Estudo Bíblico
VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO
Não obstante a pessoa ser salva por Cristo, ela está sujeita às tentações. É após a conversão que as tentações se tornam evidentes. No momento em que a pessoa é cristã, ela está envolvida numa batalha espiritual.
A diferença entre tentação e provação: ( na língua grega a palavra é a mesma )
1. Tentação: a) É de origem satânica e carnal - Mt 4.1; Jo 13.2; Tg 1.14. b) Visa sempre o mal, ou seja, tirar-nos da dependência de Deus - Mt 4.3-6,8-9. c) Não é pecado em si ( caso contrário Jesus, teria pecado) - Hb 4.15. d) Pode ser definido como aquele impulso inicial que a pessoa sente para cometer pecados - Rm 7.18-19. e) Tentação é, pois, procurar alguém para o pecado; persuadir a tomar um caminho errado.
2. Provação: a) É de origem divina - Gn 22.1.b) Visa fortalecer a pessoa e não derrubar - Hb 11.17 c) “Submeter a um teste”. d) A provação vem, através do sofrimento - I Pe 2.20. e) É motivo de alegria - Tg 1.2-4.
Deus permite certas coisas em nossa vida para provar a nossa fidelidade e fortalecer a fé.O diabo tira proveito da mesma circunstância para no derrubar.
POR QUEM SOMOS TENTADOS?
Pelo diabo: a) Quem é ele? Jo 8.44. b) O que ele faz? I.Pe 5.8. c) O objetivo final do diabo é destruir(Jo 10.10) as pessoas.Ele lança dúvidas a respeito da Palavra de Deus. ( É assim que Deus disse? ) Seu propósito é arrancar-nos da fé, da esperança e do amor, e levar-nos a superstições, ao desespero, à negação e blasfêmia de Deus, etc.
Pelo mundo: a) O mundo é contrário aos princípios de Deus. E a humanidade afastada de Deus é dominada pelo diabo. B)I Jo 2.15-17 fala das coisas que o mundo oferece para satisfazer os desejos carnais: prazer, possessões e posição.
Pela carne: a) Carne é o princípio dinâmico pecaminoso que opera em nós. B)Está em oposição ao Espírito de Deus - Gl 5.17. c) As obras da carne: Gl 5.19-21.( Preguiça, glutonaria, sexo, e toda sorte de paixões...)
TENTAÇÃO: INÍCIO QUE LEVA A MORTE - Tg 1.13-15.
Cartaz
As tentações começam na nossa mente. Se perdermos a batalha na mente, o passo seguinte é a imaginação. Da imaginação vem o desejo. Do desejo surge a decisão. Após a decisão a ação. Da ação consumada( palavras, atos, ações ou reações ) vem a morte.
COMO OBTER VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO
1) Levar todo voltado à obediência de Cristo - II Co 10.5
2) Vigiar e orar - Mt 26.41
3) Andar no Espírito - Gl 5.16; Cl 3.16; Fp 4.8-9.
4) Manter comunhão com Deus e os irmãos - Cl 3.16
5) Louvar a Deus constantemente: cânticos, versículos, atitudes, ações, etc...
6) Ler boa literatura cristã;
7) Desenvolver alguma atividade física.
Cartaz
O QUE FAZER QUANDO CEDER À TENTAÇÃO
1. Quando pecamos, nossa comunhão com Deus é interrompida -Is 59.2.
Cartaz ( Comunhão com Deus é interrompida ).
2. Solução: a) Confessar diariamente os nossos pecados e abandoná-los - Pv 28.13. b) Confiar que o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado - IJo 1.9
Cartaz ( Cristo liga novamente nossa comunhão com Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário