa da nossa justificação”. Romanos 4.25
N2 – A pedra está revolvida – das nossas sepulturas. Páscoa garante a todos os crentes uma gloriosa ressurreição para a vida eterna.
Criança: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. João 11.25
N1 – A pedra está revolvida – dos nossos corações, banindo dúvidas, incertezas e temores. Temos um Salvador poderoso que se compadece de nós. A Páscoa nos garante certeza da fé.
Criança: “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. 1 João 5.4
Fundo musical: ________________________________________________________________
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário