Tema: Batismo
Sacramento do Batismo = Meio da Graça = Salvação da Alma
INTRODUÇÃO: Uma das primeiras preocupações da mãe após o nascimento do seu filho é enxerga-lo. Ela precisa vê-lo para ver se ele tem ou não defeito, ou problema de nascença.
Após enxergar a criança, começa a Segunda preocupação: agora é também do marido. A CRIANÇA PRECISA SER BATIZADA!
Por que será que os pais se preocupam tanto em batizar a criança. Será que não seria possível deixá-la sem ser batizada? Para que se preocupar em levá-la para uma igreja cristã? Será que isso é preciso mesmo?
1. A criança nasce com pecado. Ela ainda não pertence a Deus. Ela, sem o batismo, vai para o inferno, para a condenação, não porque Deus quer assim, ou porque Deus não ame as crianças, mas porque ela ainda não tem a fé, o perdão, a salvação. Ela nasce com o pecado original ( pecado que os homens herdaram desde a queda em pecado de Adão e Eva ). O salmista diz: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51.5.
2. A criança antes do batismo não tem fé em seu coração, é portanto, pagã = incrédula, não filha de Deus.
3. No ato do Batismo, Deus Espírito Santo entra na vida da criança e cria nela a fé. Os seus pecados são perdoados e passa ser filha de Deus. Este, sem dúvida, é um dos mais bonitos e verdadeiros milagres que ainda continuam acontecendo na Igreja cristã. Quando Deus salva alguém através do batismo, este é um milagre mais importante do que ressuscitar a filha de Jairo, multiplicar pães e peixes, transformar água em vinho, curar leprosos. Este é um milagre mais importante porque Deus, no ato do Batismo usa o seu poder para arrancar a criança da incredulidade r e do inferno, do domínio do diabo, e chama-a para si. Com o seu Espírito Santo cria a fé e a criança passa a crer em Deus. Algumas pessoas não aceitam o batismo de crianças, o condenam, falam mal dele, até mesmo debocham aqueles que deixam batizar crianças. Mas será que eles certos? Precisamos saber que: 1.) Deus não usa a razão, a inteligência de ninguém para que seja salvo. A salvação é totalmente graça, é um presente que Deus quer oferecer a todas as pessoas. Ninguém por sua decisão pode encontrar a sua própria salvação. Apenas Deus pode salvar. A iniciativa é sempre de Deus e não do homem no que se refere à salvação da alma. 2.) Nós somos cristãos e aceitamos a Bíblia como a Palavra verdadeira de Deus. Eu acredito em tudo o que ela me diz. Eu não tenho direito de mudar um til daquilo que Deus mandou escrever para nós. Como cristão eu não duvido do poder de Deus. 3.) Se Deus foi capaz de criar o mundo e todas as coisas que nele existem, os céus e a terra, o mar, as aves, todos os animais, o homem e a mulher, enfim. Se sou cristão e creio nisto, como posso duvidar que Deus não tenha o poder de entrar na vida de uma criança e criar nela a fé, tomá-la para si, para que ela tenha a salvação? Olha, duvidar desse poder de Deus, seria a mesma coisa ou mais grave ainda do que dizer que o poder de Deus é limitado! Igual a dizer que Deus é de nada. Por isso, como cristão, eu aceito o completo poder de Deus. Eu digo sim para o poder de Deus. Eu reconheço, pois sei que Ele já salvou a mim mesmo!
4. O QUE É O BATIMSO?
Não é apenas água simples, mas é a água ligada (compreendida) no mandamento (ordem) divino (de Deus) e ligada à Palavra de Deus.
Enfatizar: Quando uma criança é levada para a igreja, e diante da pia batismal não iria acontecer nada além de o pastor colocar água sobre a cabeça da criança, então isto não iria ser batismo. Lutero diz que simplesmente colocar água sobre a cabeça e não dizer nada, isto é “batismo de chuveiro”. A mesma coisa que colocar a criança debaixo do chuveiro e dar um banho nela. Isto não iria adiantar nada. Conforme a ordem de Deus deve ser feito. No momento em que se colocar a água, também deve ser dito as palavras do Batismo: “Nome da criança, ... Eu te batizo em nome de Deus pai e do Filho e do Espírito Santo”. Sem esta norma, não acontece o batismo.
5. O BATISMO É ORDEM DE DEUS.
O batismo não é algo que a igreja inventou. Assim como a igreja é instituída por Deus, assim o batismo também o é. Por isso não pode se brincar com coisas tão sérias.
A ordem de Deus é esta: “Ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Somente estas palavras devem ser usadas no batismo.
6. A QUEM DEVEMOS BATIZAR?
A Bíblia nos diz: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: ...Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os...” (Mt 28.18,19). Ali Jesus diz:
TODOS = crianças, jovens, adultos, velhos... Ninguém deve ficar de fora, a menos que não queira ser salvo pela graça de Deus.
Em Atos 2.38,39 diz: “... cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos...” CADA UM = é todos: crianças, jovens, velhos... Ninguém pode ficar fora. Especialmente as crianças: Mc 10.14.
7. O PROVEITO DO BATISMO É:
- opera a remissão dos pecados: Atos 2.38: “ ... para remissão dos pecados...” Remissão = perdão.
- Atos 22.16: “Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados”.
- Livra da morte (espiritual) e do diabo, e dá a salvação eterna a quantos crêem, assim como dizem as palavras e promessas de Deus: “quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” E João 3.5 diz: “quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
8. OS PADRINHOS
Geralmente as pessoas escolhem os padrinhos que tem posses para poderem comprar bastante presentes. Os padrinhos não são escolhidos só para dar presentes? O que vocês acham?
a) ordem de Deus: Mt 18.16: “... toma ainda contigo uma ou duas pessoas para que, pelo depoimento duas ou três pessoas, toda a palavra se estabeleça.” Os padrinho9s vão testemunhar o batismo da criança;
b) Deve orar pela criança;
c) Para auxiliar a criança, especialmente se os pais vierem a falecer. (padrinhos também são os segundos pais da criança)
d) Incentivá-la e aconselhá-la para participar sempre aos cultos, caso os pais forem negligentes, relapsos.
Vejam como são grandes e importantes os deveres dos padrinhos. Felizes são os pais que escolhem os padrinhos de seus filhos que não olham para a riqueza dos dos padrinhos, mas olham para a fé dos padrinhos, especialmente se crêem em Deus e levem a vida cristã a sério.
9. PESSOAS ADULTAS TAMBÉM DEVEM SER BATIZADAS
Não é errado o batismo de adulto. O próprio Cristo foi batizado com 30 anos. Os adultos precisam primeiro serem instruídos na palavra para depois serem batizadas. Atos 2.14 diz: “então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados.” Confira Atos 8.35-38.
10. CRIANÇAS TAMBÉM DEVEM SER BATIZADAS
Jesus diz: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Mc 10.14.)
Vários textos das Sagradas Escrituras nos relatam de que também crianças receberam o batismo:
- Atos 16.15: “Lígia e sua casa foram batizados”. Sua casa = todos.
Ilustração: Por favor, quantas famílias temos aqui hoje? Levantem o dedo. (pergunta-se) Nas suas famílias, quantos têm crianças pequenas? Na família de Lígia todos foram batizados.
- Atos 16.33 – “O carcereiro de Filipos e todos os seus foram batizados.” Todos os seus = toda a sua família. Ninguém ficou de fora!
Será que nós somos como Tomé que precisamos de provas e mais provas para acreditarmos que também as criancinhas podem e devem ser batizadas?
Acredito que não temos nenhum Tomé aqui hoje.
11. Não esquecer que A FÉ É OBRA DE DEUS EM NÓS E NAS CRIANÇAS
Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre ele em foram de pomba. A terceira pessoa da Santíssima Trindade é simbolizada de uma pomba. ( Lc 3.21,22; At 2.38 ).
Gálatas 3.26,27.
Gálatas 2.20: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.
Tito 3.5-7; 1Pe 3.20,21.
12. PODE UMA PESSOA SER SALVA SEM O BATISMO?
O malfeitor na cruz, no lado direito, que arrependeu-se e reconheceu a inocência e santidade de Deus, provavelmente não tenha sido batizado, mas Jesus o recebeu: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc23.42,43).
Isto não é regra, é exceção. TODOS devem cumprir a ordem de Deus. Especialmente já as crianças devem ser trazidas para Deus. Especialmente quando estiverem demonstrando risco de vida devido alguma doença.
13. QUEM DEVE BATIZAR?
Os sacerdotes que foram chamados para exercer este sacramento. Não qualquer um. Isto é respeito pelo ofício ministerial. Em caso de doença qualquer um pode batizar, diante de uma ou mais testemunhas, em casa ou no hospital. Esta pessoa deve Ter algum conhecimento para realizar este batismo. Deve-se cuidar para que o batismo seja feito segundo a ordem de Deus (em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo). Não deve se efetuar dois batismos: um em casa e outro no hospital. Isto significa brincar com coisas sérias. É desrespeito à Deus. Em nenhum momento a Bíblia registra a criança ser batizada duas vezes.
14. CONCLUSÃO
Que bom que você participaram deste curso de batismo. Agora vocês aprenderam e sabem o que é realmente o batismo. Em resumo é graça = presente de Deus que vem às criancinhas também. Ela recebe Deus. Ela, no batismo não apenas recebe o seu nome, mas, recebe mormente o nome de CRISTÃ. E já a partir do batismo que começa a sua responsabilidade. É ali que Deus faz a sua aliança com ela. E Deus é fiel nesta aliança e espera que todos assim também sempre se encontrem. Deus exorta: “se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna”.
P.S.: Questões práticas combinar com o pastor dia do batismo e outros detalhes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário