ESPIRITISMO
INTRODUÇÃO
Hoje em dia nós somos bombardeados constantemente por falsos ensinamentos e por falsos profetas. Para conseguir vencer esta batalha nós precisamos estar bem fundamentados.
Precisamos ter uma base muito bem forte para conseguirmos saber distinguir entre o certo e o errado. Pois, de outra forma nós seremos facilmente manipulados pelos outros.
Este fundamento é a Palavra de Deus. Na Palavra de Deus nós encontramos força e iluminação para combatermos os falsos ensinamentos.
Na Bíblia é dito: “Acautelai-vos dos falsos mestres”. Tome cuidado para que eles não o devorem.
ESPIRITISMO: Uma atividade, fundamentada na convicção de que as pessoas podem, através de certos indivíduos, os médiuns, fazer contato com os mortos, recebendo, assim, revelações do além.
O espiritismo é uma crença muito antiga. Há vestígios em culturas muito antigas. Assíria, Babilônia, Roma e Grécia.
A Escritura traz exemplos relacionados com esta crença. Para muitos, tudo isto é coisa nova, mas de novo só a roupa porque o conteúdo é o mesmo.
Passagens Bíblicas: 1Cr 10.13; Dt 18.9-14.
O Espiritismo Moderno se é que nos podemos chamar, surgiu na França com Allan Kardec em 1854. Kardec é um homem muito famoso e os seus livros já formam editados em dezenas de idiomas. Os livros que servem de base para os Espíritas são: O Livro dos Espíritos; O Evangelho Segundo o Espiritismo e o Livro dos Médiuns.
O fator que levou Kardec a estudar o espiritismo foi um fato que ocorreu nos Estados Unidos. Pancadas misteriosas na parede levaram a família a descobrir, por indicação de um “espírito”, que havia um corpo no meio da parede.
“O Espiritismo diz ser um movimento filosófico num mundo marcado pelo materialismo”[1]
O Espiritismo se difundiu rapidamente. Chegando ao Brasil em 02 de Janeiro de 1884 em Salvador.
Vocabulário
Transe: Uma condição na qual um médium espiritualista perde a consciência e passa a ser controlado por uma força externa, para a suposta transmissão de comunicações do morto.
Médium: Uma pessoa que detém uma soma anormal de habilidades, que o capacitam, supostamente, para fazer contato com o mundo dos mortos.
Sessão Espírita: Reunião. Se reúnem em torno de uma mesa. Fazem orações, leituras e supostos contatos com os mortos.
A Palavra de Deus é clara em afirmar que é proibido o contato com os mortos e que este contato também não existe.
“Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo” Ec 9.6
CÉU E INFERNO
Quem acredita em céu? Quem acredita em inferno?
Para os Espíritas não existe inferno. Pois você pode se recuperar (chegar a perfeição) e chegar até o céu.
Através de reencarnações a pessoa é capaz de alcançar a perfeição. Pois em cada reencarnação a pessoa consegue fazer obras que contam pontos para a Salvação.
Quando pode se ter a certeza de que você já alcançou esta perfeição? Ninguém sabe. Pois não existe.
Reencarnação consiste na mesma alma habitar um corpo diferente. Ressurreição a mesma alma no mesmo corpo.
CAMINHO
Um dos truques mais inteligentes do Diabo é levar as pessoas a acreditarem que ele não existe. Diabo: Acusador e difamador. Satanás: Aquele que resiste ao adversário.
O Diabo é muito perigoso. O Diabo não está morto, ele continua a infernizar a vida dos seres humanos. O Diabo está de olho em você que confia e crê em Jesus Cristo.
As armadilhas são muitas. Uma grande armadilha é o Espiritismo, o qual distorce as verdades bíblicas e conduz a um caminho errado.
DOUTRINAS ESPÍRITAS
1 - SALVAÇÃO PELAS OBRAS
Fora da caridade não há evolução, nem salvação.
A salvação depende de você. Depende daquilo que você fizer.
Se você for uma pessoa boa e fizer obras você será merecedor da Perfeição.
As boas obras não alcançam justiça e salvação, mas são a conseqüência da fé. A fé produz boas obras para servir o próximo e glorificar a Deus.
A Salvação nós recebemos de graça. Cristo já pagou a nossa culpa. Nós precisamos reconhecer a nossa imperfeição e colocarmos a nossa confiança exclusivamente em Jesus Cristo, como o nosso Salvador.
“Deus aceita as pessoas por meio da fé que elas têm em Jesus Cristo. É assim que ele trata todos os que crêem, pois não existe nenhuma diferença entre as pessoas. Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos os por meio de Cristo Jesus, que os salva. Romanos 3.22-24. Outras Passagens Bíblicas: 2 Coríntios 5.18-19; Efésios 2.8-10.
2 - COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS
Será que existem espíritos? De onde eles vêm? São bons?
Por causa de seu sistema de crença antibíblico e sua condenação (pelas escrituras), é óbvio que os fenômenos espíritas não são de origem divina. Quem são os espíritos contactados em uma sessão? Os espíritas responderiam que os espíritos contactados são de pessoas que já morreram, aptos a se comunicarem e, em alguns casos, até mesmo a se materializarem ante os olhos dos vivos.
Os cristão respondem a esta pergunta de uma maneira totalmente diferente. O cristianismo acredita que os espíritos contactados em uma sessão não são nada mais do que anjos caídos (demônios), controlados por Satanás.
O Espiritismo não é uma prática cristã. A Bíblia nos ensina que os espíritos dos mortos não se tornam nem anjos, nem espíritos demoníacos. Os espíritos dos mortos ou estão com o Senhor, esperando pelo dia da ressurreição dos mortos, ou estão no inferno.
Não podemos brincar com este assunto. Estes contatos existem. Mas, não são dos mortos e sim do Diabo.
Deus proíbe seu povo de buscar a comunicação com os mortos, por ser esta uma prática pagã, que coloca a pessoa sob o poder dos demônios. Além disso, tal atitude constitui idolatria, pois a pessoa busca os mortos, ao invés de invocar a Deus.
A Bíblia mostra também que a comunicação com os mortos também não existe. Eclesiastes 9.6: “Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo”.
Levítico 19.31; Isaías 8.19-20; Lucas 16.27-31.
3 - REENCARNAÇÃO
Deus mostra na Sua Palavra que não há reencarnação.
No momento da morte se decide o caminho CÉU ou INFERNO.
No momento da nossa morte é decidido o nosso caminho. Ou é céu ou é inferno. Não existe uma terceira opção. Depois da morte não existe mais uma chance. Esta chance segundo os espíritas existe. Mas a Palavra de Deus é Clara: “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”.
Reencarnação: 1 alma em muitos corpos
Ressurreição: A mesma alma para o mesmo corpo.
O objetivo da reencarnação é chegar a perfeição. Os espíritos tem a necessidade de reencarnação, pois todos são criados simples e ignorantes e Deus os mando para o corpo.
As dificuldades da vida são conseqüências da imperfeição do espírito.
A reencarnação para os espíritas é diferente do que para os orientais. Para os espíritas ocorre apenas a reencarnação em seres humanos e não em animais.
Êxodo 22.18; Deuteronômio 18.10-12; Hebreus 9.27; Filipenses 1.23; João 3.18.
ESPIRITISMO X BÍBLIA
Os espíritas se julgam cristãos. Eles usam a Bíblia, porém eles a interpretam da maneira que os favoreça. Isto é, o que ele “acham” ser o correto ele mantêm, e as outras partes eles descartam. A Bíblia é apenas um “livro” como outro qualquer, mas jamais a Palavra de Deus.
“Já consideramos de valor secundário, ou revogado ou sem valor algum, mais de 90% do texto da Bíblia” Federação Espírita Brasileira.
[1] WULFHORST, Ingo. Discernindo os Espíritos. Sinodal: São Leopoldo, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário