Estudo Homilético em Rm 3.19-28
Instituto Concórdia de Såo Paulo
Escola Superior de Teologia
30 de outubro de 1995
a. Exegese
1. Leitura no vernáculo
(20) justificado= aceito por Deus (BLH)
(21) justiça de Deus= Deus já mostrou a maneira como aceita as pessoas. (BLH)
(22) nåo há distinçåo= diferença entre as pessoas. (BLH)
(23) carecem da glória de Deus= eståo afastados da presença gloriosa de Deus. (BLH)
(24) gratuitamente= sem exigir nada. (BLH)
redençåo= salvar. (BLH)
(25) no seu sangue= sacrifício. (BLH)
propiciaçåo= morte na cruz (BLH)
tolerância= paciência. (BLH)
(26) ser justo e o justificador= é justo e aceita os que crêem em Jesus. (BLH)
(27) jactância= orgulho
(28) justificado= aceito por Deus (BLH)
obras da lei= fazer o que a lei manda.
Deus está me dizendo nesse texto que me aceita por causa de Cristo. Nåo sou aceito pelo o que faço, mas pela fé no que Cristo já fez por mim.
2. Contexto
Paulo é o autor da epístola. Escreveu entre os anos 55 e 56, em Corinto, ao final da terceira viagem missionária. Os destinatários såos os criståos da cidade de Roma. Paulo procura apresentar-lhes um resumo da doutrina cristå. O ponto alto da epístola está no desenvolvimento do conceito de "justiça" para o criståo. É também um magnífico tratado sobre a vida cristå, descrevendo sua origem na graça de Deus e sua continuaçåo diária no serviço ao próximo.
Esboço
Introduçåo 1.1-17
A humanidade precisa de salvaçåo 1.18-3.20
Como Deus salva as pessoas 3.21-4.25
A nova vida em uniåo com Cristo cap. 5-8
O povo de Israel no plano de Deus cap. 9-11
A vida cristå 12.1-15.13
Palavras finais e saldaçÆes 15.14-16.27
Em 1.18-27 Paulo fala da idolatria e depravaçåo humana que nåo reconhe a Deus. 1.28-32 Paulo fala dos sentimentos de pecados que os gentios foram entregues por Deus. 2.1-16 Paulo fala que tanto judeus como gentios såo culpados perante Deus. 2.17-24 Paulo fala que os da lei nåo eståo livres da culpa, mas såo indesculpáveis. 2. 25-29 Paulo diz que o judeu verdadeiro é aquele que pratica a lei. 3.1-8 aos judeus foram confiados os oráculos de Deus. 3.9-20 todos os homens såo pecadores, e os judeus nåo såo exceçåo. 3.21-31 O homem é aceito por Deus pela fé em Jesus Cristo.
Em 4.1-25 Abraåo foi justificado pela fé. 5. 1-11 Os benefícios da justificaçåo. 5.12-20 Adåo e Cristo.
3. Traduçåo
(19) Sabemos mas que tudo o que a lei diz(conteúdo) aos da lei fala (açåo de dizer), para que toda boca se cale e responder(passível de julgamento) venha todo o mundo perante Deus.
(20) Porque por obras da lei nåo será justificado (inocentado) todos as pessoas perante ele, mas pela lei conhecimento (reconhecimento) do pecado.
(21) Agora, mas sem (aparte da) lei, a justiça de Deus foi manifestada sendo testemunhada por meio da lei e dos profetas;
(22) E justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo (fidelidade de Jesus Cristo) "para todos" os que crêem; pois nåo existe diferença.
(23) Pois todos pecaram (erraram o alvo) e eståo em falta da glória de Deus,
(24) Sendo justificados (açåo repetida em cada caso) gratuitamente, por sua graça, mediante o resgate (libertaçåo, redençåo) de em Cristo Jesus;
(25) Em (a) quem propôs (objetivar) Deus propriciaçåo, "mediante a fé", em seu sangue, para prova (sinal, demonstraçåo) de sua justiça, "porque deixou (passar por cima) anteriormente seus pecados;
(26) Na paciencia (longanimidade) de Deus, para a manifestaçåo (sinal) de sua justiça no presente tempo, para ser ele justo e o que justifica daquele que confia (fé) em Jesus.
(27) Onde, pois, o orgulho (glória)? Foi excluida. Por meio de que tipo de lei? Das obras? Nåo, Mas pela lei da fé (fidelidade?).
(28) Concluimos, "é justificado pela fé o homem, sem obras da lei.
4. Passagens paralelas
Rm 2.12 "Assim, pois, todos os que pecaram sem lei, também sem lei pereceråo; e todos os que com lei pecaram, mediante lei seråo julgados."
Sl 143.2 "Nåo entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista nåo há justo nenhum vivente."
Gl 2.16 "sabendo, contudo, que o homem nåo é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus (fidelidade de Cristo Jesus), também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristoe nåo por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado."
At 10.43 "Dele todos os profetas dåo testemunho de que, por meio de seu nome, todo o que nele crê recebe remissåo dos pecados."
Ef 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso nåo vem de vós, é dom de Deus."
5. Demais passagens do Domingo
6. Deus está dizendo que sou aceito por Ele, nåo pelo cumprimento da Lei, mas mediante sua graça, pela fé em Jesus Cristo.
Este texto aparece:
No catecismo: Os Dez Mandamentos.
Credo Apostólico- 2o. Artigo (O que significa isto?)
"Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, gerado do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da virgem Maria, é meu Senhor. Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; nåo com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixåo e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou dos mortos, vive e reina eternamente. Isto é certamente verdade.
Batismo: Deus nos ssalvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança na vida eterna. Fiel é esta palavra.
Sacramento do Altar: Isso nos indicam as palavras "dado e derramado em favor de vós para a remissåo dos pecados". Por estas palavras nos såo dados no sacramento, remissåo dos pecados, vida e salvaçåo. Pois onde há remissåo dos pecados, há também vida e salvaçåo.
Na liturgia:
No hinário: 376:3,4; 373:1;
Nas confissÆes Luteranas: 324.1; 601.17; 511.10; 115.41; 30.3; 589.54; 665.28; 114.32; 312.3; 120.73; 511.10; 122.82; 174.382; 201.63; 485.86; 589.54; 313.4; 120.73; 511.10; 122.82; 313.4; 580.12; 583.27,29; 587.43.
7. Doutrinas: Justificaçåo pela graça de Deus, mediante a redençåo que há em Jesus, pela fé, independentemente das obras da lei.
A graça salvadora de Deus
Todos os homens pecaram. Såo culpados diante de Deus. Eståo debaixo da maldiçåo da lei. O homem nåo consegue salvar-se a si mesmo. Pelas obras da lei ninguém é justificado. Salvaçåo por mérito é impossível.
A graça divina é necessária para que sejamos salvos. A graça divina é a causa motriz e a redençåo por Cristo é a causa meritória de nossa salvaçåo. O homem é salvo pela graça de Deus em Cristo.
Graça salvadora, nåo é um dom consedido ao homem, mas é atributo ou qualidade pessoal de Deus, atributo que se manifesta em sua atitude para com o homem e em suas promessas e dádivas, mas que nåo é participado ao homem. A graça salvadora é aquela disposiçåo graciosa, amorosa, boa vontade de Deus para com o homem de acordo com a qual ele perdoa os pecados aos que såo dignos de morte eterna. É o amor imereciddo de Deus ao homem.
Os méritos de Cristo eståo incluídos no conceito de graça. Deus é gracioso para com os pecadores apenas em Cristo e por causa de Cristo. A graça de Deus nos é dada por Jesus Cristo.
8. Pensamento Central: Pregue a justificaçåo pela graça de Deus, através da fé nos méritos de Cristo.
b. persuasåo
9. Objetivos:
conhecimentos: Conhecer claramente a doutrina da justificaçåo por causa da graça de Deus, através de Cristo, por meio da fé.
atitudes: reconhecer-se imerecedor da salvaçåo e confiar na doutrina da justificaçåo pela fé.
habilidades: Transparecer essa verdade na pregaçåo da palavra.
10. Orgulho que nåo aceita a imcapacidade de se salvar.
Nåo reconhecer-se pecador.
Tentativa de alto-justificaçåo.
Sentimento de superioridade.
11. A justiça de Deus manifestou-se sem lei.
A justificaçåo é gratuita pela graça, mediante a redençåo que há em Cristo Jesus.
Deus é justo e o justificador daquele que tem fé.
A justificaçåo exclui obras humnas.
Devoçåo ICSP 30/10/95
Romanos 3. 19-28
No Salvador Jesus, prezados irmåos e amigos.
A Reforma Protestante entrou para a história da humanidade como marco que quebraria definitivamente a unidade da igreja cristå. Quando Lutero pregou suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg no dia 31 de outubro de 1517, estava iniciada a ruptura de Lutero com a igreja que havia deixado de pregar a palavra de Deus em sua pureza e havia tornado-se uma religiåo das obras da lei
Lutero havia descoberto nas Escrituras como o homem é aceito por Deus. Como diz o Apóstolo Paulo no v. 28 "independentemente das obras da lei." Dainte desta descoberta Lutero nåo poderia concordar com aquilo que a igreja pregava, mas sentiu que a revelaçåo de Deus precisava ser anunciada em toda a sua pureza.
A grande pergunta: Como o homem é justificado por Deus, é o que o texto deste dia procura responder.
I. POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS
Em primeiro lugar, deve ficar claro o que motiva ou move Deus a justificar(aceitar) o pecador. Você pensa que Deus te aceita porque você é merecedor dessa aceitaçåo? Você imagina que há algo de bom em você que move Deus a amá-lo e perdoá-lo?
No v. 19 de nosso texto, Paulo diz que a lei torna todo o mundo culpado diante de Deus. E mais no v. 20: Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado."
Portanto, ninguém é merecedor do perdåo, nåo há algo de bom no homem. Todos pecaram, såo culpados perante Deus. Merecem o juizo e a condenaçåo.
O que leva Deus a aceitar o pecador (a justificá-lo)? O que leva Deus a querer salvar o homem? A sua graça. E essa graça nåo é um dom dado ao homem para que ele consiga se salvar. Nåo! A graça é uma qualidade pessoal de Deus. A graça é a disposiçåo graciosa, amorosa, boa vontade de Deus para com o homem, misericórdia.
Esse amor e misericórdia de Deus, que paulo chama no v. 24 e 28 de graça é o que move Deus a aceitar (justificar, declarar justo) o homem pecador.
II. PELOS MÉRITOS DE CRISTO
Como Deus comunica essa graça ao homem? Ele torna o homem capaz de salavr-se? Ele oferece ao homem meios de tornar-se dígno do perdåo? Ele oferece no Batismo o Espírito Santo para capacitar o homem a ser perfeito?
Nåo! A graça salvadora incluiu Cristo. Deus é gracioso para com os pecadores em Cristo e por causa de Cristo. Deus age graciosamente conosco através de Cristo. O homem é declarado justo, nåo por causa de suas boas açÆes ou por que tenha algum mérito diante de Deus. Mas por causa dos méritos de Cristo.
III. ATRAVÉS DA FÉ
Deus estende a sua graça (amor e misericórdia a todos as pessoas). Deus declara perdoados todos os homens. Esse perdåo recebem efetivamente, só tem valor, para aqueles que confiam na promessa de Deus de que Cristo é o salvador. Para aqueles que confiam que os méritos de Cristo såo seus. Somente aqueles que receberam do Espírito Santo a fé no Salvador Jesus, eståo debaixo da graça de Deus e såo aceitos por Ele, perdoados e herdeiros da vida eterna.
A Reforma de Lutero, como fato histórico, ficou no passado. No entanto, ela tem um valor permanente e pessoal. A grande verdade revelada nas Escrituras que o homem é justificado por Deus através da fé em Jesus Cristo, só receberam aqueles que se apropriaram pessoalmente, de sua mensagem evangélica e escriturística. E a Reforma continua a acontecer hoje quando as pessoas såo confrontadas com a mensagem da Escritura e pelo poder do Espírito Santo recebem a fé no Salvador.
Lutero, descobriu na Escritura o maravilhoso amor de Deus revelado em seu Filho Jesus. Essa descoberta motivou lutero a ser pregador dessa boa nova: A ser um cooperador de Deus, levando Cristo para seus compatriotas.
A Reforma de Lutero precisa acontecer na vida daqquelas pessoas que ainda eståo debaixo da ira de Deus, pois nåo conhecem a Jesus. A Reforma continua a acontecer no coraçåo daqueles que ouvem e crêem no Evangelho.
Sejamos reformadores. Levemos a mensagem graciosa de Deus de perdåo através de Jesus, que é a mensagem central da Reforma, a todos aqueles que ainda permanecem debaixo da ira de Deus. Agradeçamos a Deus pela mensagem evangélica da que Reforma, que Lutero pregou com base nas Escrituras, e que recebemos pela graça de Deus. Justificados por causa da graça de Deus, através de Jesus, mediante a fé, sejamos também reformadores, pregando claramente a doutrina da justificaçåo, sem medo e com corajem, levando Cristo para todos. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário