Credo Apóstolico
Introdução
Nos dez mandamentos Deus nos instrui quanto aquilo que devemos fazer ou deixar de fazer. Recapitulemos:
A Tarefa do ser humano é receber de Deus:
1 – Sua Fé 2 – Seu Nome 3 – Seu Reino
Para Proteger
4 – a autoridade 10 – a família
5 – a vida 9 – a casa
6 – o sexo 8 – a honra
7 – o dinheiro
do próximo
Agora segue o credo que nos apresenta tudo o que devemos esperar e receber de Deus, em breves palavras, conhecer a Deus plenamente. E conhecendo esse Deus amoroso e misericordioso plenamente nosso desejo voluntario, será de servi-lo conforme prescreve os Dez mandamentos. Pois é desse Deus que conseguimos forças para amá-lo e servi-lo.
Em resumo as palavras do Credo poderiam ser: “Creio em Deus Pai, que nos criou; creio em Deus Filho, que me redimiu; creio no Espírito Santo, que me santifica”.
Desenvolvimento
Que quer dizer credo? Credo quer dizer Confissão de fé.
Como se chama a nossa confissão de fé? Chama-se Símbolo Apostólico, Credo apostólico.
Onde achamos a doutrina da fé? No santo evangelho.
O que é evangelho? Evangelho é a boa noticia da graça de Deus em Cristo Jesus de que somos salvos gratuitamente.
O que diz o Primeiro artigo do Credo? Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra.
Aqui temos a essência, a vontade, a atividade e obra de Deus Pai, um puro evangelho nessas palavras.
Pois vejamos bem: O que nos pede o 1º mandamento? “Eu sou o Senhor teu Deus não terás outros deuses diante de mim”. Que Deus é esse? Isso nos ensina o credo. Nosso Deus é o único que criou os céus e a terra, além dEle não há outro.
O primeiro artigo trata da criação.
Que queremos dizer com Criador do céu e da terra? Com o céu entendemos todas as criaturas, tanto as invisíveis como as visíveis, Cl 1.16; Sl 102.25-27; Is 44.24; Jo 1.3.
Quais são as criaturas invisíveis? Os anjos, Cl 1.15-16; Querubim, Ez 1.4-14; Serafim, Is 6.1-4; Ap 4.6-8; Arcanjo, 1Ts 4.16; Jd 9.
Qual é a principal criatura visível? O homem, Gn 1.26. Porque Deus lhe formou o corpo, deu uma alma racional, e porque o criou a sua imagem.
O que significa para você confessar que crê num Deus, que é Pai onipotente, criador?
Quer dizer que sou criatura de Deus, que Ele me deu, e conserva, corpo, alma, vida, membros do corpo, sentidos, razão, inteligência, comida, bebida, casa, alimento, esposo(a), filhos(as), empregados. Além de tudo isso, ainda põe todas as criaturas a serviço para nosso proveito e necessidades, sol, lua, vento, estrelas no céu, dia e noite, ar, fogo, água, chuva, terra, ave, peixes, animais, cereais, plantas, bom governo, paz, segurança, etc.
Por nós mesmos não temos vida, e nenhuma dessas coisas que acabamos de enumerar, e não está em nós o poder para conservar essas coisas, pois tudo está compreendido na palavra “Criador”.
Além de Deus nos dar tudo o que possuímos e temos diante dos nossos olhos, Ele ainda nos preserva e defende, dia após dia de todo o mal e desvia de nós perigos e desastres. E isso, Ele o faz por amor e bondade.
Deus Todo-Poderoso – ou seja, Deus onipotente.
Tudo o que possuímos, no céu e na terra, dia a dia nos é dado, conservado e protegido por Deus. Sendo assim, cada cristão que crê e confessa esse Deus precisa louvar, agradecer, amar e servir.
Crer de coração nessas palavras é viver de acordo com o que elas dizem. Muitos que se dizem cristãos e confessam culto após culto, sua fé em Deus, vivem suas vidas cheias de orgulho por causa de sua riqueza, poder e honra. É como se os outros precisassem servir a elas. Assim está vivendo o mundo, cego espiritualmente e que usa muito mal os bens e os dons que Deus lhes concede. Tudo o que as pessoas possuem são para o bem do próximo e para honra de Deus, mas a natureza carnal leva o ser humano a usar tudo para sua soberba, avareza, prazer e diversão. Muitos deixaram de olhar para aquilo que Deus quer.
Conclusão
Lembremos que tudo o que somos e temos vêm de Deus, então usemos todos nossos bens e dons para honra e glória de Deus.
(após o estudo Recapitular)
Primeiro Artigo – Criação
Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.
O que isto significa?
Creio que Deus criou a mim e todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa, esposo, filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isto devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo obedecer-lhe. Isto é certamente verdade.
Destaques:
Deus me dá:
...corpo, alma, olhos, ouvidos, os membros do corpo, razão e os sentidos. Vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa, esposo, filhos, campos, gado e todos os bens.
Continua ao meu lado:
...conservando tudo o que ele me dá, protegendo-me dos perigos e me guardando de todo o mal.
Por que Deus faz tudo isso?
...unicamente por sua paterna e divina bondade e misericórdia.
O que cabe a mim cristão fazer para Deus?
dar graças e louvor, servi-lo e obedecê-lo.
Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Alto Alegre dos Parecis - RO
Nenhum comentário:
Postar um comentário