IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
GRUPO DE TEATRO – CEL “PAZ” DE CUIABÁ
T E N T A Ç Ã O
Narrador 1: Dúvidas, angústias, insatisfação com a vida dura. O dinheiro, eterna novela! Nunca é suficiente e a sobrevivência começa a mendigar a própria vida e com a crise, como fica o “crer no Senhor teu Deus de todo o coração”? Ou ainda, “Olhai os lírios do campo, pois nem Salomão com toda a sua riqueza se vestiu como eles”. Com certeza todas essas promessas deram lugar ao desespero dentro do coração. Há um conflito de sentimentos, medo, depressão, insegurança. E como anda a nossa fé? Muito enfraquecida, com certeza. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Não é assim que agimos? Tenha cuidado, querido irmão, pois quando nós invertemos os valores e colocamos Deus à prova damos vida à nossa própria vontade, e daí o que começa a emanar de nossos corações já não é tão agradável.
Narrador 2: Neste mundo estamos em luta. Refiro-me à luta entre o velho e o novo homem. O velho homem é a tentação que esfria a fé em nós. Devemos lutar contra ele. Na explicação do Batismo Lutero diz: É preciso que pratiquemos o batismo sem cessar, a fim de varrer constantemente o que é do velho homem e surgir o que pertence ao novo. Mas o que vem a ser o Velho Homem? É o que nos é inato desde Adão: irado, odiento, invejoso, avarento, preguiçoso, soberbo, sim incrédulo, pleno de todos os vícios e nada de bom tem em si por natureza.
Pessoa: Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: porque o querer o bem está em mim; não, porém, o efetua-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Desventurado homem que sou, quem me livrará do corpo dessa morte?
Narrador 1: Damos lugar a alguém que há muito foi afogada nas águas do batismo. A cada tribulação, quando questionamos a vontade de Deus, damos a ela a oportunidade de ressurgir como sempre, astuta, lançando em nós mais dúvidas e inseguranças, nos afastando aos poucos de Deus. Ela sussurra em nossos ouvidos...
Tentação: Por que o teu Deus tão misericordioso não passa de ti este cálice?
Narrador 2: Nos rodeia e nos tenta como a serpente no Éden.
Tentação: Eis o fruto proibido! Por que só Deus pode saber de todas as coisas? Coma! Coma! Assim tudo saberás e serás o Senhor da tua própria vida. Coma! Coma!
(Fim da música – Tentação se dirige para o público)
Tentação: Mais uma oportunidade! Ah! Já estava cansado de ficar de lado! Boa Noite! Vocês sabem quem eu sou? Não?! É claro que sim! Eu sou simplesmente o vosso desejo! Olhem só! Pobre ser... Você está com algum problema? Passando por dificuldades? Não acredito!!! Onde está o seu Deus? Onde está o vosso Deus? Ele não é tão justo? Senhor de profunda misericórdia? Onde está o Altíssimo? Longe demais para ser alcançado? Eu sei o que te aflige... Dinheiro... contas a pagar... Dinheiro é seu problema? Não é mais! Buscai em primeiro lugar o dinheiro... e todas as outras coisas... compre-as!!!
(Pessoa se levanta em direção à Bíblia e Tentação exclama)
Tentação: Não! Não faça isso! Esqueça esse livro! Não há nada de útil aí!
(Pessoa deixa de lado a Bíblia e Tentação exclama feliz)
Tentação: Que susto! Não faça mais isso! Afinal, você gosta de mim, você é muito fraca para me deter. Só o Cristo foi capaz de resistir ao meu apelo. Mas você, pecador... No fundo você gosta de mim! Sou eu que realizo todos os teus desejos... até os mais íntimos.
(Entra uma amiga – Pessoa começa o diálogo)
Tentação: O que é isso?
Amiga: Oi amiga, que cara é essa? Você está com algum problema?
Tentação: Não! Nem tente ajudá-la, ela é minha! Minha!
Pessoa: Não sei mais o que fazer. A vida está cada vez mais difícil para mim, e crer nessa de que Deus está em tudo a nos guiar parece um sonho!
Tentação: Guiar? Deus nunca foi um bom motorista!
Amiga: Não é bem assim! Lembre-se sempre de que o nosso Senhor Jesus disse: “Estarei sempre convosco até a consumação dos séculos.
Tentação: Não creia nisto! Ele mentiu! Ele te enganou, te abandonou! Não dê ouvidos a ela. Eu estou aqui! Vou cuidar de você!
Pessoa: Já não creio muito nisto!
Tentação: Bravo! Magnífico! É assim que se fala!
Amiga: Onde está a tua Bíblia?
Tentação: Não faça isso! Não pegue, deixe de lado esse livro!
(Pessoa pega a Bíblia)
Pessoa: Aqui está.
Amiga: (faz a leitura do Salmo 23 com fundo musical – Tentação se fecha e tapa os ouvidos) Creia nisso de coração. Tenho certeza que vai te ajudar a superar essa crise, essa briga que está sendo travada dentro de você. Se precisar de ajuda é só me dizer... estarei de braços abertos esperando por você.
(Amiga se retira. A Pessoa com a Bíblia na mão expressa dúvida e reflexão. Fecha a Bíblia. Tentação renasce aos poucos. Pessoa abre novamente a Bíblia e começa a ler. A tentação se aproxima implorando)
Tentação: O seu Deus não é justo! O vosso Deus não é justo! Lembre-se que ele permitiu um mar de desgraças na vida de Jó.
(Pessoa derruba a Bíblia e começa a chorar)
Tentação: Ele matou os primogênitos do Egito, apenas criancinhas. Jogou Daniel na cova dos leões. Deixou crescer inimizade entre Raquel e Lia. Olhe para você! Desamparada, sem dinheiro, com mil dificuldades. Ele não disse que estaria aqui sempre com você? Que Deus é esse que crucifica o próprio filho?
(Jesus entra)
Jesus: Pai Nosso, que estás nos céus, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o Teu Reino. Que a Tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, a poder e a glória, para sempre. Amém!
(Tentação volta ao palco lentamente e observa Jesus)
Tentação: És tu o Filho de Deus? Se és realmente o Cristo transforma em pão estas pedras!
Jesus: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus.
Tentação: (vendo que Jesus não faz o milagre, empurra Jesus e diz) Se tu és o Filho de Deus, lança-te abaixo! Pois está escrito: Aos teus anjos darás ordem a teu respeito para que te guardem!
Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor Teu Deus!
Tentação: Veja o mundo! Todas as riquezas te darei se agora prostrado me adorares!
Jesus: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto.
(A Tentação se retira vencida)
Jesus: (Jesus dá as mãos à pessoa e diz) No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo com minha morte de cruz e minha ressurreição. (Dirigindo-se à platéia) Orai e vigiai! Pois junto ao Pai que me enviou a vós estou vos preparando lugar. Orai! Orai sem cessar porque o inimigo está em redor!
(Música de vitória).
Nenhum comentário:
Postar um comentário