O QUE É A BÍBLIA?
A palavra “Bíblia” é derivada de uma palavra Grega que significa “livros”.
A Bíblia é uma coleção de 66 livros para ser exato – do primeiro livro, Gênesis, ao último, Apocalipse.
Antigo Testamento 39 Livros: Gênesis até Malaquias. O maior de todos os Livros do Antigo Testamento é Salmos 150 capítulos. O menor é Obadias com apenas um capítulo. Estes livro retratam cerca de 1500 anos e foram escritos em Hebraico e Aramaico.
Aramaico era a língua a qual Jesus falava.
O Novo Testamento é composto por 27 Livros. Mateus até Apocalipse. Sendo Lucas o maior e 2º o menor.
Estes 27 Livros foram escritos num período de 100 anos. Os livros do Novo Testamento foram escritos na língua grega.
Há diferentes tipos de escritos na Bíblia: narrativa histórica, profecia, poesia, discursos, cartas, e outros. A Bíblia é um excelente exemplo de literatura.
“O que é a Bíblia?” é esta: A Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia é a coleção de pensamentos e palavras, que Deus deu para os autores dos livros bíblicos. A Bíblia é uma dádiva que Deus tem dado para a Sua igreja. Ela não é uma coleção de fábulas e mitos antigos. A Bíblia é o fiel e claro meio que Deus Espírito Santo usa para nos comunicar a Palavra de Deus hoje.
COMO NÓS RECEBEMOS A BÍBLIA?
A própria Bíblia explica como nós recebemos ela. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão , para a correção, para a educação na justiça” (2Tm 3.16 RA). Nós também lemos em 2Pe 1.21 “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
As pessoas sabiam que a Bíblia era a verdadeira Palavra de Deus, por isso ela era copiada e recopiada com muito cuidado e atenção para cada detalhe, letra por letra, palavra por palavra.
Embora hoje nós não possuímos o texto original da Bíblia, nós podemos ter certeza de que o Espírito Santo tem preservado a Palavra de Deus para nós.
Nossas Bíblia Portuguesas são traduções das línguas originais. Quando nós usamos fiéis traduções, nós podemos ter a certeza de que nós temos a verdadeira Palavra de Deus.
Tanto faz, se a Palavra de Deus está em Hebraico, Aramaico ou Grego, ela é também a palavra de Deus em Português, ou em qualquer outra língua, apenas se a tradução é fiel as línguas originais.
POR QUE A BÍBLIA É TÃO IMPORTANTE?
Alguém pode dizer, “A Bíblia é importante para mim, porque ela me diz o que fazer” e outra pessoa pode dizer, “As estórias antigas relembram a minha infância” ou “A Bíblia é um livro guia para a minha diária.”
Estas respostas tem todas um pingo de verdade, mas elas esquecem da razão real do porque a Bíblia é tão importante: Ela é fiel e claro recurso para conhecer quem é Jesus Cristo e o que Ele tem feito por nós. Como nós podemos conhecer a vontade de Deus se não estivermos em contato com a Bíblia.
Jesus disse: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo 5.39).
A mensagem central da Bíblia é a SALVAÇÂO de todos os homens. Através da fé em Jesus Cristo o nosso Salvador.
Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (Jo 8.31).
A divina autoridade e confiança da Bíblia não está nas pessoas que Deus usou para escrever a Bíblia, nem no que certas pessoas dizem a respeito da Bíblia. A divina autoridade da Bíblia está no fato de que ela é a Palavra de Deus.
Como nós sabemos isto? Esta confissão da completa autoridade da Bíblia é parte da certeza da fé que Deus nos dá como uma dádiva.
Seres humanos escreveram a Bíblia, mas com a inspiração de Deus Espírito Santo. A Bíblia é 100% humana e 100% divina.
O que precisa ser entendido é que os homens não foram robôs, mas cada escritor teve a oportunidade de escrever com o seu vocabulário.
A Bíblia tem uma importante distinção a qual nós precisamos manter em mente para compreende-la corretamente. A Bíblia revela a perfeita santidade e justiça de Deus, e Sua esperança de perfeição. Sua Lei, resumida melhor nos Dez Mandamentos, revela nossa pecaminosa rebelião e nossa inabilidade de salvarmos a nós próprios.
O Evangelho é a maravilhosa notícia de que o nosso Senhor Jesus Cristo tem nos dado o completo perdão de todos os nossos pecados através de Sua vida, morte e ressurreição por nós. A correta distinção entre Lei e Evangelho é a chave para compreender a Bíblia corretamente.
A mais importante mensagem da Bíblia não é a Lei de Deus. A Bíblia não é meramente uma coleção de princípios para a nossa vida diária. A Bíblia não é um livro texto que responde as possíveis questões que nós possamos Ter
O central e mais importante ensino na Bíblia é o Evangelho, as Boas Novas da Salvação de Deus através de Jesus Cristo. O Evangelho é a mensagem que predomina em toda a Bíblia, do Antigo Testamento ao Novo Testamento. Desta maneira a Bíblia é centrada no Evangelho.
Nós não somos salvos porque nós possuímos uma Bíblia. Nós somos salvos pelo nosso Senhor Jesus Cristo, que é revelado na Bíblia. Nós cremos na Bíblia porque ela é palavra de Deus. Nós cremos em Deus, deste modo nós cremos que Sua Palavra é verdadeira. Nós recebemos o que Deus tem nos dado. Ele tem nos dado as Escrituras.
POR QUE NÓS USAMOS A BÍBLIA?
A Bíblia é fundamental para o ministério na Igreja. A intenção da Bíblia não era permanecer sozinha ou longe da comunidade da fé que nós chamamos de Igreja Cristã. Algumas pensam que, se elas apenas lerem a Bíblia, elas podem ficar longe da Igreja. Nós recebemos nossas dádivas de Deus como muita alegria e não que, “Nós queremos isto, mas não aquilo”.
A igreja é a reunião do povo de Deus em volta da Palavra de Deus e Sacramentos. As Escrituras são a fiel e clara revelação da Palavra de Deus e desta maneira estão para ser lida, estudada e meditada por Cristãos, na igreja e nos seus lares.
Eu não preciso ir na igreja, eu leio a Bíblia em casa. Será? O exemplo da brasa.
Nós Luteranos compreendemos que as Escritura “devem” ser interpretadas de acordo com a verdade central da Bíblia, o Evangelho, e não retirar passagens bíblicas fora do contexto e formular ensinos que são conflitantes com o Evangelho.
Portanto, nós precisamos prestar muita atenção para a gramática e para as palavras da Bíblia, procurando o significado verdadeiro (pretendido), o qual é o sentido claro do texto.
Nós reconhecemos que Deus o Espírito Santo trabalha através das Escrituras para criar e sustentar a igreja a qual se reúne em torno da pregação da Palavra de Deus e a administração dos Sacramentos.
Sempre que a Palavra de Deus é pregada, ensinada, estudada, lida, aprendida ou meditada, o Santo Espírito está ativamente trazendo pessoas de seus pecados e mostrado elas para Cristo para a salvação delas. Assim, nós queremos estar diariamente em contato com a Palavra. Em nosso lares nós lemos e meditamos na Palavra através de nossas particulares
Que maravilhosa bênção as Santas Escrituras são para nós e para todo o povo! Tudo o que Deus quer que nós conheçamos a respeito Dele está contido em Sua Palavra. Através das Escrituras, o Espírito Santo revela a verdade a respeito da nossa condição de pecadores, e também a alegre notícia da obra de Deus por nós através de Seu Filho, Jesus Cristo. Verdadeiramente, a Palavra de Deus é lâmpada para os nosso pés luz para os nossos caminhos (Sl 119.105). Por esta razão nós oramos, “Senhor, mantém nos firmes em tua Palavra.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário