Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor
Mensagem 21/09/97
Tiago 3.16-4.6
Estimados irmãos em Cristo, a epístola de Tiago 3.16-4.6 nos traz dois assuntos importantes para nossa vida cristã diária. Um primeiro ponte é o que é a verdadeira sabedoria para a vida do cristão, e um segundo ponto é o viver do cristão no mundo ou a amizade das pessoas com o mundo.
Neste primeiro ponto o autor da epístola, Tiago, apresenta sete características da verdadeira sabedoria: ela é pura, pacífica, bondosa e amigável. A verdadeira sabedoria também é cheia misericórdia, produz boas ações e não tem preconceito nem fingimento. Tendo um claro entendimento destes sete atributos da verdadeira sabedoria concluímos que quem possui esta sabedoria almeja pela verdadeira paz para si e para a sociedade em que vive.
A segunda parte deste texto se refere a amizade com o mundo. E pode-se notar quão difícil é o ouvir deste texto para nós. Ele nos traz colocações sobre brigas, orações imperfeitas, inimizade com Deus e a condenação do orgulho. Quem de nós nunca esteve numa situações: se achou numa briga ou simples discussão, teve aflorado em si o orgulho, pensou e agiu mais para as coisas do mundo do que para as de Deus, ou então se viu orando imperfeitamente.
Destes quatro assuntos, eu gostaria de falar especificamente sobre a oração, tendo como o tema “Deus ouve a nossa oração.” E os versículos em que se baseia a mensagem de hoje são os versículos 2b e 3 de Tiago 4 “Não conseguem o querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque pedem mal. Vocês pedem coisas para usá-las para os seus próprios prazeres.”
Muitas pessoas vivem uma vida em que se esquecem ou não conhecem a Deus. E nesta vida não tem um contato, através da oração, uma conversa com Deus. Sem este contato, esta conversa, as coisas que estas pessoas almejam, elas as buscam através de seus próprios méritos ou através de qualquer jeito disposto a conseguir o que quer, conforme lemos na primeira parte do versículo 2 de Tiago 4: “Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até a matar para consegui-las. Vocês cobiçam, mas, como não podem conseguir o que querem, brigam e lutam.” Brigar, lutar e matar. Estas três ações estão presentes no nosso mundo e também em nossas vidas. E isto se reflete na vida devido aos fatos das pessoas possuírem em si o pecado e de não pedirem a Deus o que desejam.
E também há as pessoas que pedem a Deus. Mas pedem de uma forma errada, e assim Deus não realiza este pedido. Estas pessoas pedem coisas para os seus próprios prazeres, não pedem coisas que enriqueça o trabalho de Deus na terra, mas devido à sua natureza pecaminosa pedem coisas para seu próprio enriquecimento.
Ouvindo este texto bíblico e após esta breve reflexão, como está a nossa oração? Será que estamos pedindo a Deus para os nossos próprios prazeres e objetivos? Ou nem estamos pedindo?
Muitas vezes pensamos que Deus não escuta a nossa oração. Mas Deus tem três respostas para nossos pedidos: não, sim ou espera um pouco. E é através destas três respostas que chegamos a conclusão de que Deus ouve a nossa oração.
O nosso Senhor Jesus Cristo nos afirma em Jo 15.16 “Assim o Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.” E esta afirmação de Jesus é importante na vida do cristão, principalmente na oração. Pois quando oramos em nome de Jesus Cristo, estamos pedindo e agradecendo por coisas importantes para o reino de Deus. Quando se ora em nome de Cristo se tem consciência de pedir por coisas importantes para a vida cristã e não para realização de prazeres mundanos.
O apóstolo Paulo em 1Ts 5.17 nos fala para “orar sempre.” Este conselho do apóstolo Paulo nos auxilia na visão de saber o quão importante é esse contato com Deus através da oração. Através da oração diária temos um contato em que pedimos e agradecemos pelas bênçãos derramadas em nossa vida.
Em nossa vida podemos ter certeza que Deus ouve a nossa oração devido que esta nossa vida está centrada em Jesus Cristo. Através da Palavra e dos sacramentos, Batismo e Santa Ceia, temos a presença de Deus em nosso meio. E tudo isto cada vez mais transmite-nos a certeza do ouvir de Deus a nossa oração. Cristo que morreu e ressuscitou pelos nossos pecados dando-nos vida disse que tudo que pedirmos em seu nome Deus irá nos atender, nós não precisamos garantia maior do que essa da validade da nossa oração.
Que a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo abençoe a todos e que possa fazer esta mensagem de quão importante é a oração em nossa vida viva e presente em todos os nossos momentos. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário