O nosso assunto para hoje são os vícios
Quem usa as drogas? Ou quem é viciado?
Não só jovens, nem só rapazes, mas crianças, jovens, e adultos de todas as idades de qualquer sexo. O vício esta presente em todas as faixas etárias, e em todos os níveis sociais.
Os tipos de drogas:
Legais – estimulantes, calmantes, sedativos, bebidas, cigarro e outros.
Ilegais – Cola, Maconha, cocaína, chachici, e outros.
Quem é responsável pelo combate as drogas?
A visão que se tem na nossa sociedade é que o responsável por isso é o governo (polícia), mas na verdade o combate as drogas começa bem antes. O combate as drogas deve começar em casa, passar pelos familiares, vizinhos, amigos e todas as pessoas que se possa ter contato.
O governo faz campanhas contra as drogas, mas ele não tem a possibilidade de entrar na casa de cada um de nós e verificar se há alguém que precisa de ajuda contra as drogas. Por isso essa missão passa para nós, principalmente para nós que somos cristãos, pois nós devemos amar ao próximo como a nós mesmos. Algum de vocês gostaria de ser viciado em drogas, em depender delas para viver? Então da mesma forma nós temos que nos preocupar com o nosso próximo.
Muitas vezes se entra em contato com as drogas por curiosidade, ou por medo ou orgulho. Por exemplo: Se uma pessoa chega para você e diz “e ai vai um pósinho”, se você nega ela vai vir com aquele papo: “pô você é frocho mesmo, nem coragem prá nada, tremeu na base”.
E é ai que morra o perigo, por orgulho, se acaba aceitando as drogas 1 ou 2 ou 3 vezes, e quando se percebe já é tarde demais, já é mais um viciado nas drogas.
Conseqüência de se ser viciado
Nesse ponto entra uma conseqüência dos vícios, na falta de dinheiro para o consumo, se começa a desviar dinheiro de casa, começa a sumir alguns objetos, e mais tarde pode até se tornar um marginal de rua.
As drogas criam problemas de convívio com outras pessoas, pois o drogado não permite que uma pessoa de conselhos para ele, mesmo que ele esteja errado, ele não irá aceitar o conselho desta pessoa. São raros os casos de pessoas que por si só tomam a decisão de largarem as drogas.
Mas por que isso?
Por que eles se encontram em “amizades” com drogas, são grupos (sociais) ou gangues, que se unem e acabam cultivando mais e mais o vício das drogas.
Mas o que fazer quando se descobre que uma pessoa é drogada?
Em primeiro lugar não se deve procurar essa pessoa sozinha. Deve-se fazer uma visita informal em um pequeno grupo de 3 ou 4 pessoas. Deve-se mostrar a essa pessoa que alguém está preocupada com ela. Mas de forma algum se deve cobrar decisões imediatas dessa pessoa.
O problema das drogas deveria ser de todos, mas infelizmente muitos se beneficiam com os vícios e cada vez mais se enriquecem através dos viciados. Não só com a venda, mas com distribuição, trabalhos sujos e coisas do gênero que um viciado faz para conseguir saciar a sua cede do vício.
Quem é o alvo dos vendedores de drogas?
A preocupação atual com a estética, tem aberto um vasto campo para aqueles que exploram o uso de drogas legais ou ilegais.
O que os homens procuram atualmente é criar um homem perfeito, com um físico esplêndido, e para isso a cada dia colocam mais e mais drogas nos mercados. Essas são drogas legais, porém com o consumo controlado. Mas é fácil você ir em uma farmácia e comprar uma caixa de remédios de tarja vermelha ou preta sem se quer possuir uma prescrição médica.
Três exemplos de pessoas que são atacadas com todas as forças pelos viciados:
1 – as pessoas que freqüentam academias de ginastica na busca de um corpo perfeito, facilmente são envolvidos com o consumo de anabolizantes que aceleram o desenvolvimento de um corpo atlético;
2 – outro exemplo são os excluídos. Os traficantes procuram nas escolas as pessoas que são ridicularizadas, que são deixadas de fora do grupo, que ninguém gosta por algum motivo qualquer. Esse é um alvo fácil para as traficantes, pois ele não tem amigos, e o traficante se faz de lobo vestido de carneirinho e acaba por conseguir mais um para a sua safra de viciados.
3 – Pessoas com problemas em casa. Saem com seus amigos acabam se abrindo, falando de seus problemas familiares e são induzidos a buscarem conforto e apoio nas drogas.
Visão dos psicólogos
A maioria das análises que os psicólogos fazem para descobrir o motivo das pessoas usarem drogas é que segundo os drogados a droga da forças para eles. Mas será que é realmente isso que acontece?
Conseqüências finais do vício
Não justamente ao contrário, as drogas põe em perigo a saúde das pessoas, acaba com o seu raciocínio, causa brigas sociais, serve de estimulo para as pessoas cometerem crimes contra patrimônio e contra as pessoas. Ou seja, é uma forte arma para o pecado.
Os viciados dizem que as drogas dão poder, certo? Mas e se pensarmos bem, não foi por causa do poder que o pecado entrou no mundo? Estão percebendo a relação entre vício e pecado? Só existe uma solução para os problemas dessas pessoas, é Cristo, pois só ele tem a cura para todos os pecados.
Missão da juventude
Vejam se nós como congregação, ou como união juvenil conseguirmos mudar o jeito de pensar de um drogado, e conseguirmos fazer ele largar das drogas, poderemos estar abrindo caminho para chegarmos mais longe, para alcançarmos mais viciados.
Exemplo:
O trabalho com pessoas que possuem vícios não é fácil, eu posso dar como exemplo o meu irmão. Em 1990 o meu irmão veio para São Paulo trabalhar de garçom, e aqui ficou até 1994, quando ligou para casa e chorando muito disse para o meu pai e para a minha mãe que ele estava envolvido com drogas. O meu pai disse para ele voltar para casa, que ele sabia onde estava a família dele. Quando ele voltou e parou de usar drogas foi um período muito difícil, principalmente para a minha mãe que não agüentava ver o meu irmão naquele estado. Foi um período difícil, bastante conturbado, com muitas brigas entre eu e o meu irmão, mas depois eu entendi que era mais difícil para ele do que para mim.
Conclusão
Por isso meus amigos não adianta só prevenir, encontrar, conversar e depois abandonar, pois no primeiro deslize e deficiência que a pessoa encontre, ela voltará a se apoiar no seu vício. Tratar com viciados não é fácil, mas todo cristão deve estar preparado para lidar com esse tipo de situação.
É importante conversar sobre esse assunto com todas as pessoas, na família e principalmente entre amigos. Muitas pessoas se sentem só. Mesmo estando entre várias pessoas se sentem só, então é importante que nós levemos a noticia de que Deus está sempre conosco, e ele que nos ajudar e nos auxiliar, basca que deixemos ele habitar em nós.
Perguntas
Vocês entenderam o que eu quis passar com este estudo?
Alguém tem alguma pergunta sobre esse assunto?
Então agora para finalizar eu gostaria que vocês fizessem um resumo sobre o que nós tratamos aqui hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário