IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
Paróquia Evangélica Luterana Cristo Rei
Dionísio Cerqueira – SC
Pequeno Resumo Histórico, Doutrinário e Prático
I. História e Atividades da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
A Igreja Luterana tem sua origem no movimento da Reforma iniciado em 1517 com Martinho Lutero, monge alemão que desejava promover uma reforma na Igreja Cristã da época, através de uma volta à Bíblia e de debates teológicos públicos, para se corrigirem os rumos da Igreja. Não foi ouvido em suas propostas, mas ganhou muitos seguidores, que foram chamados de protestantes e mais tarde de luteranos. Neste dia 31 de outubro próximo, comemoramos os 485 anos da Reforma, lembrando especialmente as três grandes doutrinas defendidas por Lutero: Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura.
A Igreja Luterana, com esta mensagem do Evangelho, espalhou-se com a Reforma por toda a Europa e também veio para os Estados Unidos com os imigrantes alemães no século XIX.
No início do século XX, a pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, RS, a Igreja Luterana-Sínodo de Missúri dos Estados Unidos enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders. Este fundou, no dia 1º de junho de 1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, a 40 km de Pelotas, RS.
Em 1904, no dia 24 de junho, foi fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 comunidades com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Hoje a IELB está presente em todo o Brasil e conta com cerca de 722 pastores e aproximadamente 220 mil membros. Tem pastores missionários também na Europa, Américas e África. No trabalho missionário conta com o apoio de Cristo Para Todas as Nações (antiga Hora Luterana - A Voz da Cruz), que produz programas de rádio, material de aconselhamento e cursos bíblicos.
A IELB tem dois seminários para formação de pastores - um em São Paulo, SP e outro em São Leopoldo, RS, além de cursos por extensão. Também ligada à IELB está a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com sede em Canoas, RS, e extensões em vários estados brasileiros.
Para a sua administração, a IELB é liderada por um pastor-presidente, eleito por 4 anos em convenções nacionais da igreja, que coordena uma equipe de trabalho. Além disso, há o Conselho Diretor, com representantes de todos os 58 distritos em que se divide a igreja.
Dentro da IELB existem ainda a Juventude Evangélica Luterana do Brasil, a Liga de Servas Luteranas do Brasil e a Liga de Leigos Luteranos do Brasil, além da Associação Nacional de Universitários Luteranos e a Associação Nacional de Educação Luterana. Aliás, a IELB possui mais de 100 escolas ligadas às suas congregações, além da Concórdia Editora, que produz literatura e material evangelístico para a igreja.
A IELB também atua na área social, com instituições que trabalham especialmente com crianças, doentes, idosos e deficientes auditivos.
II. Doutrina e Prática da IELB.
Toda a doutrina luterana está reunida no Livro de Concórdia, de 1580. Este livro contém os escritos teológicos dos primeiros teólogos luteranos, inclusive Lutero, tirados da Bíblia Sagrada, e que procuram interpretar os ensinamentos bíblicos conforme a própria Bíblia os revela a nós. Eis alguns ensinos da Igreja Luterana:
A. Igreja Cristã: A IELB busca a verdadeira união da Igreja Cristã, que consiste na preservação da unidade que o Espírito criou e opera, mantendo encontros e diálogos teológicos com outras igrejas. Cremos que a verdadeira unidade deve ser baseada na verdade bíblica e não em unidade organizacional, mas mesmo assim cooperamos com outras igrejas em projetos que visam o bem-estar da sociedade e acreditamos que onde a Palavra de Deus está em uso, o Espírito Santo opera a fé.
B. Palavra de Deus: Cremos que a Sagrada Escritura é a Palavra verdadeira e infalível de Deus, onde ele revelou tudo o que queria que os homens soubessem para sua salvação. Por isso, a Escritura é a única fonte e norma de fé, vida e ensinos da Igreja Cristã.
C. Homem e Pecado: Cremos que o homem foi criado à imagem de Deus, isto é, perfeito, santo e justo como Deus. Com a queda em pecado, todos os homens nascem agora mortos espiritualmente e vivem pecando, isto é, desobedecendo a santa vontade de Deus. Enquanto vive no pecado, o homem está condenado à morte eterna de sua alma, pois está separado de Deus.
D. Cristo e o Evangelho: Cremos que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem e foi enviado ao mundo para substituir o homem, cumprindo a lei de Deus e morrendo na cruz para dar salvação a todos que nele crerem. O evangelho é a boa notícia da salvação conquistada por Jesus, que é oferecida de graça a todos os homens e que garante vida eterna ao que crê.
Os luteranos procuram servir a Deus na Igreja através de 5 áreas de atuação: Ensino, Serviço, Testemunho, Comunhão e Adoração. Todas essas áreas têm como objetivo final apenas um: levar o nome de Cristo para todas as pessoas que ainda não o conhecem como Salvador. Este é o objetivo maior da IELB.
Em todo o Brasil a IELB tem um padrão de culto e hinos, que estão no Hinário Luterano. Nosso culto segue sempre uma ordem ou liturgia, que pode ser a liturgia padrão ou liturgias adaptadas a cada região e realidade onde a Igreja está.
III. Conclusão.
Este foi um pequeno resumo da história, doutrina e prática da IELB. Nosso trabalho, tanto em Dionísio Cerqueira como em todo o país e no exterior, tem como principal objetivo tirar as pessoas da ignorância religiosa e da sua condição de perdidos e condenados e levar a elas a salvação gratuita de Jesus Cristo, juntamente com todas as bênçãos que ele promete aos que nele crêem. Muitos buscam salvação e paz em poças de águas sujas e contaminadas pelo diabo e a nossa tarefa é levar a esses a Água da Vida, Jesus Cristo, para que nunca mais tenham sede.
Rev. Leandro Daniel Hübner - 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário