ESTUDO ADVENTISTA – Respostas do Pr. Arnildo Klumb – ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil
O selo cristão – Pelo que pude entender nesta explanação, o que o adventismo coloca como o selo do cristão é a guarda do Sábado. Logo após estarei refutando essa mentira, com os próprios textos colocados pelo estudo que analiso. Entretanto, convém analisar à luz das escrituras o que é o SELO CRISTÃO... As passagens bíblicas que falam sobre o selo do ESPÍRITO SANTO em nosso coração desmentem a idéia de que o selo é a guarda do Sábado.
A que vou explicar se encontra em 2 Co 1.21-22. Veja o texto: “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração”. CRISTO... DEUS... ESPÍRITO. Esta passagem fala da obra da trindade; aponta para os papéis de todas as três pessoas divinas na salvação do crente.
Vamos por parte:
Aquele que nos confirma = A capacidade de perseverar, ou seja, de continuar na vida cristã, não vem de nós mesmos, mas é uma dádiva divina. Deus continua a conferir essa habilidade a todos quantos nasceram de novo (Fp 1.6; 1Pe 1.5). Aqueles que são guardados por Deus dessa maneira continuam a confiar em Cristo por toda a vida (2Co 13.5; Cl 1.23 e Hb 3.14), porquanto Deus os protege por meio da fé que Ele mesmo lhes deu (2Co 1.24).
E nos ungiu = “Ungir” é derramar óleo sobre a cabeça, com freqüência como sinal da chamada e capacitação divinas (ver 1Sm 2.10; 16.13). Paulo relembra-nos que, assim como Deus ungiu a Jesus para o seu serviço e ministério específicos, também nos tem ungido para nossos ministérios, não com óleo, mas com o poder do Espírito Santo (1Jo 2.20,27).
Nos selou = Peço ao irmão me dizer diante da bíblia, onde o selo se refere à guarda do Sábado? Seja sincero com a palavra; não fale o que não está escrito... Que interpretação é essa??? Menosprezar o sacrifício de Cristo é coisa do diabo... Vamos à explicação: Um selo oficial indicava autoridade ou propriedade e garantia a proteção (Et 8.8; Dn 6.17; Mt 27.66; Ap 7.3). Deus nos selou, não com um selo material (guarda do Sábado – lei de cera), mas com o Espírito Santo e o selo foi em nossos corações (Ef 1.13; 4.30),(não em tábuas de pedra). Essa operação interior ocorre uma única vez em cada pessoa, quando ela se converte e se torna cristã...
O penhor = O vocábulo grego (palavra no original) correspondente significa um depósito ou primeira prestação que se faz parte do pagamento total que garante que o preço será pago por inteiro. O Espírito Santo é a garantia da salvação completa (NÃO O SÁBADO) e que terá realização (2Co 5.5; Rm 8.23; Ef 1.14). Já possuímos em nós mesmos a vida celeste, antes mesmo de chegarmos ao céu (1 Co 3.16; Cl 1.27).
O outro texto que fala do SELO DO CRISTÃO, está em Ef 1.13, que reflete a mesma idéia do texto de Coríntios e acrescenta a idéia de que o selo é uma marca feita pelo anel de selar de um rei, o Espírito Santo é uma marca interior (não guarda do Sábado) que distingue o povo de Deus como propriedade sua...
Portanto meu amigo, o que tem a ver o SÁBADO com o SELO DO CRISTÃO????
Respondendo às suas perguntas:
ESTUDO QUE OS ADVENTISTAS FAZEM – OS TEXTOS QUE OS MESMOS USAM...
1) Qual o dia de guarda apresentado na lei divina? Ex 20.8-11
R= O Sábado. Entretanto, como diz Paulo aos Romanos 6.14 “Porque o pecado não mais terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da GRAÇA”.
Vamos entender o dia do SÁBADO...
A palavra hebraica correspondente (shabbat) aparentemente deriva do verbo que significa cessar – sendo o Sábado o dia de descanso, onde todas as atividades cessavam. O propósito do Sábado: DESCANSO FÍSICO quando muito – onde há salvação nisso? Jesus veio para substituir isso, como nosso Criador e Redentor, Ele trouxe descanso para o povo de Deus (Mt 11.28 e Cl 2.16-17).
2) Para quem foi dado o Sábado? Is 56.2
R= Este texto se refere ao passado: como Paulo disse: não estamos mais debaixo da lei... Veja o mesmo texto, Is 56, só que o vs 1. A MINHA SALVAÇÃO ESTÁ PRESTES A VIR... Quem é essa salvação – o Sábado??? Claro que não – se refere a JESUS – Jesus anda não havia sido manifestado...
Mc 2.27 = Não sei por que vocês citam este texto... Jesus aqui está fazendo obras no Sábado e os Fariseus o condenam. Então, qual foi a resposta de Jesus à eles? O homem é mais importante do que o Sábado. Será que na teologia adventista é assim? E o versículo 28, o que diz? “Jesus é o Senhor do Sábado”. Jesus é que SALVA, não o SÁBADO...
3) Dê que serviria o Sábado?
R= Analisando Ez 20.12,20
Aqui o Sábado (também nos vs 13,16,21,24) é destacado como uma lei exclusiva de Israel, uma lei que mais distinguia Israel das nações ao redor (Israel da velha aliança, LEI). Somos o Israel da Nova aliança (GRAÇA), e o que nos distingue os outros povos é o fruto do ESPÍRITO SANTO (Gl 5.22).
Analisando Ap 7.1 e 9.4
Este texto está fora de contexto = onde é que se pode entender aqui alguma coisa sobre Sábado??? O que entendemos é que os fiéis são selados como sinal de proteção e propriedade, conforme Ap 9.4 e 14.1 – O SELO É O NOME DE JESUS E DEUS. É um sinal de libertação (cruz de Cristo), não de escravidão (lei sabática). Ver também Ez 9.4, onde a marca na testa, nesta visão, pode Ter influenciado João, em Ap 7.3 e 14.9. O sinal posto na testa era a última letra do alfabeto hebraico, o TAU. Nos tempos de Ezequiel, o tau era escrito como o “X” em português. Os primeiros intérpretes cristãos viam nessa cruz inclinada uma antecipação da cruz de cristo. Comparar também com as marcas feitas na verga e nas ombreiras das portas na narrativa sobre a Páscoa (Ex 12.21-23), que mostra outra libertação...
4) Quando foi instituído o dia do repouso? Gn 2.1-3
R= Na criação humana antes da queda... Após a queda o homem se corrompeu e o descanso eterno a ele apresentado é Jesus, conforme Mt 11.28 “Vinde a mim... eu vos aliviarei”...
5) Como demonstrou Deus a santidade do Sábado? Ex 16.4,5,14-30
R= O Capítulo 16 de Êxodo mostra que ISRAEL chegou em tempo de observa o Sábado, em uma teofania que ocorreu em resposta às queixas do povo (16.9-13). Este capítulo vai se concluindo com um descanso no Sábado seguinte (16.27-30). A observância do Sábado por Israel antes da revelação do Sinai, foi destacada, como também o teste contínuo de Israel por parte de Deus (v 4; 15.25 e 17.2).
Quem é o nosso descanso hoje? SÁBADO ou JESUS... e o nosso maná, o que vem a ser? “Declarou-lhes pois Jesus: eu sou ou pão da vida; quem vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede...
Vou fazer uma pergunta e vou respondê-la! O QUE DEUS EXIGE HOJE DE NÓS?
Olhe em Hb 10.28-29 “Sem depoimento morre pelo testemunho de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés (isso acontecia na época). De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o FILHO DE DEUS, e profanou O SANGUE DA ALIANÇA com o qual foi santificado (na graça não se é santificado pela guarda da lei – Sábado, mas pelo sangue da aliança – JESUS) e ultrajou o ESPÍRITO da GRAÇA?” Quando se fala que o selo do CRISTÃO é a guarda do Sábado, está se profanando e ultrajando a DEUS... Leia Hebreus e você verá como a ERA DA GRAÇA é superior a ERA DA LEI...
Ser cristão e viver a graça não quer dizer que vivemos sem lei; quer dizer que vivemos, não por ela ou para ela, mas com ela. Ela é nossa diretriz, pois não se pode ser salvo pela lei – através dela nos somos condenados (pois nenhum homem consegue guardá-la Rm 3.9-18) Somos salvos pela graça Ef 2.8. Entretanto, não podemos cruzar os braços – com coração agradecido por tão grande aceitação de Deus (Ele nos aceitou – parábola do fílho pródigo) devemos fazer o que Jesus disse: “Porque se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no Reino dos céus”. Mt 5.20
6) Qual o dia guardado por Jesus e por Maria?
R= Lc 4.16: Qualquer leigo sabe que a sinagoga só abria para reuniões no Sábado. Isso não quer dizer que Jesus guardou o Sábado, só por que foi na sinagoga... Veja quantas vezes Jesus quebrou o Sábado (diante da lei)...
- Jesus curou no Sábado (Lc 14.5)
- Jesus se diz Senhor do Sábado (Mc 2.28)
- Os fariseus interpelam Jesus a respeito da quebra do Sábado e Jesus cita a quebra do Sábado por Davi no Antigo testamento (Mt 12.2s)
Lc 23, 54-56: Ainda o Espírito não lhes fora dado, por isso andavam conforme a lei, não à graça...
7) Após a ressurreição, em que dia encontramos Paulo se reunindo? At 16.13 e 17.2
R= Como já disse, os Judeus se reuniam no Sábado, e Paulo também se reunia com eles. Vemos Paulo também se reunindo no Domingo 1 Co 16.2. Em Ap. 1.10, João também diz a respeito do dia do Senhor = conhecido já na época por ser o Domingo, dia em que Jesus ressuscitou (Mc 24.1): primeiro dia da semana, alta madrugada. O dia para o Judeu começa no pôr do sol.
8) Quem estabeleceu o Sábado como dia de guarda? Jo 1.1-3,14 e Cl 1.15-16
R= Jesus, o mesmo que o quebrou mais tarde, ensinando assim que o homem é mais importante do que o Sábado – e pediu para que seguíssemos seu exemplo...
No final desse estudo, não pude entender onde vocês, que o elaboraram, quiseram chegar... O SÁBADO COMO SELO CRISTÃO? O assunto era esse, mas em nenhum momento vocês foram satisfatórios em seus argumentos... Parem de torcer a bíblia para que ela diga o que vocês querem... Onde diz que é o Sábado que salva? Me mostrem uma única referência de que é o Sábado o SELO CRISTÃO...
O erro não está no dia em que se descansa: está em como se encara esse dia. Eu guardo o Domingo, mas não o idolatro... Vocês guardam o Sábado e fazem dele o caminho para o céu, passando por cima da Trindade e da obra de Jesus na cruz do calvário.
Fico com as palavras do Apóstolo Paulo: “Ninguém pois vos julgue por causa de comida e bebida, ou lua nova, OU SÁBADOS, porque tudo isso tem sido SOMBRA das coisas que haviam de vir; porém o CORPO É DE CRISTO”. Cl 2.16,17
Pr. Arnildo Klumb
ESTUDO ADVENTISTA SOBRE O SINAL DO ANTICRISTO e resposta
Mais uma vez aqui, antes de iniciar este estudo e responder as perguntas, devemos clarear certas coisas – fica muito evidente que a marca do anticristo (sinal) é a guarda do primeiro dia da semana (Domingo) para os adventistas... A marca do anticristo discutida na bíblia e mencionada no apocalipse – muito me surpreende o fato de que vocês citam o estudo e o chamam de sinal do anticristo, mas não partem de seu principal texto; o que vocês querem? Como podem torcer tanto assim o significado da bíblia? – como estava dizendo, o sinal é o 666 (Ap 13.18). A marca da besta é uma falsificação do selo do nome de Deus nos santos (7.2-8; 14.1 e Ez 9). A besta (anticristo aqui) se apropria dos marcados e faz deles escravos (o pecado é que nos faz escravos pela lei – Sábado = a graça nos torna selados com Deus). Como pode-se dizer que esta marca é o Domingo? Aonde vocês tiraram isso? O número 666 representa a não crença na graça. Já em 2 Jo vs. 7 a 9 se explica isso. Jesus é a Graça, não a lei. Todo aquele que não tem essa doutrina, é anticristo... Meu amigo, se o Domingo é a marca do anticristo, onde fica Jesus nisso, pois sua vitória, que se deu na ressurreição, aconteceu no Domingo...
Respondendo suas perguntas
1) Que astro o povo adorou no passado? II Re 23.4-5; Ez 8.16
R= A pergunta deveria ser feita da seguinte forma – Que astros o povo adorou? NÃO SOMENTE O SOL, mas também a LUA e DEMAIS PLANETAS... Porque então vocês fazem a argumentação somente sobre o significado do sol? Quero saber quanto a lua, os demais planetas – a BAAL – também a todo o exército do céu, eles não tem nenhum significado? O que o SOL tem a ver com primeiro dia da semana?
Conforme a nota 01, 02 e 03 de vocês, a alegação sobre a língua alemã e inglesa – o que tem isso a ver??? Que salada que vocês fazem... Veja o significado original da palavra sol no hebraico (shemesh): é um período do dia no qual se tem a luz, não as trevas. Porque vocês não partiram daí. A bíblia foi escrita originalmente em hebraico, aramaico e grego, não em alemão ou inglês. Muito tempo depois ela foi traduzida para essas línguas, como também para o português e outras milhares.
Mas, gostaria de mostrar o significado do sol na bíblia (não como algo a ser adorado, mas como simbologia).
No livro dos salmos, o sol é por três vezes mencionado como emblema da constância (Sl 72.5,17; 89.36), enquanto que é dito que o próprio Deus é como um sol (Sl 84.11), o que deixa entendido que Ele é a fonte de luz e da alegria espirituais. O próprio rosto de Jesus, no dia da transfiguração é comparado com o resplendor do sol (Mt 17.2), e o Senhor apareceu a João, na ilha de Patmos, como o sol na sua força (Ap 1.16). Malaquias prediz que no dia do Senhor o sol da justiça elevar-se-á com a salvação em seus raios, para aqueles que temem a Deus (uma alusão clara sobre Jesus – Ml 4.12).
O texto de Ezequiel 8.1-18, o profeta vê quatro tipos diferentes de idolatria florescendo na cidade: a adoração da imagem dos ciúmes (vs 5-6); a adoração dos animais (vs. 7-13); o culto a Tamuz (vs. 14-15) e a adoração ao sol (vs. 16). Todos os segmentos da cidade estavam envolvidos = os anciãos, as mulheres e os sacerdotes. Vocês gostam de citar um texto, sem levar em conta o contexto... Isso é próprio de uma seita que não tem muitos argumentos. No vs. 16, citado por vocês, não se trata de uma profecia em relação ao futuro, mas uma coisa que estava acontecendo naquele momento com Israel. Neste versículo, provavelmente estes homens eram os sacerdotes, visto que o acesso à área entre o altar e o pórtico do templo normalmente ficava restrito aos sacerdotes. O templo dava a frente para o oriente. Ao invés de se por de frente para o templo, para lamentar e chorar por seus pecados e para interceder pela nação, como deveriam fazer, esses homens literalmente voltavam as costas para a Casa de Deus e adoravam o sol nascente. Cultos aos astros eram comuns no antigo Oriente.
2) Em resultado, o que aconteceu com o dia do Senhor? Ez 20.13,16,24
R= Já falei sobre este texto no estudo passado = convém repetir que o Sábado é destacado como uma lei exclusiva de Israel, uma lei que mais distinguia Israel das nações ao redor (Israel da velha aliança, LEI). Somos o Israel da Nova aliança (GRAÇA), e o que nos distingue os outros povos é o fruto do ESPÍRITO SANTO (Gl 5.22).
3) Que ocorreria antes de Jesus voltar? II Ts 2.3,4; At 20.29,30
R= Leia este texto com atenção e me diga onde é que se refere ao Domingo? O que Paulo fala que o homem da iniquidade fará? Ele atrairá pelo engano os que já estiverem inclinados contra o verdadeiro Deus (v. 10) e cometerá finalmente o sacrilégio de impor-se à humanidade como objeto de adoração (v. 4). Ele fará tudo ao contrário do que Jesus falou (1 Jo 2.18,22; 4,3). Ellen G. White, a grande teóloga do adventismo prega a lei – Jesus deu a graça; também Ellen G. White marcou a volta de Jesus várias vezes e Ele não veio – nem poderia vir, pois não compete ao homem saber desse dia; Ellen G. White também não aceita a obra da trindade – aceita desde a era apostólica (benção de Paulo 2 Co 13.13. Como podem vocês crer mais em Ellen G. White do que na própria palavra de Deus... Isso é sinal de cristianismo verdadeiro??????????
O texto de Atos, quem sabe, não pode ser aplicado para o que eu terminei de falar? Quanto tempo de vida tem a igreja adventista? Quando ela começou? Ela vem desde o tempo de Cristo? CLARO QUE NÃO!!!!!!!
4)Que tentariam fazer em relação à lei? Dn 7.25 e 8.17
R= Como disse, estamos debaixo da graça – então a lei não serve mais? Claro que serve, mas ela não tem poder nenhum para salvar... É JESUS QUE SALVA – o que vocês estão fazendo é colocar a lei na frente de Cristo, como na antiga aliança. Dn 8.17, o tempo do fim, conforme também o v. 19, não é necessariamente escatológico (referente ao fim da história do homem na terra – últimos dias). Ela ocorre em 11.25,35, em contexto que claramente não são escatológicos. Aqui o fim é a libertação do povo de Israel do Exílio babilônico. O último tempo da ira (v. 19), se refere ao período de justiça divina sobre Israel, quando Israel havia sido levado cativo à Babilônia por causa da desobediência, e por ali permaneceu 70 anos...
5) Como ocorreria essa mudança? II Pe 2.1,2
R= Em primeiro lugar, o texto de Pedro é escrito em uma época de perseguição (1 Pe 1.1). Muitas pessoas por isso, poderiam querer facilitar o seguir Jesus. Jesus mesmo disse não ser fácil – quem quiser ganhar a vida vai perdê-la... Então, não podemos entender de forma alguma aqui que as práticas libertinas seriam a guarda do Domingo, mas antes, imoralidade sexual (1 Pe 4.3).
O problema que vejo na interpretação de vocês parte desse pensamento escatológico – do fim dos tempos. Quando Pedro escreveu ele não estava pensando em mim e em você, mas na realidade dele na Igreja da época. Devemos pensar então, como era essa Igreja, como é a nossa hoje e por aí aprender... Não pensar que tudo se refere ao futuro... Nem tudo é profecia futurista na bíblia – aliás, a maioria das coisas é aplicada no dia a dia da época, pois eram coisas que estavam acontecendo.
Quanto a nota 4, Constantino ordenou a guarda do Domingo? De forma alguma, apenas instituiu formalmente o que já vinha acontecendo informalmente. Os cristãos já se reuniam para louvar a Deus no Domingo nos primeiros dias de cristianismo, por ser o dia em que Cristo ressuscitou (At 20.7).
Agora mais essa, vocês me vem com história eclesiástica – que história vocês tem para contar?????? Como podem uma hora falar que a Igreja é do diabo, outra hora, a mesma Igreja como sendo de Deus; pelo menos é o que transparece nestes comentários.
6) A quem devemos obedecer? At 5.29
R= A DEUS. Mas veja o texto. Pedro e os demais estavam sendo perseguidos por que estavam pregando contra a lei da época. Estavam pregando a graça de Jesus, escândalo para os judeus e loucura para os gentios...
7) Como é definida a adoração baseada na tradição? Mt 15.3,6 e 9
R= Neste texto Jesus está se dirigindo à crenças dos fariseus da época, que como vocês, tem inúmeras leis para cumprir, mas não conseguem fazer isso de todo o coração, apenas por aparência (v. 8 e 9). Leiam o texto até o fim, e não como uma ave, que fica beliscando de grão em grão, ou seja, versículo a versículo que somente interessa. Onde está a sinceridade do coração e enfrentar toda a escritura? Veja o restante do texto e a parábola de Jesus = um cego que guia outro cego. A nossa lei é a graça do coração. O prazer de receber a salvação e então amar a Deus. Não posso guardar a lei para ser salvo – não tenho mérito nenhum. Guardo a lei a ando nos caminhos do Senhor porque sou salvo por Ele, como forma de gratidão. Quem entende esse mistério. Aquele a quem o Pai quis revelar. Jesus fala da verdadeira adoração à mulher samaritana, em Jo 4.23 (Em Espírito e em Verdade).
Outra coisa: Como Jesus resume a lei? Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo – onde está o Sábado ou o Domingo? Se fossem tão importantes, será que Jesus não diria? Por causa disso deixaria muitos perecerem no inferno? Será que se o Sábado fosse tão importante Deus não revelaria a João, quando no capítulo 3.16 ele afirma que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que guardar do SÁBADO????, NÃO!!!, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna...
ESPERO QUE ISSO LHE AUXILIE A ENTENDER A GRAÇA DE DEUS, NÃO APENAS A LEI...
Leia Romanos 7.7-25 e 8.1-17 (não é descaso para com o Antigo Testamento, mas a verdadeira interpretação da lei – que é completada com o Novo Testamento)
Que Deus o abençoe
Pr. Arnildo Klumb
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