...que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria...
Há muitas décadas atrás, biólogos e cientistas já demonstravam à humanidade leiga que cada vez mais os laboratórios e centros de pesquisa assombrariam o mundo com seus experimentos fantásticos e com os resultados alcançados. As novas conquistas não estavam, até então, ao alcance do conhecimento do homem comum. Não faz muito tempo que um biólogo francês, chamado Jean Rostrand, conta sobre as técnicas para produzir sapos cujos pais eram dois machos ou duas fêmeas. Isso é possível pela injeção de hormônios no embrião, enquanto eles ainda estavam nos primeiros estágios de desenvolvimento. Quem poderia imaginar isto há poucos anos?
Existem pessoas que olham para esses desenvolvimentos da ciência e começam a desvalorizar o milagre do nascimento de Jesus, ou seja, começam a suspeitar que o que ouve não foi sobrenatural, mas que a própria ciência poderia, talvez, chegar a explicar como uma mulher virgem daria à luz um filho. O que alguns antigamente simplesmente declaravam como impossível de acontecer, agora, pela evolução galopante da ciência, começam a pensar no evento de Belém como um fenômeno que até mesmo possa ter acontecido e ser reproduzido num laboratório humano!
Aqui precisamos relembrar duas coisas. Não importa o que hoje pode ser comprovado num laboratório de biogenética. As novas experiências em nada afetam o nascimento virginal de nosso Senhor. Este é um evento único na história humana. Nada parecido aconteceu antes e nada semelhante acontecerá de novo. Trata-se aqui de uma descida do próprio Deus tangenciando a história da humanidade, através de uma concepção imaculada, para que ELE FIZESSE POR NÓS EXATAMENTE AQUILO QUE NÃO PODERÍAMOS JAMAIS FAZER POR NÓS MESMOS. O mais importante é compreender a razão/motivo para Jesus ter nascido entre nós. O fato de Jesus ter nascido da Virgem Maria recebe valor e importância somente quando entendemos POR QUE ele nasceu da Virgem Maria.
Não nos atrevemos a nos aproximar da manjedoura de Belém com mentes céticas ou questionadoras. A Escritura Sagrada afirma que em determinado tempo na História e em certo lugar nosso Senhor nasceu de uma virgem. Isso é um MILAGRE, quase inacreditável! Mas se Deus é onipotente, por que seria difícil para Ele dar vida a um óvulo não fertilizado por um homem, se Ele mesmo criou o ser humano do pó da terra e lhe deu alma vivente? Será que Deus é um ser limitado, especialmente
quando se trata de realizar seus propósitos? O texto bíblico revela alguma limitação de seu poder em algum momento ou circunstância? O anjo Gabriel disse a Maria na Anunciação: “Para Deus nada é impossível”. A grandiosidade da onipotência e do amor de Deus nos deixa estupefatos. Em parte alguma da Bíblia e em nenhum outro evento da vida do Jesus encarnado podemos ver isso tão de perto como em Belém. Por isso nós, cristãos, chegamos perto da manjedoura com admiração, assombro e temor reverencial.
Mesmo que a ciência hoje seja capaz de injetar hormônios em embriões, precisamos entender que em Maria houve um ato impossível para a ciência: “... o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mt 1.20). Acrescento: Amém! Jesus tem, portanto, as duas naturezas: a humana e a divina!
Questões para debate
1. Leia os seguintes textos: Isaias 7.14; 9.6; Mateus 1.20; Lucas 1.31; João 1.14.
Quais textos formariam pares, considerando o assunto de que tratam?
2. No Brasil, uma grande parcela da cristandade tem uma postura equivocada em
relação à Maria. Seria verdadeiro dizer que o foco está distorcido e que muitos
valorizam muito mais a virgindade de Maria que a obra e pessoa do fruto que ela
carregou em seu ventre, Jesus? A que conseqüências uma fé assim pode levar?
3. O assunto tratado hoje é, na verdade, o cumprimento de uma profecia de Deus.
Qual seria a profecia ainda não realizada por Deus que atualmente causa muita
estranheza e desdém?
4. Veja o que alguns teólogos e pensadores antigos falaram sobre o assunto:
- Valentino acreditava que Cristo foi concebido pelo Espírito Santo, mas pretendia que o Espírito Santo trouxera um corpo celeste que colocou na Virgem Santíssima e que este foi o corpo de Cristo.
- Photino pensava que Cristo tivesse nascido da Santíssima Virgem, mas acrescentou que ele era apenas um simples homem que fazendo a vontade de Deus mereceu tornar-se filho de Deus.
Oração
Nós te louvamos e adoramos, Senhor, por tua graça em nossos corações. Agradecemos pelo conhecimento da encarnação de teu Filho Jesus Cristo. Agradecemos pelo conhecimento da mensagem que o anjo trouxe, revelando teu poder e teu amor. Agradecemos que, pelo sofrimento e crucificação de Jesus, seremos conduzidos para a glória da ressurreição, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário