1. O que é depressão?
· Depressão é um distúrbio mental que afeta o humor da pessoa o estado de espírito os sentimentos. O principal sintoma é um extremo sentimento de tristeza e desânimo. Os depressivos se sentem vazios, sem ajuda, e sozinhos. Geralmente nem mesmo sabem porque estão assim. O depressivo é triste o tempo todo, mesmo quando não há motivo par isso. Ele entra num abatimento que o incapacita de sair de casa e até para ir a igreja.
· A depressão pode acontecer com qualquer pessoa, desde crianças até idosos.
· Quando não é tratada pode afetar as habilidades funcionais de uma pessoa. E também pode levar a pessoa ao suicídio.
· Depressão não é somente ter períodos de tristeza. Todo mundo, algumas vezes, se sente para baixo e desencorajado.
2. O que causa a depressão?
· Muitos fatores contribuem para a depressão:
· Deficiência ou excesso de substâncias químicas no cérebro: serotonina, norodrenalina e dopamina. A serotonina é uma substância responsável pela transmissão de impulsos nervosos e regula o humor, o sono, a libido, o apetite, a memória, a agressividade.
· Genética e história familiar. - a depressão pode ser mais frequente em certas famílias. Filhos de pais deprimidos têm maior predisposição para desenvolver a doença.
· Fatores biológicos, genéticos, psicológicos e psicossociais.
· Crises conjugais, separação, divórcio.
· Problema no trabalho, na escola, na família, ansiedade, dificuldades no sono. Stress, morte de ente querido.
· Personalidade - pessoas com baixa auto-estima, muito dependentes de outras, pessimismo exagerado sobre o futuro. Dificuldade de lidar com o estresse.
· Doenças súbitas e que também podem ser prolongadas, dores crônicas.
· Uso de medicamentos, drogas ou álcool - devido a efeitos colaterais podem desencadear quadro depressivo.
3. Causas espirituais:
· Depressão não significa que a pessoa tenha problemas espirituais mais do que as outras. Muitos acusam os cristãos deprimidos de não ter fé. Dessa forma fazem com que eles se afundem ainda mais no problema.
· A depressão é uma doença não problema de fé
· Teologia da glória: Ensina que o cristão só tem alegrias nesta vida.
· Muitos cristãos passaram por períodos de depressão. Todos os problemas humanos têm a sua origem no pecado original. Mas depressão não pode ser vista somente como pecado.
· Cristãos que estão com depressão, geralmente se sentem responsáveis por sua depressão. E isso somente ajuda a aumentar o estado depressivo da pessoa. As pessoas somente complicam os seus sintomas quando se sentem culpadas por sua depressão.
· Sentir-se culpado não resolverá a situação da pessoa, é preciso uma análise histórica mais detalhada para averiguar a verdadeira causa da depressão.
4. Sinais da depressão:
· Sentir-se triste, vazio e cansado, quase todo tempo.
· Não gostar mais das coisas que gostava antes.
· Dificuldades para dormir.
· Comer muito ou perder o apetite.
· Sentir-se culpado ou sem valor, sem razão aparente.
· Pensamento de morte ou tentativa de suicídio.
· Chorar freqüentemente ou sem razão aparente.
· Sentir-se irritado.
· Dores e sofrimentos que não terminam.
· Dificuldades para tomar decisões.
· Dificuldades para concentrar-se.
5. Como a depressão pode ser tratada? Quais os profissionais que devem ser procurados?
· O psiquiatra trata de transtornos emocionais com medicamentos.
· O psicólogo não prescreve medicamentos, mas trabalha a parte emocional através de psicoterapia.
6. Tipos de tratamento
· Os sintomas podem ser aliviados rapidamente com tratamentos psicológicos, remédios ou uma combinação dos dois.
· Antidepressivos e psicoterapia são as formas mais comuns de tratamento para depressão:
· Os antidepressivos têm a finalidade de restaurar o humor da pessoa para o seu estado normal. Pessoas que tomam antidepressivos precisam ainda trabalhar na sua auto-estima, habilidades sociais, e outros problemas. Os medicamentos mantêm as emoções estáveis, e com isso a pessoa tem condições emocionais de enfrentar a vida diária. Antidepressivos podem levar de 4 a 8 semanas para ajudar o deprimido a se sentir melhor.
· Algumas pessoas necessitam tomar antidepressivos por um período curto de tempo. Outras pessoas podem necessitar tomar antidepressivos pelo resto de suas vidas.
· Terapia psicológica pode amenizar, mas não cura o problema. Apenas o tratamento psiquiátrico, com uso de medicação apropriada, consegue reverter a situação.
7. Psicoterapia:
· A psicoterapia ajuda mudar o pensamento negativo da pessoa e o seu comportamento. Pode também ajudar a se focalizar nas relações pessoais da pessoa com os outros. A Psicoterapia também pode explorar as razoes que levaram a pessoa a se deprimir.
8. A dimensão espiritual:
· Jesus não escondeu que seus seguidores passariam por aflições enquanto estivessem no mundo (Jo 16.33). Heróis da fé passaram por sofrimentos e ficaram deprimidos. Ex.: Elias (1Rs 19.4). Jó ficou 7 dias sem falar.
· O cristão por mais forte que seja não está isento das aflições que podem levá-lo à depressão. Seu corpo não está livre das disfunções orgânicas que podem resultar neste mal.
· A fé em Cristo garante a vida eterna, mas não isenta a vida terrena do cristão das dores e sofrimentos.
· Um dos ingredientes necessários para se ter uma mente tranqüila é estar relacionado com o criador. Quando o ser humano, pela fé em Jesus Cristo, confessa seus pecados, recebe gratuitamente o perdão, e está em paz com Deus. Esse é o ponto inicial para lidar com a ansiedade. (1 João 4:18).
· Sabendo que Deus nos perdoou, e que o Espírito Santo habita em nós e que vamos passar toda eternidade com ele, temos uma forte base espiritual para vencer depressão e ansiedade. (Isaias 53:4).
9. Como evitar a depressão
· A depressão não pode ser evitada completamente. Todos experimentam desapontamentos, perdas, rejeições e fracassos que levam a períodos de desânimo e infelicidade. Mas as depressões de longa duração são evitáveis. Existem várias maneiras para fazer isto:
1. Confiança em Deus
· Mediante a meditação na palavra de Deus, aprendemos a confiar em Deus e isto nos ajuda a evitar a depressão.
2. Aprenda a tratar com a ira e a culpa
· Algumas pessoas caem em depressão porque suas mentes ficam remoendo injustiças e fracassos passados. Isto pode parecer simplista, mas devemos pedir a Deus para ajudar-nos a esquecer o passado, a perdoar os que pecaram contra nós, e a perdoar a nós mesmos. Fazendo isto, muitas depressões podem ser evitadas.
3. Aprenda a controlar os pensamentos
· Quando vier um pensamento negativo, logo substituir por coisas boas, positivas, justas.
4. Estenda a mão
· Quando estendemos a mão com alegria para ajudar a alguém, todos se sentem melhor e a depressão é reduzida.
5. Fazer exercícios físicos
· São de grande valor para todos que desejam manter-se saudáveis e bem dispostos. Um corpo sadio é menos suscetível às doenças mentais e físicas.
David Karnopp
Aconselhamento bíblico e depressão
- Aconselhamento bíblico está focalizado em ajudar o individuo como um todo, o homem espiritual, mental e físico e tem como base a bíblia como ferramenta principal na ajuda à pessoa em aflição.
- Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e deu ao homem poder e o livre arbítrio. Mas o homem escolheu a desobediência. E com a desobediência, o pecado entrou no mundo e com ele o rompimento do relacionamento entre Deus e o homem.
- Mas Deus em sua infinita misericórdia providenciou um plano de reconciliação através do sacrifício perfeito de Jesus Cristo. E o homem que ainda possui o livre arbítrio pode escolher entre restaurar o relacionamento com Deus ou continuar no mundo.
- Pecado pode ser simplesmente explicado como afastamento de Deus ou quebra relacionamento divino.
- Conselheiro cristão, não estará tratando do aconselhado em relação a sua depressão, somente do lado físico, mas também ajudando o aconselhado a descobrir as causas da sua depressão, e trazendo o aconselhado a uma harmonia com Deus, procurando restaurar o corpo, a alma e o espírito.
- A depressão está crescendo de uma maneira assustadora na sociedade atual; as pessoas que não são cristãs estão à procura de uma solução para os seus problemas. Muitas encontram uma solução temporária. A psicologia secular oferece muitas técnicas de tratamento baseadas somente nos sintomas. Mas só existe uma verdade, se a pessoa não restaurar o seu relacionamento com deus, todas as outras formas de ajuda terão uma solução ilusória para os seus problemas.
- É importante que o conselheiro cristão leve a pessoa a entender que uma mudança é possível. Mesmo que a situação não apresente uma solução plausível, sempre existe uma esperança. “bendito seja o deus e pai de nosso senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. (i pedro 1:3).
- A esperança traz uma nova dimensão de cura na vida do aconselhado, é como uma luz no fim do túnel. Mesmo que a situação não pareça boa, quando se tem esperança existe uma produção de energia para continuar a caminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário