Drogas são uma droga
Falando de modo geral, as drogas tem sido uma bênção para a humanidade. Pense na vida sem as vacinas, sem a Aspirina, sem o Doril ou sem a Penicilina. O problema é que as drogas causam um determinado efeito sobre o corpo das pessoas, e por isso elas tem sido objeto de mal uso, podendo gerar dependência.
Outro grande problema é o álcool. Das pessoas que bebem, uma em cada dez irá se tornar alcoólatra e milhares de membros de suas famílias sofrerão por causa disto. E o problema maior está nas drogas mais pesadas, como a maconha, cocaína, craque e outras, e trazem como conseqüência a violência, fome, guerra e a morte (quem compra drogas financia a violência – propaganda na TV).
O que será que a Bíblia fala sobre o uso da Drogas? É pecado ou uma doença? Como podemos colaborar no combate as drogas? É sobre isso que conversaremos agora.
O Problema da Drogas
Por que eu devo me preocupar com o problema das drogas? Porque eu devo me interessar com o problema das drogas? – Se não sou usuário/dependente e nem traficante, o que eu tenho a ver com isso?
O problema das drogas é um problema social. – É um problemas de todos nós. O tráfico e o uso de drogas interferem em nossa vida, mesmo que não sejamos dependentes ou traficantes.
· Sofremos se temos um membro de família, parente ou amigo envolvido com drogas;
· As Drogas geram violência, assalto, morte – podemos ser vítimas;
· Milhões de reais são gastos, no tratamento de dependentes e no combate ao narcotráfico – dinheiro público, dinheiro nosso e que poderia estar sendo investido na saúde, no combate a fome e na geração de empregos;
· Podemos ser a próxima vítima! Nós mesmos corremos o risco de nos envolver com drogas ou termos um membro da família ou amigo envolvido. Não podemos dizer: “isso nunca acontecerá comigo!”
Portanto, o problema das drogas é um “problemas de todos”, porque afeta a vida de todos. Mas o problema das droga não é “culpa de todos”. Porque há os que, movidos pela cobiça e pela corrupção, pelo poder e pela maldade, promovem o tráfico de drogas e se beneficiam com ele. Não é nossa responsabilidade resolver sozinhos o problema das drogas, mas é nossa responsabilidade “colaborar”.
O que leva uma pessoas usar droga?
· Necessidade – problemas; negligencia da família;
· Curiosidade – falta de informação – não vê o perigo;
· Influência – pressão – más companhias;
· Falta do que fazer (B...)
Você conhece alguém (amigo, parente) que é usuário do Drogas?
· O que o levou a se envolver com as drogas?
· Tenho a impressão de que a maioria das pessoas que se envolvem com drogas, o fazem por curiosidade. – Se envolvem por falta de informação. (B..)
O que podemos fazer como cidadãos cristãos para colaborar no combate as drogas?
A prevenção com certeza é o melhor caminho e o mais fácil. Muitas vezes, na família, na igreja, e na comunidade se pensa que problemas das drogas é algo distante e que nunca irá afetar alguém de nós. Aí é que se enganam.
1. Na Família – “se lá as coisas não vão bem...” – Toda família tem problemas. Mas não são os problemas familiares os que causam o consumo da drogas, e sim, o não saber como resolvê-los ou enfrêntá-los.
Em casa todos precisam se sentir a vontade. Cada um deve ter o seu espaço para uma conversa aberta e sem preconceitos.
· Deve haver um bom diálogo entre o casal e entre pais e filhos;
· Buscar o assessoramento de um orientador familiar, psicólogo, pastor...
· Por em prática o perdão e a reconciliação;
· Desenvolver atividades saudáveis que permitam a comunicação entre os membros da família, tais como: estudos, esportes (futebol), passeios, enriquecimento cultural, participar freqüentemente dos cultos, todas as atividades da igreja, jogos de mesa, passatempos e outros;
2. Na Igreja – Orientar, educar, unir (comunhão)... Valores cristãos: amor a Deus e ao próximo;
3. Prevenir – Na família e na igreja e na escola... – é preciso criar um clima “anti-drogas”; . É preciso haver um alerta, um sinal vermelho, repúdio.
4. Oferecer apoio aos usuários – aconselhando, encaminhando ao profissionais da área;
5. Exigir das autoridades – Política de segurança pública e de combate as drogas; Política de crescimento econômico e geração de empregos; Política educacional – Voto;
6. Usar ofício das chaves – Levar o viciado em drogas ao arrependimento e ao perdão (Mateus 18.15-20). O perdão é essencial ao usuário, pois ele precisa se sentir amado por Deus e pelo semelhante. (Jesus também morreu por ele).
Nenhum comentário:
Postar um comentário